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CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960

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dc.contributor.author VIEIRA, Lêda Rodrigues
dc.date.accessioned 2017-09-28T14:42:18Z
dc.date.available 2017-09-28T14:42:18Z
dc.date.issued 2017-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/785
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Carvalho Lopes. Examinador externo: Prof. Dr. Antonio Carlos Ferreira Pinheiro(UFPB). Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento. Suplente: Profa. Dra. Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho apresenta e analisa o processo de constituição da viação férrea no Piauí, tomando como base estudos e projetos de ferrovias que visavam transform ar o Estado em um grande entroncamento ferroviário. Nesse sentido, foi projetada a construção de estradas de ferro ligando a capital Teresina (PI) às cidades de São Luís (MA), Petrolina (PE) e Crateús (CE), além da Central do Piauí que ligaria Teresina a Amarração (Atual Luís Correia). Com isso, perscrutou-se a história do desenvolvimento ferroviário piauiense, sobretudo dos primeiros trilhos implantados na região norte do Estado, atingindo cidades como Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Piripiri, Piracuruca, etc., em que se escolheu Parnaíba para compreender sua relação com a ferrovia. No final do século XIX e início do século XX, essa cidade era considerada empório comercial do Piauí com a presença de casas comerciais e elementos do mundo moderno, dentre os quais as ferrovias e suas edificações. Nesse espaço ferroviário, verificou-se a atuação de diversos profissionais, como engenheiros e operários, que trabalhavam realizando diferentes serviços: planejamento, construção, manutenção, etc. Além disso, rastreou-se as memórias de ferroviários aposentados, principalmente de operários, para compreender suas funções na ferrovia e suas sociabilidades praticadas tanto no espaço urbano de Parnaíba quanto no ambiente de trabalho. Para isso, foram realizadas leituras de estudos acerca das ferrovias como as dos autores Francisco Foot Hardman, Douglas Apratto Tenório, Ecléa Bosi, Vera Dodebei e Michel de Certeau. As fontes foram constituídas por: jornais (O Dia, Diário Oficial e O Piauí, de Teresina; A Semana e A Praça, de Parnaíba), periódicos (Almanaque da Parnaíba, Econômica piauiense, Cartas CEPRO, etc.), mensagens e relatórios governamentais, além de crônicas produzidas por intelectuais parnaibanos, fontes orais e documentações contidas nas pastas de assentamento individual de funcionários da Re de Ferroviária Federal S. A, em São Luís (MA), especialmente de ex-ferroviários que trabalharam na antiga Estrada de Ferro Central do Piauí . O recorte temporal da pesquisa abrange os anos de 1916 a 1960 e se justifica por ter início, em 1916, a inauguração do primeiro ramal ferroviário do Piauí, ligando Portinho a Cacimbão (regiões próxim as a Parnaíba). Desse ano em diante, surgiram novos projetos de implantação d e ferrovias no Estado e, com o advento das rodovias direcionadas mais para a região sul, ocorreu a gradativa desativação do sistema ferroviário e a diminuição da importância comercial de Parnaíba devido as mercadorias passarem a ser escoadas nas cidades de Teresina, Picos e Floriano. ABSTRACT: This work presents and analyzes the process of constitution of the rail roads in Piauí, taking as its base studies and railway projects that aimed at transforming the state into a large railway hub. In this way construction was projected for railways linking the capital Teresina (PI) to the cities of São Luís (MA), Petrolina (PE) and Crateús (CE), beyond the Central do Piauí (main railroad) which would link Teresina to Amarração (the present day Luís Correia). With this, the history of railway development in Piauí was investigated, especially the first tracks laid in the north of the state, reaching cities such as Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Piripiri, Piracuruca, etc., of which Parnaíba was chosen to understand its relation with the railroad. At the end of the nineteenth century and the beginning of twentieth century, this city was considered the commercial hub of Piauí with the presence of commercial buildings and elements of the modern world, among which were railroads and its buildings. In t hat rail context, the performance of several professionals was verified, such as that of engineers and laborers who worked performing different kinds of services: planning, construction, maintenance, etc. Besides this, the memories of retired railroad people, mainly laborers, were traced, to understand their functions in the railroad and their social life as much in the urban space of Parnaíba as in the work place. For this, studies of the railways were read, such as those of the authors Francisco Foot Hard man, Douglas Apratto Tenório, Ecléa Bosi, Vera Dodebei and Michel de Certeau. The sources used were newspapers (O Dia, Diário Oficial e O Piauí, de Teresina; A Semana e A Praça, de Parnaíba) journals (Almanaque da Parnaíba, Econômica piauiense, Cartas CEPRO, etc.), government papers and reports, as well as chronicles of Parnaíban intellectuals, oral sources and documentation in personnel files of individual employees of Rede Ferroviária Federal S. A, in São Luís (MA), especially of ex -railway workers who worked in the old Estrada de Ferro Central do Piauí. The time frame of this research spans the years between 1916 to 1960 and this is justified because , in 1916, the inauguration of the first railroad extension of Piauí commenced, linking Portinho to Cacim bão (regions close to Parnaíba). From this year onwards, new projects establishing railways in the state appeared and, with the advent of roads directed more to the south, a gradual deactivation of the rail system and diminution of the commercial importanc e of Parnaíba occurred, due to goods being increasingly marketed in the cities of Teresina, Picos and Floriano. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ferrovia – Piauí pt_BR
dc.subject Cidade – Piauí pt_BR
dc.subject Transportes – Brasil pt_BR
dc.subject História - Piauí - Ferrovia - Parnaíba pt_BR
dc.subject History - Piauí - Railroad - Parnaíba pt_BR
dc.subject Railroad - Piauí pt_BR
dc.subject City - Piaui pt_BR
dc.title CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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