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AS MARCAS DE ESTILO PÓS-MODERNO EM THOMAS PYNCHON: uma análise estilométrica

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dc.contributor.author LOPES, Shisleny Machado
dc.date.accessioned 2017-05-17T12:42:22Z
dc.date.available 2017-05-17T12:42:22Z
dc.date.issued 2017-05-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/543
dc.description Orientador: Prof. Dr. Saulo Cunha de Serpa Brandão. Membro Externo: Prof. Dr. Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA). Membro Interno: Prof. Dr. Luizir de Oliveira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa objetivou identificar e analisar possíveis marcas pós-modernas na obra de Thomas Pynchon (The Crying of Lot 49) através do uso do método estilométrico de análise e do uso de ferramentas telemáticas, NEOLO e XFRAGMENT, desenvolvidos especificamente para análise estatística textual. Embasados nos estudos estilísticos de Cressot (1947), Riffaterre (1971); nos estudos pós-modernistas de Jameson (2004), Hutcheon (1991), Cage (1995); e nos estudos linguísticos de Halliday (1985), Leech (1992); e outros, realizamos uma análise quantitativa e comparativa dos traços estilísticos encontrados em The Crying of Lot 49, de Thoma Pynchon, e nos parâmetros escolhidos (Lost in the funhouse, de John Barth, e amostra de textos não ficcionais da época) a saber: riqueza lexical; hapax legomena; neologismos; expressividade do uso e desuso do verbo; e frequência do uso de sinais gráficos de pontuação, respectivamente. Os resultados obtidos revelaram uso robusto de vírgulas para suprir os espaços vazios e silenciosos na estrutura da narrativa, uso representativo do ponto de interrogação como delimitador de sentença que pode provocar no leitor a autorreflexidade. Entre outras características, constatamos a existência de uma marca estilística pós -moderna que se trata da fragmentação textual. Esta que se relaciona proximamente da poética do pós-modernismo de Hutcheon (1991) e poética do silêncio de Cage (1995)..............ABSTRACT: The main aim of this study was to identify and analyze possible postmodern marks on the work of Thomas Pynchon (The Crying of Lot 49) through the use of stylometry methods of analysis and the use of telematic tools (NEOLO and XFRAGMENT) developed specifically for textual statistical analysis. This research was based on the studies of stylistic by Cressot (1947), Riffaterre (1971), and on post-modern studies of Jameson (2004), Hutcheon (1991), Cage (1995), as well as on linguistics studies of Halliday (1985), Leech (1992), and others. We carried out a quantitative and comparative analysis of stylistic features found in The Crying of Lot 49 by Thomas Pynchon, and the selected patterns (Lost in the funhouse, John Barth, and sample non-fiction texts from the same period) as it follows: lexical richness; hapax; neologisms; expressiveness of use and disuse of the verb; and frequency of use marks graphic signs of punctuation, respectively. The data analysis revealed a robust use of commas to fill the empty and silent spaces in the narrative structure, a representative use of the question mark as a sentence limit that can provoke the self-reflexivity on the reader. Among other features, we found the existence of a postmodern stylistic mark, namely the textual fragmentation. This is closely related to Hutcheon`s poetics of postmodernism (1991) and Cage´s poetics of silence (1995). pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estilometria pt_BR
dc.subject Thomas Pynchon pt_BR
dc.subject Pós-modernismo pt_BR
dc.subject Stylometry pt_BR
dc.subject Thomas Pynchon pt_BR
dc.subject Postmodernism pt_BR
dc.title AS MARCAS DE ESTILO PÓS-MODERNO EM THOMAS PYNCHON: uma análise estilométrica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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