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GOVERNO ELETRÔNICO: estudo sobre os ser website da secretaria de finanças do município de Belém/PA

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dc.contributor.author PINTO, Adélia de Moraes
dc.date.accessioned 2023-08-14T12:04:45Z
dc.date.available 2023-08-14T12:04:45Z
dc.date.issued 2023-08-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3429
dc.description Orientador: Prof. Dr. Nelson Nery Costa Examinador: Prof. Dr. Antônio Fonseca dos Santos Neto Examinador externo: Prof. Dr. Rubens da Silva Ferreira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho é uma pesquisa sobre os serviços disponibilizados no website da Secretaria de Finanças do Município de Belém do Pará (SEFIN) pela perspectiva do Governo Eletrônico (e- Gov). Essa ferramenta vem sendo utilizada pela gestão pública para disponibilizar informações e serviços públicos on-line para os cidadãos, com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), conjugando governo e tecnologia. Os dados coletados para esta pesquisa resultaram de observações realizadas no website da SEFIN e das entrevistas dirigidas aos gestores/profissionais e cidadãos, com o propósito de conhecer a realidade desse tipo de serviço na secretaria municipal. Nesse cenário de impacto das TIC na gestão pública, a análise da disponibilidade de serviços de forma on-line se apresenta como objetivo central desta pesquisa, particularmente na forma como são oferecidos aos cidadãos por meio do e- Gov. Especificamente, pretende-se identificar quais serviços são disponibilizados pelo governo eletrônico, com base nos indicadores de e-Atendimento (e-A), Facilidade de Uso (FU) e Confiabilidade (CO), bem como tecer o perfil dos usuários potenciais da SEFIN. Busca-se também levantar as percepções dos gestores dessa secretaria sobre os usuários, sendo que o instrumento de avaliação adotado teve como base a literatura existente sobre e- Gov. No que tange à dimensão metodológica, a pesquisa utiliza abordagem qualitativa e quantitativa, com duas etapas exploratórias: análise do website e entrevistas aos usuários dos serviços e aos gestores/profissionais do órgão municipal. Como resultado, foi possível verificar que a secretaria disponibiliza serviços on-line ao cidadão, no entanto, apesar de os gestores afirmarem que os sistemas de informações e comunicação da secretaria funcionam bem, para os usuários o acesso a todos os recursos disponíveis via website está muito aquém. Houve destaque para o fato de o website da SEFIN apresentar falha na conexão com frequência, assim como a falta de informações sobre o funcionamento dos serviços. Concluiuse ainda que, apesar dos esforços e das limitações da SEFIN na disponibilidade de serviços aos cidadãos via Internet, no bojo do conceito de Governo eletrônico, mesmo que de forma incipiente, ele vem sendo desenvolvido na gestão municipal. Ainda assim, os gestores precisam entender que podem utilizar desse recurso como um instrumento eficiente na prestação de serviços remotos, em favor da gestão pública e dos cidadãos. ABSTRATC: ABSTRACT This paper is a research about the services available in the website of the Finance Department of Belém/Pará city (Secretaria de Finanças – SEFIN) in the perspective of the Electronic Government platform (e-Gov). This tool has been used by the public management in order to provide information and public services to the citizens by using Communication and Information Technologies (TIC), bringing together government and technology. The data collected for this research are a result of observations made in the SEFIN website and from interviews directed to the managers/workers and citizens in order to acknowledge this type of service reality in the city Department. Considering the scenario of the TIC impact in the public management, the main objective of this work is the analysis of the online services availability, particularly in the way they are offered to the citizens by the e-Gov. It is intended to identify which services are provided by the electronic government based on the e-Service (e-A), Ease of Use (FU) and reliability (CO) indicators, as well as describe the SEFIN potential users profile. This department managers perceptions about the users were also evaluated, based on the existing literature about the e-Gov. Methodologically, this research uses the qualitative and quantitative approach on two exploratory steps: website analysis and interviews with the services users and the city department managers/workers. The results show that the city department provides the online services to the citizens, however, despite the managers claims that the communication and information systems of the department work well, for the users, the access to all the provided resources in the website fall short. The highlight is the fact that the SEFIN website shows frequent connection failures, besides the lack of information about the services operation. It is also concluded that regardless the SEFIN efforts and limitations in the services availability to the citizens via internet, even in a rudimentary form, the main concept of the electronic government has been developed in the municipal management. Nevertheless, the managers need to understand that they can use this resource as an efficient tool to remote services provision, on behalf of the public management and the citizens. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão pública pt_BR
dc.subject Governo eletrônico pt_BR
dc.subject Secretaria de Finanças pt_BR
dc.subject Secretaria de finanças – Belém (PA) pt_BR
dc.subject Governo eletrônico - Brasil pt_BR
dc.subject Electronic government - Brazil pt_BR
dc.subject Public management pt_BR
dc.subject Finance department – Belém (PA) pt_BR
dc.title GOVERNO ELETRÔNICO: estudo sobre os ser website da secretaria de finanças do município de Belém/PA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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