Repositório Institucional da UFPI

OS IMPACTOS DOS PROGRAMAS BOLSA FAMÍLIA E PRONATEC NO ALCANCE DA AUTONOMIA DE MULHERES DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM TERESINA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author TEIXEIRA, Lisiany Dantas Lopes
dc.date.accessioned 2017-07-06T12:54:16Z
dc.date.available 2017-07-06T12:54:16Z
dc.date.issued 2017-07-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/666
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Alves do Bomfim. Examinadora interna: Profa. Dra. Maria Dalva Macedo Ferreira. Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo da temática educação-gênero e suas contribuições na sociedade contemporânea ocupa lugar de destaque cada vez mais abrangente na vida política, histórica e social brasileira e piauiense, exigindo articulação mais profunda com os Direitos Humanos. Esta construção origina-se na história de lutas e avanços do movimento feminista na contemporaneidade, organizado em busca da visibilidade das mulheres e da igualdade de oportunidades entre o “ser feminino” e o “ser masculino”, ao revelar resistências às desigualdades sexuais aprendidas historicamente com a ação do patriarcado. A autonomia feminina vem servindo de ferramenta analítica para rupturas nesse processo de opressão, desrespeito, preconceito, inferioridade e exclusão no exercício do poder em instâncias decisórias, fragmentando o bem estar humano. O território do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Sul III, abrange a unidade do Núcleo de Atenção Intergeracional KM 07, base dessa investigação, localizado no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina, cujas protagonistas são mulheres beneficiárias do Programa Bolsa-Família (PBF) e egressas do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Problema de pesquisa: a inclusão de mulheres do Bairro Santo Antônio nos Programas Bolsa Família e PRONATEC na área de abrangência do CRAS Sul III de Teresina apresenta-se como possibilidades de autonomia? Objeto de estudo: as possibilidades de autonomia de mulheres do Bairro Santo Antônio, a partir de sua inclusão no Programa Bolsa Família e no PRONATEC. Questões motivadoras: Qual o perfil das mulheres participantes desta pesquisa no contexto do bairro Santo Antônio? Quais os motivos que as levaram a procurar inclusão nos Programas: BF e PRONATEC? Da participação de mulheres nestes Programas, que significados resultaram para o alcance da autonomia em suas vidas? Objetivo geral: analisar indícios de autonomia da mulher assistida pelos Programas supracitados. Objetivos específicos: caracterizar o perfil das mulheres entrevistadas; compreender as motivações que as impulsionam a ingressar nos Programas Bolsa Família e PRONATEC; identificar indícios de autonomia das mulheres pesquisadas. Teóricos orientadores: Abreu (2011), Barbier (2004), Bardin (1977), Bomfim e Gonçalves (2011), Bortoni-Ricardo (2008), Bourdieu(2003), Franco (2007), Freire(1996), Hooks (2013), Louro (1997), Meneghel (2005), Moreira (2012), Richardson (1999), Saffioti (1987), Santos (2010; 2013). Metodologia: pesquisa qualitativa autobiográfica, utilizando a entrevista narrativa semi-estruturada e as rodas de conversa. Resultados alcançados com a participação nos Programas pesquisados: a renda das beneficiárias do PBF complementa o ganho de membros de suas respectivas famílias, a fim de garantir condições mínimas de sobrevivência; a admissão nos cursos do PRONATEC significa o alcance da realização de sonhos: “Voltar à escola!” “Aprender novos conhecimentos!” Aprimorar o currículo e melhorar a autoestima! Este conjunto de possibilidades representa uma oportunidade gratuita para a qualificação profissional das interlocutoras, no enfrentamento à luta competitiva de inserção ao mercado de trabalho. ABSTRACT: The study of education-gender thematic and its contributions in contemporary society occupies a prominent place increasingly widespread in political, historical and social life of Piaui and Brazil, requiring deeper connection with the Human Rights. This construction originates in the history of struggles and advances of the feminist movement in the contemporary world, organized in search of visibility for women and equal opportunities between "female being" and "male being" by revealing resistance to gender inequalities historically learned with the action of the patriarchate. The women's autonomy has been serving as an analytical tool for breakages in this process of oppression, disrespect, prejudice, inferiority and exclusion in the exercise of power in decision-making bodies, disrupting human welfare. The territory of the Social Assistance Reference Center - CRAS – South III includes the welfare unit of the Intergenerational Care Center KM 07 , the basis of this investigation, located in the neighborhood of Santo Antônio, south zone of Teresina, whose protagonists are women beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF) and graduates of the National Program of Technical Education and Employment - PRONATEC. Research issues: is the inclusion of women of San Antônio district in Bolsa Família and PRONATEC in the coverage area of the CRAS South III in Teresina presented as a possibility of autonomy? Object of study: the possibility of autonomy of women of Santo Antônio district coming from their inclusion in the Bolsa Família Program and PRONATEC. Motivating questions: What is the profile of women participating in this research in the context of the Santo Antônio neighborhood? What are the reasons that led them to seek inclusion in the Programs: BF and PRONATEC? From the participation of women in these programs, which meanings resulted in achieving autonomy in their lives? Overall objective: to analyze evidence of autonomy of women assisted by the aforementioned Programs. Specific objectives: to set the profile of the women interviewed; understand the motivations that drove them to join the Bolsa Família and PRONATEC Ptograms; to identify evidence of autonomy of the surveyed women. Theoretical guiding: Abreu (2011), Barbier (2004), Bardin (1977), Bomfim and Gonçalves (2011), Bortoni-Ricardo (2008), Bourdieu (2003), Franco (2007), Freire (1996), Hooks (2013), Louro (1997), Meneghel (2005), Moreira (2012) Richardson (1999), Saffioti (1987), Santos (2010; 2013). Methodology: qualitative and autobiographical research, using semi-structured narrative interview and conversation circles. Results achieved from the participation in the surveyed Programs: the income of the PBF beneficiaries complements the gain o f the members of their families in order to ensure minimum conditions of survival; the admission to PRONATEC courses means the achievement of dreams such as: "Going back to school!" "Acquiring new knowledge!" “Improving the curriculum and self-esteem!” This set of possibilities represents a free opportunity for the professional qualification of the interviewees before they face the competitive fight for integration into the labor market. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa Bolsa Família pt_BR
dc.subject PRONATEC pt_BR
dc.subject Programa Bolsa Família - Autonomia - Mulheres pt_BR
dc.subject PRONATEC - Autonomia - Mulheres pt_BR
dc.subject Programa Bolsa Família - Autonomy - Women pt_BR
dc.subject PRONATEC - Autonomy - Women pt_BR
dc.title OS IMPACTOS DOS PROGRAMAS BOLSA FAMÍLIA E PRONATEC NO ALCANCE DA AUTONOMIA DE MULHERES DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM TERESINA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account