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EDUCAÇÃO DO CAMPO: contributos da prática educativa para construção da identidade camponesa dos educandos/as.

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dc.contributor.author SILVA, Maria Sueleuda Pereira da
dc.date.accessioned 2017-11-03T13:38:40Z
dc.date.available 2017-11-03T13:38:40Z
dc.date.issued 2017-11-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/846
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Josania Lima Portela Carvalhêdo. Membro Externo: Profª. Drª. Lucineide Barros Medeiros (UESPI). Membro Interno: Prof. Dr. Elmo de Souza Lima. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O modelo de Educação oficial pensado para as populações do campo acentuou a histórica desigualdade social e educacional no Brasil, contrastando com os modos de vida, com os saberes do povo e com a dinamicidade do dia-a-dia camponês. É nesse contexto que surge a Educação no e do Campo como estratégia de transformação social, cultural e humana da população camponesa, incorporando instrumentos de mobilização necessários para fazer ecoar as vozes das populações que vislumbram superar a visão negativa de campo e para serem reconhecidas pelas suas especificidades, identidade e dinâmica, pela sua rica diversidade, e pela efetiva capacidade de contribuir para reafirmar o pertencimento com o seu lugar. A partir dessas reflexões estabelecemos a seguinte questão problema: Como as práticas educativas desenvolvidas na Ecoescola Thomas a Kempis contribuem para construção da identidade camponesa dos educandos/as? A pesquisa tem como objetivo, analisar as contribuições da prática educativa desenvolvida no contexto da Educação do Campo para construção da identidade camponesa dos educandos/as. Para a fundamentação das discussões sobre Educação do Campo dialogamos com: Caldart (1997), Fernandes (2002), Molina (2004), Arroyo (2005), entre outros. Sobre Práticas Educativas: Freire (1985), Franco (2012), Paludo (2012), Charlot (2013), entre outros. Acerca da Identidade nos fundamentamos em: Gadotti (1995), Hall (1992), Woordward (2000), Balman (2005), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida na Ecoescola Thomas a Kempis, da zona rural do município de Pedro II, e constitui-se como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso referenciado em Yin (2015). Recorremos à entrevista semiestruturada, a observação e ao questionário como dispositivos para produção dos dados empíricos. Em seguida, foram organizados em eixos categoriais, para posteriormente serem analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1977). O estudo aponta que o processo educativo desenvolvido na Ecoescola demonstra que o fazer pedagógico e metodológico considera a relação dialógica constante entre teoria e prática, favorecendo aos educandos/as refletir criticamente acerca dos elementos que a escola entende ser fundamental para a construção da identidade camponesa.-------------------ABSTRACT The official Education model designed for the rural population has accentuated the historical social and educational inequality in Brazil, contrasting with the ways of life, with the knowledge of the people and with the dynamicity of the peasant day-to-day. It is in this context that Education in and Field as a strategy of social, cultural and human transformation of the peasant population, incorporating mobilization instruments necessary to echo the voices of the populations that vision to overcome the negative vision of the field and to be recognized by their Specificities, identity and dynamics, for its rich diversity, and for the effective capacity to contribute to reaffirm belonging with its place. From these reflections we establish the following problem question: How do the educational practices developed in the Ecoescola Thomas a Kempis contribute to the construction of the peasant identity of the students? The research aims to analyze the contributions of the educational practice developed in the context of the Field Education to build the peasants' identity of the students. For the reasoning of the discussions on Field Education we have dialogues with: Caldart (1997), Fernandes (2002), Molina (2004), Arroyo (2005), among others. About Educational Practices: Freire (1985), Franco (2012), Paludo (2012), Charlot (2013), among others. About Identity we are based on: Gadotti (1995), Hall (1992), Woordward (2000), Balman (2005), among others. The research was developed at the Ecoescola Thomas a Kempis, in the rural area of the municipality of Pedro II, and constitutes a qualitative research of the type study of case referenced in Yin (2015). We used the semistructured interview, the observation and the questionnaire as devices for the production of empirical data. Afterwards, they were organized into categorical axes, later to be analyzed with the support of the technique of content analysis based on Bardin (1977). The study shows that the educational process developed at Ecoescola demonstrates that the pedagogical and methodological approach considers the constant dialogical relationship between theory and practice, favoring the students to reflect critically on the elements that the school understands to be fundamental for the construction of the peasant identity. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Práticas Educativas pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Educational Practices pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO DO CAMPO: contributos da prática educativa para construção da identidade camponesa dos educandos/as. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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