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DE SHOW A FIASCO: dos efeitos de sentido produzidos pelas capas da revista veja acerca das copas do mundo

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dc.contributor.author FERREIRA, Fernanda Castro
dc.date.accessioned 2017-10-04T14:40:58Z
dc.date.available 2017-10-04T14:40:58Z
dc.date.issued 2017-10-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/811
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Marisa Lopes. Examinador interno: Prof. Dr. João Bernardo de Moura. Examinador externo: Profa. Dra. Greciely Cristina da Costa. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O trabalho ora exposto busca compreender a forma pela qual se produzem efeitos de sentido nas capas de Revista Veja sobre as Copas do Mundo. Foram selecionadas as capas da revista referentes aos anos de 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2013 e 2014, a fim de observar o jogo discursivo presente nas mesmas. Os diferentes efeitos de sentido produzidos são marcados por representações imaginárias, condições sócio históricas, interesses políticos, econômicos, vitórias de um time, etc., e a identificação dos interlocutores com o que é dito. O aporte teórico que embasou a pesquisa leva em consideração os estudos de Pêcheux (1975) e Orlandi (2012) acerca da Análise de Discurso. Ao longo das edições da revista, notam-se deslizamentos e movimentos no processo discursivo em relação ao tema, notamos um movimento dos sentidos que caminham de um ufanismo e patriotismo exacerbados à evidência das desigualdades sociais brasileiras. É relevante observar essa mudança nos efeitos de sentido produzidos no e pelo discurso em relação ao tema futebol, pois é sabido que esse é um dos principais fenômenos socioculturais do século XXI, capaz de influenciar diversos segmentos da sociedade. ABSTRACT: The present work seeks to understand the way in which meaning they effects are produced in the covering page of Revista Veja on the World Cups. We have selected the covering pages of the magazines published in 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2013 and 2014, in order to observe the discursive arrangements in them. Imaginary representations, socio -historical conditions, political, economic interests, team victories, etc. mark the different meaning effects produced, and the identification of the interlocutors with what is said. The theoretical contribution that underpinned the research takes into account the studies of Pêcheux (1975) and Orlandi (2012) on Discourse Analysis. Throughout the editions of the magazine, we have noticed some movements in the discursive process in relation to the theme, it is possible to observe that meaning goes from a regular exarcebated patriotism due to the evidence of the Braziliansocial inequalities.It is relevant to point out thus change in meaning effects produced in and by the discourse in relation to the football theme, since it is know that this is one of the main sociocultural phenomena of the 21 st century, capable of influencing various segments of society. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Revista Veja pt_BR
dc.subject Efeitos de sentido pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Discourse pt_BR
dc.subject Veja Magazine pt_BR
dc.subject Meaning effects pt_BR
dc.title DE SHOW A FIASCO: dos efeitos de sentido produzidos pelas capas da revista veja acerca das copas do mundo pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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