Repositório Institucional da UFPI

VOZES AFRODESCENDENTES: o que alguns(mas) estudantes da universidade federal do piauí contam sobre a assistência estudantil?

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LEAL, Elisiene Borges
dc.date.accessioned 2017-05-25T16:00:31Z
dc.date.available 2017-05-25T16:00:31Z
dc.date.issued 2017-05-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/579
dc.description Orientador: Pós-Ph.D. Dr. Francis Musa Boakari. Membro Externo: Prof. Dr. José da Cruz Bispo de Miranda (UESPI). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Maria do Carmo Alves do Bonfim. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Shara Jane Holanda Costa Adad (Suplente). 3º Membro Interno: Prof. Dr. Benedito Carlos de Araújo Júnior (Suplente). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa buscou compreender a importância das ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a partir da concepção de seis estudantes afrodescendentes, cotistas, contemplados(as) com os benefícios Bolsa de Apoio ao Estudante (BAE) e Residência Universitária (REU). O propósito da pesquisa foi identificar alguns aspectos do perfil dos(as) estudantes envolvidos(as) e conhecer algumas de suas experiências com relação a estes dois benefícios; sondando quais as dificuldades que eles(as) enfrentam ao chegar ao ensino superior, o que esperam da assistência estudantil na UFPI e o que pensam a respeito dos serviços oferecidos pela PRAEC. A motivação para esta temática parte da percepção da nossa história de vida como estudante afrodescendente, da nossa formação acadêmica e das vivências que a prática laboral como profissional atuante na assistência estudantil desta Instituição nos traz. A problemática deste trabalho provocou as seguintes indagações: como a assistência estudantil da UFPI faz inclusão? Como os benefícios desta Pró-Reitoria contribuem para a permanência do(a) estudante? Como melhorar essa prática de trabalho? Como essas práticas são vistas pelos(as) usuários(as) destes benefícios? Para que chegássemos a algumas respostas, recorremos a uma abordagem metodológica qualitativa-quantitativa que nos aproximasse dos(as) participantes e que, ao mesmo tempo, nos fizesse refletir sobre esta mesma temática de modo amplo. Como instrumentos de acesso aos dados utilizamos a entrevista semiestruturada, as narrativas através do uso de diários, a análise de documentos e a releitura de pesquisas estatísticas. Nosso estudo teve sustentação em autores(as) como: Boakari (2003,2013); Cunha Júnior (2005); Gomes (2012); Olive (2002); Silvério (2003, 2007), Silva (2003); Romanelli (2009) e outros(as). A análise dos dados nos apresentou elementos para refletirmos sobre as implicações de ser estudante universitário(a) afrodescendente e, sobretudo, a respeito das desigualdades sociais e raciais presentes em nossa sociedade brasileira. Os resultados deste trabalho, construído em coletividade, trazem os anseios destes(as) estudantes e apresentam um novo modo de fazer assistência estudantil................ABSTRACT: This research aimed to understand the importance of affirmative actions developed within the Pro-Rectory of Student and Community Affairs (PRAEC) at the Federal University of Piauí (UFPI) from conception of six Afro-descendant students, quota students, awarded with the benefits of Scholarship Student Support (BAE) and University Residence (REU). In the research, we aimed to identify some aspects of the involved students’ profile and get to know some of their experiences regarding these two benefits; investigating what difficulties they face in getting to higher education, what they expect of UFPI’s student assistance and what they think about the services offered by PRAEC. The motivation for this subject heads off from the perception of our life story as an afro-descendant student, our academic formation and from experiences that labor practice brings as an active professional in student assistance in this institution. The issue in this work led us to think, how UFPI’s student assistance accomplishes inclusion? How the benefits of its Pro-Rectory contributes to students staying? How can we improve our work practice? How these benefits users perceive us? In order to reach some answers we resorted to a qualitative-quantitative approach that brought us close to the participants and at the same time made us reflect upon this same theme in a broad manner. Thus, as data access tools, we used semi-structured interview, narratives using diaries, document analysis and statistical research rereading. Our study had basis in authors such as Boakari (2003,2013); Cunha Júnior (2005); Gomes (2012); Olive (2002); Silvério (2003, 2007), Silva (2003); Romanelli (2009) and others. Analysis of the data presented us elements to reflect upon the implications of being an afro-descendant university student and especially about social and racial inequalities present in Brazilian society. The results of this work, built collectively, bring the longings of these students and represent a new way of doing student assistance. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Afrodescendência pt_BR
dc.subject Assistência estudantil pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Affirmative action pt_BR
dc.subject Afro-descendancy pt_BR
dc.subject Student assistance pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title VOZES AFRODESCENDENTES: o que alguns(mas) estudantes da universidade federal do piauí contam sobre a assistência estudantil? pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account