Repositório Institucional da UFPI

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BORGES, Ronaldo da Silva
dc.date.accessioned 2017-07-05T13:11:26Z
dc.date.available 2017-07-05T13:11:26Z
dc.date.issued 2017-07-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/658
dc.description Orientador: Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior. Membro Interno: Prof. Dr. Samuel Anderson Alves de Sousa. 1º Membro Externo: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal (UFABC). 2º Membro Externo: Prof. Dr. Reginaldo Silva Santos (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Atualmente, os jovens brasileiros não vêm apreciando a disciplina de Química. Falta de motivação, desinteresse, não atratividade e falta de atitude são indicadores de algo que tem se caracterizado como uma crise no ensino e na aprendizagem das ciências, especialmente a Química. Diante deste cenário, o uso de ferramentas lúdicas de ensino na prática educativa pode ser uma alternativa para despertar, instigar e promover atitude participativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Contexto do trabalho foi desenvolvido três histórias em quadrinhos (HQs), no âmbito do Laboratório de Metodologias de Ensino de Química (LAMEQ), com discentes integrantes do Progama de Educação Tutorial do Curso de Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI (Campus Poeta Torquato Neto), com o uso do oftware Computacional GIMP 2.6 e INKSCAPE 0.48. O processo investigatico da pesquisa foi norteado numa abordagem qualitativa por um estudo de caso. As referidas HQs foram avaliadas como metodologia alternativa de ensino de Química em turmas do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola pública estadual Severiano Sousa, localizada em Teresina-PI. Diante disso, a HQ como ferramenta metodológica e didática mostrou ser uma aliada forte para a prática de ensino-aprendizagem. Além disso, as HQs foram vivenciadas pelo os alunos, como ferramenta lúdica de apoio didático ao ensino para instigar a apreciar e a motivar e, também para o desenvolvimento de habilidades, competências inerentes e fundamentais para aprendizagem significativa da ciência Química, devido elas possuírem recursos (motivacionais e linguísticos) positivos que podem favorecer as práticas do professor e o aprender dos alunos, tornando-as colhedoras, interessadas e próximas dos interesses dos alunos.................ABSTRACT: Currently, young Brazilians are not enjoying the discipline of Chemistry. Lack of motivation, lack of interest, not attractiveness and lack attitude are indicators of something that has been characterized as a crisis in the teaching and learning of sciences, especially Chemistry. In this scenario, the use of playful tools of teaching in educational practice can be an alternative to awaken, instigate and promote participatory attitude of students in the teaching-learning process of the contents discipline chemistry. Contexts of the work was developed three comics (HQs), within the Chemistry Teaching Methods Laboratory of Methodologies of Teaching Chemistry (LAMEQ), with students who are part of the Tutorial Education Program of the Chemistry Course of the State University of Piauí-UESPI (Campus Poet Torquato Net), with the use of Computational oftware GIMP 2.6 and INKSCAPE 0.48. The investigative process of the research was guided in a qualitative approach by a case study. Said comics were evaluated like alternative methodology Chemistry teaching in the first class and second year of high school the state public school Severiano Sousa, located in Teresina- PI. Therefore, comic as methodological and didactic tool it proved to be a strong ally for teaching and learning practice. In addition, the comics were experienced by all students, as playful tool didactic support teaching to instigate appreciate and motivate and, also for the development of skills end competencies inherent and fundamental for skills for meaningful learning of chemistry science, because they have possess resources (motivation and language) positive which can help ace teacher practices and student learning, making them harvesters, interested and close to the interests of students. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História em Quadrinhos pt_BR
dc.subject Ferramenta Metodológica pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Methodological Tool pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Playful pt_BR
dc.title DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account