Repositório Institucional da UFPI

CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLOGIA DE ENSINO PARA O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Jelves Aron Presley da Costa
dc.date.accessioned 2017-06-28T11:21:40Z
dc.date.available 2017-06-28T11:21:40Z
dc.date.issued 2017-06-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/639
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Valmária Rocha da Silva Ferraz. Examinador interno: Prof. Dr. João Benício de Melo Neto. Examinador interno: Profa. Ma. Lya Raquel Oliveira dos Santos. Examinador externo: Prof. Me. Francisco de Assis Parente da Silva do Amaral Ferreira (IFMA) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A globalização das informações leva a uma demanda social crescente na capacidade dos indivíduos em interpretar e analisar dados estatísticos apresentados em gráficos e tabe-las. Os conteúdos do bloco tratamento da informação permitem ao aluno desenvolver habilidades de elaboração de hipóteses, capacidade de sintetizar informações, leitura e interpretação de dados numéricos. Dessa forma, a adoção de técnicas pedagógicas que promovam mudanças na forma de desenvolver o tema em sala de aula ganha importância. Assim, este estudo propõe trabalhar uma abordagem do tratamento da informação no ensino da Matemática, identificar aspectos conceituais da estatística e abordar práticas de ensino-aprendizagem para o tratamento da informação, no âmbito da sala de aula, com o objetivo de avaliar a aplicação de oficinas como ferramenta didática capaz de favorecer a construção do conhecimento. Foi aplicado na turma do 6 o ano da Escola Municipal Ananias Murad e 7 o ano da Escola Municipal Senador Archer, localizadas em Codó-MA, três pré-testes, duas oficinas e três pós-testes sobre os conteúdos do bloco tratamento da informação. Foi feito um relatório do desempenho dos alunos nas oficinas e compararam-se os resultados dos testes através de tabelas e gráficos para determinar se houve evolução no desempenho dos alunos ao longo da metodologia aplicada. Também foi feito o teste de hipótese de Student, para observações pareadas, a fim de determinar com mais precisão se houve evolução no desempenho dos alunos entre os testes. ABSTRACT: The globalization of information leads to a growing social demand on the ability of in-dividuals to interpret and analyze statistical data presented in graphs and tables. The contents of data processing block allow the student to develop scenario building skills, ability to synthesize information, reading and interpretation of numerical data. Thus, the adoption of pedagogical techniques that promote changes in the way of developing the topic in the classroom becomes important. This study proposes an information processing approach in teaching mathematics, identify conceptual aspects of statistics and to address teaching and learning practices for handling information within the classroom, in order to assess the implementation of workshops as a teaching tool able to promote the cons-truction of knowledge. Was applied to the class of the 6th year of the Municipal School Ananias Murad and 7th year of the School Senator Archer, located in Codo-MA, three pre-tests, two workshops and three post-tests on the contents of the treatment block infor-mation. It was made a report of the performance of students in workshops and compared the test results through charts and graphs to determine whether there was an increase in student performance throughout the methodology applied. It was also made the Student hypothesis test for paired observations in order to more accurately determine if there was an increase in student performance between tests. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estatística - Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Tratamento da informação - Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Math education pt_BR
dc.title CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLOGIA DE ENSINO PARA O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account