Repositório Institucional da UFPI

O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narratividade de crianças

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MOURA, Ana Luiza Floriano de
dc.date.accessioned 2016-09-28T16:47:08Z
dc.date.available 2016-09-28T16:47:08Z
dc.date.issued 2016-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/353
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. 1º Membro Externo: Profª. Drª. Georgyanna Andréa Silva Morais (UEMA). 2º Membro Externo: Prof. Dr. Raimundo Nonato Moura Oliveira(Suplente). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Antonia Edna Brito. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Josania Lima Portela Carvalhedo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Educação Infantil, mais precisamente, focaliza o início da trajetória escolar, voltando-se para questões de linguagens, intrínsecas a esse processo. Dentre essas questões, discussões e encaminhamentos sobressaem o processo de apropriação da leitura e da escrita na educação infantil. Apresenta como objeto de estudo a construção da alfabetização na educação infantil. Delineia os seguintes objetivos: analisar as concepções de crianças da educação infantil sobre alfabetização; identificar as funções da leitura e da escrita na alfabetização de crianças na educação infantil; caracterizar situações de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças na educação infantil; descrever o ambiente alfabetizador construído na educação infantil. Tem como interlocutores 8 (oito) crianças que estão cursando o segundo período da educação infantil, de um C.M.E.I (Centro Municipal de Educação Infantil Tia Erinelda Veiga). Apoia-se na vertente metodológica da pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, conforme Brito (2010), Connelly e Clandinin (2004). Apresenta como vertente teórica estudos sobre a educação infantil, alfabetização e infância, em articulação com a narratividade de crianças, dialogando, dentre outros, com os seguintes autores: Oliveira (2011), Vasques (2009), Leite (2008), Moll e Leite (2008), Vasconcellos (2005). Emprega para a produção de dados a observação sistemática, fundamentada nos estudos de Gil (2008) e as rodas de conversa, na perspectiva de Brito (2014), Warschauer (1993) e como orientação para analisar os dados segue a técnica da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2009) e que se delineou em três eixos categoriais, assim nomeados: Caracterização da prática pedagógica na educação infantil; Alfabetização na educação infantil; Apropriação da leitura e da escrita na educação infantil. Os resultados apontam, entre outros, mediante o conteúdo das narrativas das crianças, que o ambiente alfabetizador construído na educação infantil contribui para o desenvolvimento de seus processos de leitura e da escrita. As crianças narradoras demarcaram, em seus depoimentos, sobre a apropriação da leitura e da escrita, letramentos diferenciados, pelos saberes externados por cada criança, como atestam os conteúdos analisados à luz da técnica da análise de conteúdo. O estudo permitiu a identificação de um leque diversificado de situações de leitura e de escrita propiciadas pela prática pedagógica do professor alfabetizador. Concomitantemente, o estudo revela que o ambiente profissional proporciona aos professores auferirem e, também, viabilizarem aprendizagens significativas, nas quais mobilizam saberes, com o objetivo de cumprir a intencionalidade de sua ação pedagógica, no cenário da alfabetização na educação infantil. ABSTRACT: This work is based on the assumptions of Early Childhood Education, more precisely, it focuses on the early school career, turning to language issues, intrinsic to this process. Among these issues, discussions and referrals stand the process of appropriation of reading and writing in early childhood education. It presents as an object of study the building of literacy in early childhood education. It outlines the following objectives: to analyze the conceptions of children in early childhood education on literacy; to identify the reading and writing functions in the literacy of children in early childhood education; to characterize reading and writing situations experienced by children in early childhood education; to describe the literacy environment built in early childhood education. It has as interlocutors eight (8) children who are attending the second period of early childhood education in a C.M.E.I (Municipal Center for Child Education Tia ErineldaVeiga). It relies on methodological aspects of qualitative research with narrative approach according to Brito (2010), Connelly and Clandinin (2004). It Presents as theoretical model studies on early childhood education, literacy and childhood, in conjunction with the narrative of children, dialoguing, among others, with the following authors: Oliveira (2011), Vasques (2009) Leite (2008), Moll e Leite(2008), Vasconcellos (2005) For data production it is used the systematic observation, based on studies by Gil (2008) and the conversation circles in Brito’s perspective (2014), Warschauer (1993) and as a guide to analyze the data follows the content analysis technique, based on Bardin (2009) and it is outlined in three categorical axes, so appointed: characterization of teaching practice in early childhood education; Literacy in early childhood education; Appropriation of reading and writing in early childhood education. The results show, among others, by the content of the narratives of children that, the literacy environment built in early childhood education contributes to the development of their processes of reading and writing. The children narrators demarcated in their statements about the reading and writing appropriation, different literacies, by the knowledge externalized by each child, as evidenced by the contents of the data analyzed in the light of the content analysis technique. The study allowed the identification of a wide range of reading and writing situations afforded by the pedagogical practice of the literacy teacher. Concurrently, the study reveals that the professional environment provides teachers derive and, also, enable meaningful learning, in which mobilize knowledge, in order to fulfill the intention of their pedagogical action, in the literacy scenario in early childhood education. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ambiente alfabetizador pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Early Childhood Education pt_BR
dc.subject Literacy Environment pt_BR
dc.subject Reading and Writing pt_BR
dc.title O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narratividade de crianças pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account