Repositório Institucional da UFPI

INTEGRANDO O ENSINO DE FÍSICA E A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS SIMPLES POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Paulo José Rodrigues da
dc.date.accessioned 2023-07-05T20:34:13Z
dc.date.available 2023-07-05T20:34:13Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3415
dc.description Orientador: Prof. Dr. Ildemir Ferreira dos Santos Examinadora interna: Profa. Dra. Claudia Adriana De Sousa Melo Examinadora externa: Prof. Dra. Janete Batista de Brito (UESPI) Examinador interno: Prof. Dr. Andre Alves Lino Examinadora interna: Profa. Dra Maurisan Alves Lino pt_BR
dc.description.abstract RESUMO No novo ensino médio, o que muda no ensino de Física? A Física enquanto um corpo de conhecimento estruturado permanece sendo a mesma, com suas leis e princípios reconhecidos e estabelecidos, ainda que continuamente incorporando novos conhecimentos e estabelecendo novas descobertas. Então, advindas as mudanças nas seleções de conteúdos, nas escolhas de temas, redirecionando-se as ênfases, as formas de trabalhar e os objetivos formativos propostos no Novo Ensino Médio, a essência do ensino de Física permanece? Teríamos mais uma dificuldade associada ao já complicado ensino de Física? Diante desta nova conjuntura, este trabalho aborda a busca de evidências de uma aprendizagem significativa através da aplicação de uma sequência didática na perspectiva do estudo das máquinas simples (Alavancas, Roldanas e planos inclinados), associando o contexto histórico que deu origem a elas. A proposta metodológica foi aplicada em duas turmas de primeira série do ensino médio em uma escola estadual situada no município de Caxias (Maranhão). A sequência didática e sua aplicação abrem possibilidades de se integrar teoria e prática, com foco em uma aprendizagem significativa, conforme proposto por Ausubel, assim despertando nos alunos o interesse pela Física. A sequência didática conta com a parte teórica, intercalada de várias práticas experimentais ao longo do processo, aliada com metodologias ativas, pensada de forma a interagir com a estrutura cognitiva dos alunos bem como gerar a predisposição nos discentes, sendo tais requisitos essenciais a uma aprendizagem significativa. A fim de se contornar a deficiência estrutural das escolas em termos de laboratório, foram propostos no espaço escolar experimentos com materiais alternativos ou de baixo custo, permitindo-se a participação dos alunos também na construção das práticas. Os instrumentos de coleta de dados e verificação da aprendizagem ocorreram através de questionário aplicado após a atividade didática, dividindo-se em momentos de observação do professor, do comportamento investigativo dos alunos e dos registros de atividades em sala de aula. As análises qualitativas dos resultados mostraram uma evolução conceitual em todos os assuntos abordados, evidenciando-se o resultado positivo desta metodologia. ABSTRACT In the new high school, what changes in Physics teaching? Physics as a structured body of knowledge remains the same, with its laws and principles recognized and established, yet continually incorporating new knowledge and establishing new discoveries. So, as a result of the changes in the selection of contents, in the choices of themes, redirecting the emphases, the ways of working and the training objectives proposed in the New High School, does the essence of Physics teaching remain? Would we have another difficulty associated with the already complicated teaching of Physics? Faced with this new situation, this work addresses the search for evidence of meaningful learning through the application of a didactic sequence in the perspective of the study of simple machines (Levers, Pulleys and inclined planes), associating the historical context that gave rise to them. The methodological proposal was applied in two classes of the first grade of high school in a state school located in the city of Caxias (Maranhão). The didactic sequence and its application open up possibilities to integrate theory and practice, focusing on meaningful learning, as proposed by Ausubel, thus arousing the students' interest in Physics. The didactic sequence has the theoretical part, interspersed with several experimental practices throughout the process, combined with active methodologies, designed to interact with the students' cognitive structure as well as generate predisposition in students, such requirements being essential for learning significant. In order to overcome the structural deficiency of the schools in terms of laboratory, experiments with alternative or low-cost materials were proposed in the school space, allowing students to participate in the construction of practices as well. The instruments for data collection and verification of learning took place through a questionnaire applied after the didactic activity, divided into moments of observation of the teacher, the investigative behavior of the students and the records of activities in the classroom. The qualitative analysis of the results showed a conceptual evolution in all the approached subjects, evidencing the positive result of this methodology. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física – Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Recurso didático – Experimentação pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.subject Experimentation and teaching of physics. pt_BR
dc.title INTEGRANDO O ENSINO DE FÍSICA E A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS SIMPLES POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account