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PERIGO AVIÁRIO NO AEROPORTO INTERNACIONAL PREFEITO DR. JOÃO SILVA FILHO E A PERCEPÇÃO DESTE RISCO PELA COMUNIDADE CHAFARIZ EM PARNAÍBA/PI.

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dc.contributor.author RIBEIRO, Arthur Serejo Neves
dc.date.accessioned 2017-11-03T16:19:59Z
dc.date.available 2017-11-03T16:19:59Z
dc.date.issued 2017-11-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/847
dc.description Orientador: Dr. Anderson Guzzi. Co-orientador: Dr. Júlio Marcelino Monteiro. 1º Membro Externo: Prof. Dr. Guilherme Ramos da Silva (UESPI). 2º Membro Externo: Prof. Dr. Denis Barros de Carvalho (PRODEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Risco aviário é a presença de aves com potencial de causar danos à aeronave durante sua operação. As colisões entre aeronaves e aves aumentaram com o crescimento da indústria da aviação resultando em danos materiais significativos e risco às vidas humanas. O uso de etnociências é fundamental para a melhor compreensão da temporalidade e das influências desses empreendimentos na sociedade, pois o conhecimento popular tem a capacidade de complementar o conhecimento científico. Percepção ambiental é uma ferramenta de pesquisa utilizada em áreas educacionais, sociais e ambientais para ampliar a qualidade de vida. Objetivou-se com este trabalho identificar as espécies de aves com maior risco de colisão com aeronaves no Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho e compreender a percepção da comunidade a respeito da avifauna local e do risco aviário. A área de estudo escolhida compreendeu: o aeroporto da cidade de Parnaíba/PI/Brasil e a comunidade Chafariz, localizada na área de entorno do aeródromo. Procedimentos de aproximação, pouso e decolagem de aeronaves foram observados de forma a analisar quais espécies de aves podem causar algum tipo de risco. As observações ocorreram três vezes por semana de abril de 2015 a fevereiro de 2016. Utilizaram-se binóculos para visualização e câmera digital para registro fotográfico além de um manual de campo para assegurar a correta identificação das aves. A nomenclatura e a classificação das aves seguiram a lista brasileira mais recente. A metodologia de análise do risco aviário se baseou na criação de um ranking das espécies, apontando aquelas que são mais perigosas à aviação, com o escore mais alto. As principais análises estatísticas foram: frequência de ocorrência; análise de correspondência canônica e curva do coletor, A percepção da população sobre as aves e dos riscos foi obtido através de formulário semiestruturado com participantes maiores de 18 anos e tempo de residência igual ou superior a dois anos na região. No aeroporto verificou-se a existência de 29 espécies de aves que realizaram 3199 interações durante 104 voos. A atividade mais frequentemente observada foi o voo próximo à pista. As espécies com maior ocorrência foram Coragyps atratus e Vanellus chilensis enquanto as de maiores escores foram Athene cunicularia e Caracara plancus. As mesmas espécies também figuram na lista brasileira como de maior risco aviário. Os moradores da comunidade Chafariz identificaram 80 espécies de aves, das quais 24 foram relatadas em declínio populacional. Dos 52 entrevistados, 73% desconheciam atividades das aves que os pusessem em risco. A interação entre aves e aviões mais citada foi o voo próximo à pista. Além disso, há pouca visibilidade das medidas de segurança adotadas pela INFRAERO. A comunidade local apresenta elevado conhecimento sobre as aves da região, mas em sua maioria não percebe o risco que a presença dessas aves traz à segurança aeroportuária e, por consequência, aos moradores do entorno do aeroporto. Pode ser verificada a existência de espécies que representam risco à aviação no local, mas há possibilidade de diminuição deste risco através da aplicação de medidas que diminuam a atratividade do aeroporto para as aves.--------------------ABSTRACT: ABSTRACT Avian hazard is the presence of birds with potential to cause damage to the aircraft during its operation. Collisions between aircraft and birds have increased along with the expansion of the aviation industries and so results in significant property damage and risk to human lives. The use of ethnosciences is a key feature to better understanding the temporality and the influences of these undertakings in society, as popular knowledge has the ability to complement the scientific knowledge. Environmental perception is a research tool used in educational, social and environmental areas to increase the quality of life. The objective of this work was to identify the bird species that have more risk of collision with aircrafts at the Prefeito Dr. Joao Silva Filho International Airport and to understand the community’s perception about the local avifauna and the avian hazard. The study area chosen were the airport located in Parnaíba city / PI / Brazil, and the Chafariz community, located in the surrounding area of the aerodrome. Approaching, landing and takeoff of aircrafts were observed so that it was possible to analyze which species of birds can cause some kind of risk. The observations took place three times a week from April 2015 to February 2016. We used binoculars for viewing and digital camera for photographic record as well as a field manual to ensure correct identification. The nomenclature and classification followed the presented by the Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. The avian hazard analysis methodology was based on the creation of a ranking of the species, scoring them from 0 to 7 points, which the most dangerous to aviation would be the ones with the highest score. The main statistical analysis were: frequency of occurrence, accumulation curve, and canonical correspondence analysis. The knowledge of the population about the perception of the birds and the risks was obtained through semi structured forms where the participants were 18 years or older and their residence time in the region counted more than two years. We found 29 species of birds in the airport, they made 3199 interactions during 104 flights. The most frequently activity was the flight near the track. The species with the highest occurrence were Coragyps atratus and Vanellus chilensis while the higher scores and therefore higher risk were Athene cunicularia and Caracara plancus. The same species also belongs to the Brazilian list of main sources of avian hazard. Residents of the Chafariz community identified 80 species of birds, 24 of them were reported as declining in population numbers. 73% of the 52 respondents were unaware of the activities of birds that would put themselves at risk. The interaction between birds and aircraft most cited was also the flight near the track. In addition, there is low awareness of the security measures adopted by INFRAERO. The local community has high knowledge of birds in the region, but mostly do not realize the risk that the presence of these birds bring to airport security and, consequently, to the airport surrounding residents. It was verified the existence of species that represent risks to aviation on the airport, but there is the possibility of mitigation by applying measures that diminishes the attractiveness of the airport to the birds. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Risco aviário pt_BR
dc.subject Aves pt_BR
dc.subject Acidente pt_BR
dc.subject Resgate de conhecimento pt_BR
dc.subject Etnoornitologia pt_BR
dc.subject Avian hazard pt_BR
dc.subject Birds pt_BR
dc.subject Accident pt_BR
dc.subject Knowledge rescue pt_BR
dc.subject Ethnoornithology pt_BR
dc.title PERIGO AVIÁRIO NO AEROPORTO INTERNACIONAL PREFEITO DR. JOÃO SILVA FILHO E A PERCEPÇÃO DESTE RISCO PELA COMUNIDADE CHAFARIZ EM PARNAÍBA/PI. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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