Repositório Institucional da UFPI

ESTADO E CINEMA: Humberto Mauro e a configuração do debate sobre a brasilidade no Estado Novo (1937-1945).

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MONTEIRO, Gabriela Alves
dc.date.accessioned 2017-09-13T16:48:36Z
dc.date.available 2017-09-13T16:48:36Z
dc.date.issued 2017-09-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/735
dc.description Orientador: Prof. Dr. Manoel Ricardo Arraes Filho. 1º Membro Externo: Prof. Dr. Jaison Castro Silva (IFPI). 2º Membro Externo: Prof. Dr. Charles Monteiro (PUCRS). Membro Interno: Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento (Suplente). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a participação do cineasta mineiro Humberto Mauro (1897-1983) na configuração do debate sobre a brasilidade no período do Estado Novo (1937- 1945). Tomamos como referência para esta análise uma série de palestras radiofônicas proferidas pelo cineasta na rádio do Ministério da Educação e Saúde, semanalmente, entre os anos 1943 e 1944. Operacionando os conceitos de práticas discursivas (FOUCAULT, 2008) e de lugar social (CERTEAU, 2007), investigaremos a narrativa de Humberto Mauro enquanto funcionário do Instituto Nacional de Cinema Educativo – INCE. O INCE foi uma instituição criada durante o regime autoritário do Estado Novo, período em que diversos meios de comunicações foram utilizados pelo governo como veículo propagador de projetos nacionalizantes. Assim, buscaremos analisar a produção discursiva do cineasta, seu lugar social de fala e sua articulação com o contexto ideológico em que estava inserido. Através desta pesquisa, objetiva-se também identificar e compreender diferentes concepções e projetos de identidade da época, contribuindo para um melhor entendimento histórico do período que abrange desde o início do Estado Novo até o final da década de 1940....................ABSTRACT: This work aims to analyze the participation of the filmmaker Humberto Mauro (1897-1983) in the debate on Brazilianness in the New State period (1937-1945). For this, we will analyze a series of radio lectures made by filmmaker in the radio of the Ministry of Education and Health, weekly, between the years 1943 and 1944. Employing the concepts of discursive practices (FOUCAULT, 2008) and social place (CERTEAU, 2007), we will seek to investigate the narrative of the filmmaker as official of the National Institute of Educational Cinema - INCE. The INCE was an institution created during Estado Novo's authoritarian regime (1937-1945), period in which various communications media were used by the government as spreader vehicle of projects nationalizing. We seek to analyze the discursive production of the filmmaker, his social place and its articulation with the ideological horizon that was inserted. Through this research, the objective is also to identify and understand different concepts and identity projects, contributing to a better understanding of the historical period spanning from the beginning of the Estado Novo until the late 1940s. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Humberto Mauro pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Estado Novo pt_BR
dc.subject Identidade Nacional pt_BR
dc.subject New State pt_BR
dc.subject National Identity pt_BR
dc.title ESTADO E CINEMA: Humberto Mauro e a configuração do debate sobre a brasilidade no Estado Novo (1937-1945). pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account