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A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: experiências da mulher lésbica afrodescendente

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dc.contributor.author FORTES, Ana Carolina Magalhães
dc.date.accessioned 2018-03-07T12:19:30Z
dc.date.available 2018-03-07T12:19:30Z
dc.date.issued 2018-03-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/987
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francis Musa Boakari. Examinador interno: Profa. Dra. Shara Jane Costa Adad. Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Barros Oliveira Júnior. Suplente: Profa. Dra. Ana Valéria M. Fortes Lustosa pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A questão das diferenças, e das desigualdades e discriminações por elas geradas, é complexa, com nuances e características multidimensionadas. Incorporar esta discussão nas tentativas de compreender os atos discriminatórios e os óbices enfrentados por suas vítimas é necessidade na sociedade atual, em que as diversidades estão sendo problematizadas cada vez mais. Nesse sentido, a pesquisa em discussão tratou sobre as experiências educacionais vividas por mulheres lésbicas afrodescendentes. Como apoio para o presente estudo, foram consultados trabalhos de Moura (1988), Boakari (1994, 1999, 2003, 2007, 2008, 2010, 2011), Cunha Júnior (2005), Fanon (2008), Castro e Abramovay (2006), Schumaher (2007), Risério (2007), Gomes (2008), Martins (2013), Junqueira (2013), no que diz respeito à educação e afrodescendência. Os estudos de Butler (2001), Louro (2004, 2010, 2012), Furlani (2011), Brah (2013), Piscitelli (2013) também são fontes para este, no que concerne a questões de gênero, sexualidade e a intersecção entre estigmas. O estudo tinha como objetivo geral investigar as experiências de vida, na escola e fora dela, de lésbicas afrodescendentes que vivem em Teresina-PI. Os objetivos específicos foram caracterizar vivências da fase escolar, verificar a importância de outros agentes, como movimentos sociais, na promoção da educação fora da sala de aula e apontar de que maneira a escola e a educação realizada fora dela interferiram na construção da(s) identidade(s) das entrevistadas. A pesquisadora utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, à luz das contribuições de Caleffe e Moreira (2006). Através desta investigação, foi possível entender facetas diversas e desafiadoras de experiências deste grupo de mulheres lésbicas afrodescendentes, o que possibilitou a problematização das temáticas abordadas. Perspectivas foram lançadas, tais como a importância do debate sobre as diferenças e o respeito à diversidade no desenvolvimento da consciência crítica dos(as) alunos(as), temas silenciados na escola e em casa. A realização deste trabalho destacou a necessidade de que se desenvolvam mais pesquisas envolvendo gênero, sexualidade e raça e os consequentes entrecruzamentos destas categorias nas áreas das educações escolar e social, uma vez que a complexidade destas relações é, a cada dia, mais evidenciada. ABSTRACT: The issue of differences and inequalities and discrimination they engender, is complex, with multimensionated characteristics. Embed this discussion in attempts to understand the discriminatory acts and the obstacles faced by victims is needed in today's society, where differences are increasingly being problematized. In this sense, the research discussion ensued about the educational experiences of African descent experienced by lesbian women. As support for this study were consulted jobs Moura (1988), Boakari (1994, 1999, 2003, 2007, 2008, 2010, 2011), Cunha Júnior (2005, 2008), Fanon (2008), Castro; Abramavoy ( 2006) Schumaher (2007), Risério (2007), Gomes (2008), Martins (2013) Junqueira (2013) with respect to education and afrodescendência. Studies of Butler (2001) Blonde (2004, 2010, 2012), Furlani (2011), Brah (2013), Piscitelli (2013) are also sources for this, with regard to issues of gender, sexuality and the intersection between stigmas. The study was aimed at investigating the experiences of life, in school and outside of lesbians of African descent living in Teresina-PI. The specific objectives were to characterize experiences of school age, to verify the importance of other agents, such as social movements, in promoting education outside the classroom and point out how the school and education held outside interfered in building (s) identity (s) of the interviewees. The researcher used a qualitative approach with semistructured interviews, in light of the contributions of Moreira (2006). Through this research, it was possible to understand various facets and challenging experiences of this group of lesbians of African descent, allowing the questioning of the subjects addressed, in addition to launching some perspectives for future studies in the areas of social and academic educations. This work highlighted the need to develop more research involving sexuality, race, education, and the intersections of these cat egories, since the complexity of these relationships is every day more evident. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Afrodescendência pt_BR
dc.subject Lesbianidade pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject African descent pt_BR
dc.subject Lesbianism pt_BR
dc.title A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: experiências da mulher lésbica afrodescendente pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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