Repositório Institucional da UFPI

PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM AULAS SOBRE ASTRONOMIA MEDIADAS POR SIMULAÇÕES CRIADAS NO CELESTIA E NO STELLARIUM

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUZA, Genilson de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-07-05T20:26:39Z
dc.date.available 2023-07-05T20:26:39Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3414
dc.description Orientador: Prof. Dr. Marcos Antonio Tavares Lira Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Adriana de Sousa Melo Examinadora externa ao programa: Profa. Calebe Paiva Gomes de Souza pt_BR
dc.description.abstract RESUMO No ensino básico, a astronomia é pouco abordada, principalmente no ensino médio, no qual é uma área de suma importância na vida cotidiana do indivíduo, pois com o conhecimento básico de astronomia podem compreender vários fenômenos naturais como, por exemplo, ocorrência das estações do ano; como ocorrem as fases da Lua; qual a influência do Sol e da Lua na formação das marés oceânicas, além disso, se relaciona com diversas áreas curriculares causando uma interdisciplinaridade, que é defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por outro lado, na atualidade nos deparamos com a forte influência das tecnologias na educação e também no ambiente escolar e fora da sala de aula, que demonstra que as aulas tradicionais, que são ministradas da mesma forma que há décadas atrás, vem perdendo espaço para a concorrência de celulares, aplicativos, redes sociais, que por muitas vezes são mais atrativos aos alunos que as aulas tradicionais. Nesta perspectiva, desenvolvemos um produto educacional, amparado na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, composto por uma coletânea de aulas de astronomia moderadas com a utilização de novas tecnologias, no caso os simuladores Celestia e Stellarium. O presente trabalho tem como objetivo, proporcionar ao professor e aos alunos uma nova ferramenta, que aliada às tecnologias digitais de Informação e comunicação (TDIC), compreenda e evidencie os fenômenos naturais que ocorrem no cosmo e suas consequências. Assim, oportunizando a aprendizagem de forma mais atrativa e permitindo ao aluno a construção de conhecimentos significativos. O referido trabalho é parte complementar dessa dissertação e foi aplicado em uma turma composta de 24 alunos da Unidade Escolar Maria Isaias de Jesus. A metodologia de aplicação deste produto ocorreu em seis encontros. O primeiro encontro aconteceu uma explicação do que se trata a sequência didática em questão e do cronograma de execução, após foi aplicado um questionário para colher dados dos conhecimentos prévios dos estudantes, no qual serviu de base para a metodologia aplicada nos encontros seguintes. Na sequência, foi realizado uma sequência de 4 encontros onde foi trabalhado conteúdos básicos de astronomia mediadas pelos simuladores. No último encontro, solicitamos aos educandos que respondessem a um questionário envolvendo questões sobre os temas debatidos na sequência e uma avaliação sobre a metodologia aplicada. Os resultados apresentados durante e ao fim da aplicação do produto educacional se mostraram satisfatórios, pois motivaram a participação dos alunos nas aulas de Física e inseriu tópicos básicos da astronomia no ensino de Física, além da verificação de aquisição de conhecimento sobre as Leis Físicas associadas à Astronomia. ABSTRACT In basic education, astronomy is little discussed, especially in high school, which is an area of paramount importance in the individual's daily life, as with the basic knowledge of astronomy they can understand various natural phenomena such as, for example, the occurrence of the seasons year; how the phases of the Moon occur; what is the influence of the Sun and Moon in the formation of oceanic tides, moreover, it is related to several curricular areas causing an interdisciplinarity, which is defended by the Common National Curriculum Base (BNCC). On the other hand, today we are faced with the strong influence of technologies in education and also in the school environment and outside the classroom, which demonstrates that traditional classes, which are taught in the same way as decades ago, have been losing space to competition from cell phones, applications, social networks, which are often more attractive to students than traditional classes. In this perspective, we develop an educational product, supported by David Ausubel's theory of meaningful learning, consisting of a collection of moderate astronomy classes using new technologies, in this case the Celestia and Stellarium simulators. The present work aims to provide the teacher and students with a new tool, which combined with TDIC, understands and highlights the natural phenomena that occur in the cosmos and their consequences. Thus, providing opportunities for learning in a more attractive way and allowing the student to build significant knowledge. This work is a complementary part of this dissertation and was applied to a class of 24 students from the Maria Isaias de Jesus School Unit. The methodology for applying this product took place in six meetings. The first meeting took place with an explanation of what DS in question and the implementation schedule, after which a questionnaire was applied to collect data on the students' prior knowledge, which served as the basis for the methodology applied in the following meetings. Afterwards, a sequence of 4 meetings was carried out where basic astronomy contents mediated by simulators were worked on. At the last meeting, we asked students to respond to a questionnaire involving questions about the topics discussed in the sequence and an evaluation of the methodology applied. The results presented during and at the end of the application of the educational product were satisfactory, as they motivated the participation of students in Physics classes and included basic topics of astronomy in the teaching of Physics, in addition to verifying the acquisition of knowledge about the Physical Laws associated with Astronomy. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de astronomia pt_BR
dc.subject Simulações computacionais pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Astronomy teaching pt_BR
dc.subject Computational simulations pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM AULAS SOBRE ASTRONOMIA MEDIADAS POR SIMULAÇÕES CRIADAS NO CELESTIA E NO STELLARIUM pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account