Repositório Institucional da UFPI

VIDAS MATÁVEIS: juventudes e narcoeconomia em debate na formação continuada de docentes

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Francisco Waldílio Da Silva
dc.date.accessioned 2017-05-08T12:48:15Z
dc.date.available 2017-05-08T12:48:15Z
dc.date.issued 2017-05-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/510
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Maria do Carmo Alves do Bonfim. 1º Membro Interno: Profª. Drª.Shara Jane Holanda Costa Adad. 2º Membro Interno: Prof. Dr. Luis Carlos Sales. 3º Membro Interno: Profª. Drª. Maria do Rosário de Fátima e Silva. 4º Membro Interno:Prof. Dr. Prof. Dr. Antônio de Pádua de Carvalho Lopes (Suplente). 1º Membro Externo: Profª. Drª. Ercília Maria Braga de Olinda (UFC). 2º Membro Externo: Prof. Dr. José da Cruz Bispo de Miranda (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O fenômeno da drogadição e, mais precisamente, das violências advindas das situações de tráfico de drogas carecem de ser analisados a partir de vários fatores, a exemplo, das injustiças, exclusões, preconceitos e desigualdades sociais. Esta pesquisa de cunho quanti-qualitativo é antes de tudo uma denúncia do quadro de extermínio de juventudes empobrecidas no Brasil que vivem em situação de narcotráfico. Diversos jovens em situação de vulnerabilidades sofrem com uma ―epidemia de indiferença‖ e muitos são seduzidos por uma complexa rede criminosa - a narcoeconomia. Nesta tese abordo o papel de docentes de escolas públicas como agentes de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas. Como promotores dos Direitos Humanos e da cidadania, tais profissionais e outros atores/atrizes sociais são chamados/as a engajarem-se num ideal de transformação social, a partir da defesa de coletivos sócio-raciais, historicamente negligenciados pelas políticas públicas e tornados/as, assim, subcidadãos e subcidadãs. Ensejo, pois, o fortalecimento da tríade escola-família-comunidade, a partir de um plano específico de formação continuada de docentes. Dessa forma, as investigações que por esta iniciativa foram realizadas, cujo tipo insere-se numa perspectiva interventiva, têm como objetivo reflexões que possam, posteriormente, fomentar o desenvolvimento de práticas educativas com mães e pais de crianças, adolescentes, jovens e docentes no intuito de minimizar os fatores de risco e maximizar fatores de proteção no que se refere ao uso de substâncias psicoativas. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados, entrevistas, questionários, oficinas, observação, relatórios, levantamentos estatísticos, entre outros. A metodologia reflexiva é perspectivada em Melucci (2001, 2005). O aporte teórico deste trabalho é composto ainda por Souza (2009) e Liberali (2010), que auxiliaram nas discussões acerca da formação docente. No que se refere ao narcotráfico, o diálogo foi estabelecido, sobretudo com Cruz Neto et al (2013) e Feffermann (2006). Sobre as juventudes, estabeleço diálogos com Melucci (1997), Groppo (2004, 2010, 2015), Cassab (2011), Adad (2011, 2013), Olinda (2013, 2014) e Bomfim (2006, 2014). A categoria ―vidas matáveis‖ é constituída a partir das contribuições de Agamben (2007).....ABSTRACT: The phenomenon of drug addiction and more precisely the violence arising from drug trafficking situations need to be analyzed from various factors such as injustices, exclusions, prejudices, social inequalities, among others. This quantitative-qualitative research is, first and foremost, a denunciation of the framework of extermination of impoverished youths in Brazil who live in drug trafficking situations. A number of vulnerable youth suffer from an "epidemic of indifference" and many are seduced by a complex criminal network, narco-economics. In this thesis I discuss the role of teachers of public schools as agents of prevention of the misuse of psychoactive substances. As promoters of human rights and citizenship, these professionals and other social actors are called to engage in an ideal of social transformation, from the defense of socio-racial collectives historically neglected by public policies and become, Thus, sub-citizens and sub-citizens. I propose, therefore, the strengthening of the school-family-community triad, based on a specific plan for the continuous training of teachers. In this way, the investigations carried out by this initiative, which are part of an interventional perspective, aim to provide reflections that may later promote the development of educational practices with mothers and fathers of children, adolescents, youth and teachers in order to minimize the risk factors and maximize protection factors with regard to drug addiction. They were used as instruments of data production, interviews, questionnaires, workshops, observation, reports, statistical surveys among others. I will highlight some of the authors that make up the theoretical framework of this research: The reflective methodology is envisaged in Melucci (2001, 2005). The theoretical contribution of this work is composed by Souza (2009) and Liberali (2010) who helped in the discussions about teacher education; With regard to drug trafficking, dialogue was established, especially with Cruz Neto et al (2013) and Feffermann (2006); On the youths, I establish dialogues with Melucci (1997), Groppo (2004, 2010, 2015), Cassab (2011), Adad (2011, 2013), Olinda (2013, 2014), Bomfim (2006, 2014); The category "killable lives" is constituted from the contributions of Agamben (2007).....RESUMEN: El fenómeno de la adicción a las drogas y, más precisamente la violencia derivada de situaciones de tráfico de drogas deben ser analizados de diversos factores, tales como, las injusticias, la exclusión, los prejuicios, la desigualdad social, entre otros. Esta investigación cuantitativa y cualitativa es, ante todo, una queja de los jóvenes empobrecidos marco de exterminio en Brasil que viven en situación de tráfico de drogas. Jóvenes en situación de vulnerabilidad Varios sufren con la "epidemia de indiferencia" y muchos están seducir por una red criminal compleja, narcoeconomia. En esta tesis nos acercamos al papel de los maestros de escuelas públicas como agentes para prevenir el mal uso de sustancias psicoactivas. Como promotores de los derechos humanos y la ciudadanía, tales profesionales y otros actores / actrices sociales son llamados / as a participar en un ideal de transformación social, de la defensa del colectivo de carácter racial históricamente olvidados por las políticas públicas y hechos / as, por lo tanto, sub-ciudadanos y subcidadãs. Oportunidad, por lo tanto, el fortalecimiento de la tríada escuela-familia-comunidad, a partir de un plan específico para la educación de los maestros de continuar. Por lo tanto, las investigaciones que con esta iniciativa se llevaron a cabo, cuyo tipo es parte de una perspectiva intervencionista, reflexiones objetivaproporcionar que pueden promover posteriormente el desarrollo de prácticas educativas con las madres y los padres de los niños, adolescentes, jóvenes y maestros con el fin de reducir al mínimo factores de riesgo y maximizar los factores de protección en lo que se refiere a la adicción a las drogas. Fueron utilizados como herramientas de producción de datos, entrevistas, cuestionarios, talleres, observación, informes, estudios estadísticos y otros. A continuación se destacan algunos de los autores que conforman el marco teórico de esta investigación: la metodología reflexiva se ve en Melucci (2001, 2005). La contribución teórica de este trabajo también se compone por Souza (2009) y Liberali (2010), que colaboró en las discusiones sobre la formación del profesorado; Se establece con respecto al diálogo tráfico de drogas, especialmente con la cruz Neto et al (2013) y Feffermann (2006); En la juventud, establecer diálogos con Melucci (1997), Groppo (2004, 2010, 2015), Cassab (2011), Adad (2011, 2013), Olinda (2013, 2014), Bomfim (2006, 2014); Las "vidas Matable" se compone de las aportaciones de Agamben (2007). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Narcoeconomia pt_BR
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Formação continuada de docentes pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Narcoeconomics pt_BR
dc.subject Youth pt_BR
dc.subject Continuing education of teachers pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Jóvenes pt_BR
dc.subject Formación continúa de maestros pt_BR
dc.title VIDAS MATÁVEIS: juventudes e narcoeconomia em debate na formação continuada de docentes pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account