Repositório Institucional da UFPI

“BLOG Dr. ELÉTRICA” E SUAS POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Carlos Eduardo Lima de
dc.date.accessioned 2023-07-06T13:20:37Z
dc.date.available 2023-07-06T13:20:37Z
dc.date.issued 2023-07-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3418
dc.description Orientador: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo Examinador interno: Prof. Dr. Claudia Adriana de Sousa Melo Examinador interno: Prof. Dr. Marcos Antonio Tavares Lira Examinador externo: Prof. Dr. Disnah Barroso Rodrigues Examinador externo: Prof. Dr. Gabriel Nunes Lopes Ferreira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Os obstáculos didáticos encontrados pelos professores de Física já eram grandes e, nos dias de hoje, em meio a uma pandemia mundial provocada pela Covid-19, fez com que a educação enfrentasse enormes dificuldades ao longo dos anos 2020 e 2021. Os professores tiveram que se reinventar, sobretudo, por levarem em consideração o novo modelo de aulas adotado: o Ensino Remoto, o que não foi diferente com os professores da rede pública do estado do Piauí. Face a este cenário, o presente trabalho vem apresentar um projeto, o qual culminou em um Produto Educacional, que foi desenvolvido nas turmas de 3º ano (3ª Série) do Ensino Médio dos turnos manhã e tarde em uma Unidade Escolar de Tempo Integral, (CETI) POLIVALENTE, da Rede Estadual, localizada em Amarante, Piauí. Por conta, sobretudo, do distanciamento social, se idealizou a criação de um blog para ensinar conceitos de Física, intitulado “Dr. Elétrica”. O blog foi, primeiramente, idealizado pelo professor da disciplina Física enquanto um recurso mediador para trabalhar os conceitos Associação de Resistores Elétricos, de forma dinâmica e lúdica, em que se fez uso de ilustrações como, por exemplo, posts personalizados contendo resumos de conceitos físicos, tirinhas e paródias. Para tanto, levantou-se como questão norteadora desta dissertação/Produto Educacional, de abordagem qualitativa, sustentada, sobretudo, na Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI): Considerando o lúdico e a tecnologia, quais as possibilidades da criação e desenvolvimento do blog “Dr. Elétrica” enquanto ferramenta didático-pedagógica, para mediar a aprendizagem da Associação de Resistores Elétricos a alunos da 3a. série do Ensino Médio? Como objetivo geral, tem-se a ideia de analisar as possibilidades da criação e uso do blog “Dr. Elétrica” enquanto ferramenta didático-pedagógica na aprendizagem dos conceitos Associação de Resistores Elétricos a alunos da 3a. série do Ensino Médio. Especificamente, por ser um trabalho de pesquisa de intervenção, ou seja, uma pesquisa-ação, onde elencou-se os objetivos específicos: a) conhecer os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa sobre os conceitos Associação de Resistores Elétricos; b) possibilitar uma formação aos alunos da 3a. série do Ensino Médio acerca do uso do blog “Dr. Elétrica”; c) desenvolver diversas situações-problema enquanto atividades de ensino envolvendo os conceitos Associação de Resistores Elétricos a alunos da 3a. série do Ensino Médio, com a aplicação do blog “Dr. Elétrica”; d) identificar na prática, na ótica dos alunos, os pontos positivos e negativos da utilização do blog “Dr. Elétrica” como ferramenta didático-pedagógica. Assim, os resultados desta pesquisa evidenciaram as possibilidades da criação e uso do blog “Dr. Elétrica” como uma ferramenta didático-pedagógica mediadora do ensino e aprendizagem dos conceitos de Física Associação de Resistores Elétricos, dentre elas, o favorecimento de maiores habilidades e maiores desenvolturas na resolução de situações-problema do seu cotidiano; uma boa parte dos alunos da 3ª série do Ensino Médio conseguiu compreender que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação se tornou essencial aos estudos dos conteúdos de Física, pois elas podem se tornar ferramentas mediadoras, com possibilidades de apropriação dos conhecimentos de forma prática, contextualizada e dinâmica. A experiência vivenciada com este blog possibilitou a retirada dos alunos do ensino tradicional, limitados a cálculos, ao livro didático e ao quadro de acrílico, levando-os para outro ambiente, com outra forma de aprendizagem, de maneira lúdica, criativa e cooperativa. ABSTRACT The didactic obstacles encountered by Physics teachers were already great and, nowadays, in the midst of a global pandemic caused by Covid-19, made education face enormous difficulties throughout the years 2020 and 2021. Teachers had to reinvent itself, above all, by taking into account the new model of classes adopted: Remote Teaching, which was no different with public school teachers in the state of Piauí. In view of this scenario, the present work presents a project, which culminated in an Educational Product, which was developed in the 3rd year (3rd Grade) classes of High School in the morning and afternoon shifts in a Full-Time School Unit, (CETI) POLIVALENTE, from the State Network, located in Amarante, Piauí. Due, above all, to social distancing, the creation of a blog was conceived to teach concepts of Physics, entitled “Dr. Electric”. The blog was first conceived by the professor of the Physics discipline as a mediating resource to work the concepts Association of Electrical Resistors, in a dynamic and playful way, in which illustrations were made, such as personalized posts containing summaries of physical concepts., comic strips and parodies. Therefore, the guiding question of this dissertation/Educational Product was raised, with a qualitative approach, sustained, above all, in the Historical-Cultural Theory (VIGOTSKI): Considering playfulness and technology, what are the possibilities of creating and developing the blog “Dr. Electrical” as a didactic-pedagogical tool, to mediate the learning of the Association of Electrical Resistors to 3rd grade students. high school grade? As a general objective, the idea is to analyze the possibilities of creating and using the blog “Dr. Electrical” as a didactic-pedagogical tool in learning the concepts Association of Electrical Resistors to 3rd grade students. high school series. Specifically, because it is an intervention research work, that is, an action research, where the specific objectives were listed: a) to know the previous knowledge of the research participants about the concepts Association of Electrical Resistors; b) provide training for 3rd grade students. high school series about the use of the blog “Dr. Electric"; c) develop different problem situations as teaching activities involving the concepts Association of Electrical Resistors to 3rd grade students. high school series, with the application of the blog “Dr. Electric"; d) identify in practice, from the students' point of view, the positive and negative points of using the blog “Dr. Electricity” as a didactic-pedagogical tool. Thus, the results of this research showed the possibilities of creating and using the blog “Dr. Electricity” as a didactic-pedagogical tool that mediates the teaching and learning of the concepts of Physics Association of Electrical Resistors, among them, the favoring of greater skills and greater resourcefulness in solving problem-situations of their daily lives; a good part of the students of the 3rd grade of High School managed to understand that the use of Information and Communication Technologies has become essential to the studies of Physics contents, as they can become mediating tools, with possibilities of appropriation of knowledge in a practical way, contextualized and dynamic. The experience with this blog made it possible for students to withdraw from traditional teaching, limited to calculations, the textbook and the acrylic board, taking them to another environment, with another form of learning, in a playful, creative and cooperative way. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Blog “Dr. Elétrica” pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Associação de resistores elétricos pt_BR
dc.subject Teoria histórico-cultural pt_BR
dc.subject Blog "Dr. Electric" pt_BR
dc.subject Physics education pt_BR
dc.subject Association of electrical resistors pt_BR
dc.subject Historical-cultural theory pt_BR
dc.title “BLOG Dr. ELÉTRICA” E SUAS POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account