Abstract:
RESUMO: O vínculo entre saúde e educação é reconhecido desde a antiguidade grega consolidando-se como uma estratégia importante e necessária para a efetivação de políticas públicas de saúde. Atualmente, a saúde na escola tem sido alvo de significativa atenção de órgãos internacionais, ratificando sua relevância mundialmente. No intuito de estabelecer a intersetorialidade entre os setores saúde e educação e promover a saúde integral no ambiente escolar, foi instituído o Programa Saúde na Escola (PSE) no território brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de implementação das ações de saúde propostas pelo PSE segundo os enfermeiros das equipes de Saúde da Família (ESF) e os gestores das escolas municipais de Teresina. Neste estudo realizamos uma análise de implementação, com abordagem qualitativa e seleção intencional determinada pela saturação dos dados. Conduzimos entrevistas semiestruturadas, entre junho e outubro de 2016, posteriormente submetidas à análise de conteúdo temática. Participaram da pesquisa nove enfermeiros das ESF atuantes no PSE e 11 gestores de escolas municipais da cidade de Teresina, Piauí- Brasil. Os dados analisados apontaram sete categorias temáticas: Ações de saúde; Planejamento das ações de saúde; Desenvolvimento das ações de saúde; Integralidade das ações de saúde; Aspectos facilitadores; Aspectos dificultadores; e Alcance dos objetivos do PSE. Constatamos que as ações de saúde desenvolvidas no PSE em Teresina visam à prevenção de doenças, possuem foco biológico e as ações voltadas para a promoção de saúde são pontuais. Observamos que, para alguns trabalhadores, essas ações tem alcance limitado na promoção da saúde, prevenção e assistência à saúde. Apontamos a ausência de articulação entre os setores, comprometendo a intersetorialidade a integralidade das ações de saúde. A parceria entre os atores envolvidos no programa e a proximidade entre a escola e a unidade básica de saúde (UBS) foram citados como aspectos facilitadores para execução das ações do PSE. Como aspectos dificultadores foram citados falhas na comunicação entre os atores envolvidos no programa, deficiência de recursos humanos e materiais e a ausência de colaboração da família e/ou da escola. O presente estudo revelou alguns desafios a serem enfrentados na implementação do PSE, tais como a superação do modelo biomédico e da setorialidade. Acreditamos que novos estudos, indo além das ações de saúde e inserindo novos atores e abordagens podem favorecer a elaboração de diretrizes para contribuir na consolidação da saúde integral no ambiente escolar. --------------------ABSTRACT
The link between health and education has been recognized since ancient times in Greece, consolidating itself as an important and necessary strategy for the implementation of public health policies. Currently, health at school has received significant attention from international bodies, confirming its relevance worldwide. In order to establish intersectoriality between the health and education sectors and to promote integral health in the school environment, the Health in School Program (HSP) was established in Brazil. The objective of this study was to analyze the process of implementation of the health actions proposed by the PSE according to the nurses of the Family Health teams (FHT) and the managers of the municipal schools of Teresina. In this study we performed an analysis of implementation, with a qualitative approach and intentional selection determined by the data saturation. We conducted semi-structured interviews between June and October 2016, later submitted to the thematic content analysis. Nine nurses from the FHT working in the HSP and 11 managers from municipal schools in the city of Teresina, Piauí, Brazil, participated in the study. The analyzed data pointed to seven thematic categories: Health actions; Health action planning; Development of health actions; Integrality of health actions; Facilitating aspects; Challenging aspects; And Achieving the objectives of the HSP. We found that the health actions developed in the HSP in Teresina aim at disease prevention, have a biological focus and actions aimed at health promotion are punctual. We note that, for some workers, these actions have limited scope in health promotion, prevention, and health care. We point out the lack of articulation among the sectors, compromising the intersectoriality of health actions in their entirety. The partnership between the actors involved in the program and the proximity between the school and basic health unit (BHU) were cited as facilitating aspects for the implementation of the HSP actions. Difficult aspects were the lack of communication between the actors involved in the program, the lack of human and material resources and the lack of collaboration between the family and / or the school. The present study revealed some challenges to be faced in the implementation of the HSP, such as overcoming the biomedical and sectoral model. We believe that new studies, going beyond health actions and inserting new actors and approaches may favor the elaboration of guidelines to contribute to the consolidation of integral health in the school environment.