Repositório Institucional da UFPI

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA POR MEIO DE UM JOGO EM RPG MAKER

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MELO, William de Souza
dc.date.accessioned 2023-08-14T18:43:21Z
dc.date.available 2023-08-14T18:43:21Z
dc.date.issued 2023-08-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3432
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Cláudia Adriana de Sousa Melo Examinador: Prof. Dr. Augusto Silva Nobre Examinador: Prof. Dr. Francisco Wellington de Souza Lima Examinador: Marcos Antônio Tavares Lira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A Astronomia é uma ciência que desperta a curiosidade da população, sua inserção como conteúdo da educação formal não era bem definida, apresentava-se como um conhecimento passado para os alunos apenas como uma curiosidade, ou fragmentada em várias disciplinas do ensino fundamental e médio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC tornou o ensino de Astronomia obrigatório no ensino fundamental, como uma unidade temática da disciplina de Ciências. Aprender Astronomia é muito importante para o desenvolvimento do aluno, pois estimula o questionamento do ambiente em que ele vive. Então o presente trabalho partiu da seguinte problemática de pesquisa: O Ensino de Astronomia na perspectiva da integração das diferentes tecnologias disponíveis na internet, mediado por um jogo de Role-playing Game (RPG) na plataforma RPG MAKER, se apresenta como uma forma capaz de ajudar tanto o professor quanto o aluno no processo de ensino e aprendizagem em Astronomia? Partindo deste pressuposto delineamos como objetivo geral do trabalho produzir um jogo através da ferramenta RPG MAKER, como ferramenta mediadora do Ensino de Astronomia para os alunos do Ensino Médio. Pela situação vivenciada no ano de 2020, com o isolamento social devido à pandemia da COVID-19, as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com grupos de WhatsApp e reuniões virtuais com os alunos participantes, mas não houve prejuízo no desenvolvimento e análise da proposta. No intuito de analisar o ensino e trazer uma ótima ferramenta educativa utilizou-se da pesquisa aplicada, que possui a finalidade de entender e gerar soluções aos problemas humanos, e através de reuniões virtuais e questionários prévios desenvolvemos uma proposta inovadora baseada nos princípios da Aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (2003). No que concerne ao percurso metodológico optou-se pelo método misto, caracterizado pela abordagem quali-quantitativa, esta combinação de abordagens permitiu uma avaliação mais consistente sobre os diferentes aspectos, prévios e pós aplicação da proposta, analisados das turmas de 1º e 2° série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática, Administração e Meio Ambiente do IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí do Campus de Pedro II, público onde o produto foi aplicado. Como resultado foi verificado que o ensino de astronomia mediado por um jogo de RPG, promoveu um ensino motivador, com elevado grau de satisfação e participação dos alunos, trazendo assim uma nova proposta de ensino com o uso de novas tecnologias, promovendo elementos de Aprendizagem Significativa. ABSTRACT Although astronomy is a science that arouses the population’s curiosity and motivation, its teaching still does not have well-defined characteristics. It usually presents itself as knowledge passed on to the students in a nonspecific way or fragmented into many different subjects for elementary and high school. Learning astronomy is highly important for the student’s development, and therefore this work emerged from the following research problem: Does astronomy teaching under the perspective of integrating various technologies on the internet and mediated by a game in role-playing-game (RPG) in the platform RPG MAKER present itself as a helpful way for teachers and students in the teaching and learning process of the subject? Based upon this research question, the main purpose of this work was to create a game through the platform RPG MAKER as a mediating tool for teaching astronomy to high school students. Because of the worldwide scenario in the year of 2020 and the social distancing due to the COVID-19 pandemic, activities were remotely developed in WhatsApp groups and virtual meetings with students and participants, although there were no disadvantages in the course of the studies. Applied research, which aims to understand and generate solutions to human problems, was used to analyze teaching and present an effective educational tool. Through virtual meetings and previous questionnaires, an innovative proposal was developed based on the principles of Meaningful Learning theorized by David Paul Ausubel (2003). Concerning the methodology of this research, a hybrid method with a qualitative and quantitative analysis was chosen. This approach combination allowed a more consistent evaluation of different aspects to be analyzed - previous and post application. Data was collected in the first and second years of secondary education integrated to professional and technological education from the I.T., management, and environmental technical courses at the Federal Institute of Piauí – Pedro II campus. As a result, it was verified that teaching astronomy through a roleplaying game created on the RPG MAKER platform promoted motivating teaching with high levels of participation and satisfaction from the students, with a new proposal of teaching combining new technologies and stimulating Meaningful Learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física – Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Astronomia pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject RPG Maker pt_BR
dc.subject Astronomy teaching pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA POR MEIO DE UM JOGO EM RPG MAKER pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account