Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: currículo e prática pedagógica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MOURA, Marcoelis Pessoa de Carvalho
dc.date.accessioned 2016-05-04T13:02:05Z
dc.date.available 2016-05-04T13:02:05Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/95
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura. Examinadora Externa: Profa. Dra. Maria Teresa Ribeiro Pessôa(FPCE/UC). Examinador Interno: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. Suplente Externa: Profa. Dra. Samara Mendes Araújo Silva(UFPR). Suplente Interna: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo constitui-se em pesquisa sobre formação continuada de profissionais do ensino médio (professores e coordenadores pedagógicos) e sua articulação com o currículo e a prática pedagógica. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do PPGED e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa a contribuição da formação continuada dos profissionais do ensino médio, face aos desafios da educação integral, integrada, para as práticas curriculares e pedagógicas. Contou com a participação de professores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino do Estado do Piauí. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa Qualitativa do tipo Estudo de Caso (BOGDAN e BIKLEN, 1994; YIN, 2010). A pesquisa fundamenta-se em documentos disponibilizados pelo INEP, MEC e SEDUC-PI escolas pesquisadas e, em estudiosos que debatem a educação na perspectiva da formação integral, entre os quais, Coelho (2009), Giroux (1997), Macedo (2007), Morin (2003, 2009, 2011), Perrenoud (1997), Sacristán (2000), Veiga (2010). Para produção das informações, os procedimentos metodológicos adotados foram: questionário e entrevista. Para a organização das informações e sua análise, utilizou-se como orientação teórica a categorização e Análise de Discurso, pautadas na leitura das obras de Bardin (2011), Oliveira (2007) Orlandi (1988, 2012), Pêcheux (2012). A opção pela abordagem qualitativa justifica-se por possibilitar uma visão sistêmica, dos sujeitos e do objeto. O interesse da pesquisadora deriva do seu ingresso no magistério público, quando se deparou com dificuldades em relação ao currículo do ensino médio, acentuado ao compor a equipe da Gerência de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação. Essas inquietações deram origem à questão norteadora do estudo: Como a formação continuada dos profissionais do ensino médio tem contribuído para a consolidação das práticas curriculares e pedagógicas diante dos desafios da educação integral, integrada? Tendo como objetivo geral analisar a contribuição da formação continuada dos profissionais do ensino médio, em face aos desafios da educação integral, integrada, para o desenvolvimento das práticas curriculares e pedagógicas. Para garantir o estudo das diferentes variáveis que implicam a compreensão de um ambiente educativo, definiu-se como objetivos específicos: identificar a percepção dos professores sobre a formação continuada na escola e a educação integral, integrada; refletir sobre as práticas curriculares e pedagógicas desenvolvidas pelos professores do Ensino Médio em escolas de tempo integral; estabelecer interfaces entre a formação continuada, as práticas pedagógicas e o desempenho da escola. Os resultados apontam para a compreensão de que as iniciativas de formação continuada desenvolvidas no período da implantação e implementação dos CEMTIs, foram executadas de forma fragmentada e, aliada à alta rotatividade de professores contribuíram para descontinuidade de projetos pedagógicos dificultando a integração das atividades nas escolas. Conclui-se que a consolidação da escola de tempo integral, integrada, preconizada pela Constituição Federal, LDB e recentemente regulamentada pelo PNE requer uma política mais efetiva de formação continuada para os professores. ABSTRACT: This study presents a research about the continued formation of High School professionals (teachers and pedagogical supervisors) and its link with the curricula and the pedagogical practices. It is bonded to the Line of Research: Teaching, Formation of Teachers and Pedagogical Practices of the PPGED and the Interdisciplinary Nucleus of Research about Curricular Practices and Formation of the Professionals of Education (NIPPC), of the Federal University of Piauí. It analyzes the contribution of the continued formation of the high school professionals, considering the challenges that the integral and integrate education imposes to the pedagogical and curricular practices. It counted with the participation of teachers and pedagogical supervisors from the teaching system of the State of Piauí. The methodological theoretical reference is set up as Qualitative research, specifically Case Study (BOGDAN and BIKLEN, 1994; YIN, 2010). The research is based on documents provided by INEP, MEC, SEDUC-PI, studied schools and in researchers that debate education in the perspective of integral formation, for instance, Coelho (2009), Giroux (1997), Macedo (2007), Morin (2003, 2009, 2011), Perrenoud (1997), Sacristán (2000), Veiga (2010). To produce information, the methodological procedures adopted were: questionnaire and interview. To organize and analyze information, the theoretical orientation adopted were the categorization and Discuss Analysis, guided by the reading of Bardin’s (2011), Oliveira’s (2007) Orlandi’s (1988, 2012), Pêcheux’s (2012) studies. The adoption of the qualitative approach was made, because it allows a systemic picture of the subjects and object. The interest of the researcher comes from her insertion in public mastership, when she faced difficulties regarded to the high school curriculum, improved when composing the High School Management staff, of the Educational State Secretary. Those concerns leaded to the main question of the study: How the continued formation of the high school professionals has contributed to the consolidation of the pedagogical and curricular practices against the challenges of the integral and integrate education? The main objective is to analyze the contribution of the continued formation of the high school professionals, against the challenges that the integral and integrate education imposes to the development of pedagogical and curricular practices. In order to guarantee the study of the different variables that implies the comprehension of an educative environment, it has been defined as specific objectives: to identify the perception of the teachers about the continued formation at school and the integral and integrate education; to reflect about the pedagogical and curricular practices developed by the High School teachers at full time schools; to establish interfaces among the continued formation, the pedagogical practices and the performance of the school. The results point to the comprehension that the continued formation initiatives, developed on the phase of implantation and implementation of the CEMTIs, were fragmentally executed and allied to a constant changes of teachers, contributed negatively to the continuity of pedagogical projects and the integration of the activities in schools. It is concluded that the consolidation of full-time school, integrated, preconized by the federal constitution, LDB and recently regulated by the PNE requires a more effective policy for continued formation for teachers. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Escola - Tempo integral pt_BR
dc.subject Práticas curriculares pt_BR
dc.subject Professor - Formação continuada pt_BR
dc.subject Professor - Formação pt_BR
dc.subject Integral - Integrate education pt_BR
dc.subject Curricular practices pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Teacher - Training pt_BR
dc.subject Teacher - Continuing education pt_BR
dc.title FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: currículo e prática pedagógica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account