Repositório Institucional da UFPI

JOGO DIDÁTICO DE TRILHA E SUAS POSSIBILIDADES NA MEDIAÇÃO DO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Jardielson Martins da
dc.date.accessioned 2023-07-05T20:20:36Z
dc.date.available 2023-07-05T20:20:36Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3413
dc.description Orientador: Profa. Dra. Cláudia Adriana de Sousa Melo Examinador interno: Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel Examinador interno: Prof. Dr. André Alves Lino Examinadora interna: Profa. Dra. Edina Maria de Sousa Luz Examinador interno: Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Este estudo tem como tema o desenvolvimento do “jogo didático de trilha e suas possibilidades na mediação do ensino de Óptica Geométrica”. Diante do desafio de ensinar de Física no Ensino Médio, onde são frequentes as afirmações dos alunos do quanto esta disciplina é difícil, propusemos uma forma dinâmica e atrativa para o ensino de Óptica Geométrica, por meio da mediação e com a utilização de instrumentos e signos com base na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Através do lúdico possibilitado pelos jogos didáticos, é possível despertar no aluno o interesse pela aprendizagem de forma intensificada e envolvente. Sendo possível diversificar o ensino, dando ao estudante a possiblidade de aprender por meio de outra abordagem, e possibilitando ao professor se desvencilhar do tradicionalismo a partir do uso de metodologias lúdicas, envolvendo o aluno e o cativando para aprender Física. A pesquisa foi desenvolvida na escola pública CETI João Henrique de Almeida Sousa, localizada na cidade de Teresina-PI, em uma turma da segunda série do Ensino Médio. Foram realizados onze encontros formativos para o desenvolvimento dos conceitos de Óptica Geométrica, sendo os dois últimos encontros destinados à aplicação do Produto Educacional, e a avaliação do mesmo. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que o ensino da Óptica Geométrica através da mediação de um jogo didático, se mostrou uma excelente estratégia, capaz de envolver e motivar os alunos, despertando interesse e possibilitando a interação entre os mesmos na busca da aprendizagem. Em última análise, os alunos avaliaram o jogo didático, sua construção e regras, de forma satisfatória, ressaltando que todos estes aspectos foram fundamentais para gerar interesse pela atividade proposta e pelo conteúdo de Óptica Geométrica. ABSTRACT This study has as its theme the development of the "didactic trail game and its possibilities in the mediation of the teaching of Geometric Optics". Faced with the challenge of teaching Physics in High School, where students often say how difficult this discipline is, we proposed a dynamic and attractive way to teach Geometric Optics, through mediation and the use of instruments and signs. based on Vygotsky's Historical-Cultural Theory. Through the playfulness made possible by didactic games, it is possible to arouse in the student an interest in learning in an intensified and engaging way. It is possible to diversify teaching, giving the student the possibility to learn through another approach, and allowing the teacher to get rid of traditionalism through the use of playful methodologies, involving the student and captivating him to learn Physics. The research was carried out at the CETI João Henrique de Almeida Sousa, public school, located in the city of Teresina-PI, in a second-grade high school class. Eleven training meetings were held for the development of Geometric Optics concepts, the last two meetings being aimed at the application of the Educational Product, and its evaluation. In general terms, the results of this research reveal that the teaching of Geometric Optics through the mediation of a didactic game, proved to be an excellent strategy, capable of involving and motivating students, arousing interest and enabling interaction between them in the pursuit of learning. . Ultimately, the students evaluated the didactic game, its construction and rules, in a satisfactory way, emphasizing that all these aspects were fundamental to generate interest in the proposed activity and in the content of Geometric Optics. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física – Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Recurso didático – Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Óptica geométrica pt_BR
dc.subject Didactic game pt_BR
dc.subject Mediation pt_BR
dc.subject Instruments and signs pt_BR
dc.subject Geometric optics pt_BR
dc.title JOGO DIDÁTICO DE TRILHA E SUAS POSSIBILIDADES NA MEDIAÇÃO DO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account