Repositório Institucional da UFPI

ESTATÍSTICA DO IFPI: uma análise das disciplinas e dos docentes que atuam nos cursos técnicos e de graduação

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Kelson Fernandes
dc.date.accessioned 2017-01-10T15:55:05Z
dc.date.available 2017-01-10T15:55:05Z
dc.date.issued 2017-01-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/393
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Valmária Rocha da Silva Ferraz. 1º Membro Interno: Prof. Dr. João Benício de Melo Neto. 2º Membro Interno: Prof. Dr. Fernando Ferraz do Nascimento. Membro Externo: Prof. Msc. Valtércio de Almeida Carvalho (IFPI). pt_BR
dc.description.abstract Resumo: O Instituto Federal do Piauí — responsável por um ensino público, gratuito e orientado para qualificação profissional — é o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa. A Estatística tornou-se um componente essencial para análise de informações nas diversas áreas do conhecimento, dada sua natureza de significado e o uso de dados. Essa ciência tem mostrado um rápido avanço tecnológico impulsionado por calculadoras e softwares cada vez mais modernos, facilitando seu uso e interpretação nos mais variados conjunto de dados. Entretanto, apesar de sua importância, existe no meio científico carência de estudos voltados para caracterização do perfil de cursos e docentes responsáveis pelo ensino dessa ciência no Brasil. Neste contexto, apresentamos um levantamento descritivo sobre a presença da Estatística nos Cursos Técnico Integrado e de Graduação no âmbito do IFPI, com ênfase em sua estrutura curricular, como também dos profissionais encarregados pelo seu ensino, focando na sua maior titulação acadêmica, além de outras variáveis direcionadas para suas atividades de ensino-pesquisa. O levamento deu-se com a consulta dos componentes curriculares dos cursos de cada campus e seguiu com a pesquisa do currículo lattes desses docentes. As demais informações foram obtidas através de um questionário específico com informações sobre faixa etária, formação acadêmica, número de filhos, área de pesquisa, sexo, entre outros. Os resultados a respeito do perfil destes docentes foram detalhados no corpo deste trabalho. Abstract: Federal Institute of Piauí — responsible for a public, free and oriented education qualification — is the object of study of this research. The statistics has become an essential component for analysis of information in different areas of knowledge, given the nature of meaning and use of data. This science has shown rapid technological advances driven by calculators and increasingly modern software, facilitating their use and interpretation in various data set. However, despite its importance, it exists in the scientific lack of studies aimed to characterize the profile of courses and teachers responsible for the teaching of science in Brazil. We present a descriptive survey on the presence of statistics in courses Integrated Technical and graduation within the IFPI, with emphasis on their curriculum, as well as the professionals responsible for their education, focusing on your highest academic degree, as well as other variables directed to their teaching and research activities. The search engine gave the consultation of curriculum components of each campus courses and continued to research the lattes curriculum of these teachers. Other information was obtained through a specific questionnaire with information on age, educational background, number of children, research area, gender, among others. The results regarding the profile of these teachers were detailed in the body of this work. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estatística pt_BR
dc.subject Perfil do corpo docente pt_BR
dc.subject Curso Técnico Integrado e de Graduação pt_BR
dc.subject Statistic pt_BR
dc.subject Profile faculty pt_BR
dc.subject Integrated Technical Course and Graduation pt_BR
dc.title ESTATÍSTICA DO IFPI: uma análise das disciplinas e dos docentes que atuam nos cursos técnicos e de graduação pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account