Repositório Institucional da UFPI

A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO CINEMA “INDEPENDENTE” CONTEMPORÂNEO: a produção de sentidos de seus realizadores em Teresina (PI) no período de 2014 a 2019

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MENDES, Hercilia Raquel de Sousa
dc.date.accessioned 2023-06-01T17:40:52Z
dc.date.available 2023-06-01T17:40:52Z
dc.date.issued 2023-06-01
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3338
dc.description Orientador; Prof. Dr. Samuel Pires Melo Examinador interno: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior Examinador interno: Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista Suplente: Prof. Dra. Maria Sueli Rodrigues de Sousa pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Desde os anos 2000, observa-se significativas transformações no campo do cinema com as possibilidades advindas com a revolução digital. No Brasil, principalmente a partir de 2010, configura-se o que alguns autores denominam de “Novíssimo” Cinema Brasileiro, com produções de baixo orçamento reconhecidas em festivais, cujo modo de produção, “independente”, contrapõe-se aos moldes do cinema “industrial”, em que os posicionamentos dessa geração de realizadores, demonstram a centralidade da dimensão simbólica na produção de tais obras (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014). Tomando esses fatos como pressupostos, e o conceito de continuum (BECKER, 2012) para tratar a oposição entre cinema “industrial” e cinema “independente”, o objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da dimensão simbólica (BOURDIEU, 1989a; 2015) do Cinema “Independente” Contemporâneo por meio da produção de sentidos (SPINK, 1999; 2010) de seus realizadores em Teresina (PI), no período de 2014 a 2019. Trata-se de pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas e diário de campo para a coleta dos dados empíricos. O tratamento analítico dos dados se deu por meio de transcrições parciais – após sucessivas escutas – das partes mais representativas das entrevistas, e categorização baseada nos Mapas (SPINK, 2010). Os resultados encontrados confirmam a hipótese de que o contexto de cinema independente contemporâneo em Teresina apresenta-se enquanto reflexo de amplas mudanças no mundo contemporâneo na era capitalista pós-industrial, e de descentralização da produção audiovisual brasileira, e que suas particularidades reforçam o poder de ações coletivas (BECKER, 1977b) de ativismo audiovisual, com forte caráter político e epistêmico de contestação a padrões socioculturais estabelecidos com os quais os indivíduos – pertencentes a uma geração posterior à da tese supracitada e, por vezes, organizados em coletivos (MIGLIORIN, 2012) – não se identificam. Assim, no presente campo de estudo, evidenciam-se, horizontalidade e multifuncionalidade nas equipes de produção, a associação (política) entre vida pessoal e a esfera do trabalho – ambas permeadas por trocas de afetividades –, ou a extensão da experiência do cinema para além do filme, bem como uma maior valorização do processo criativo, e não somente a obra, algumas características de um cinema pós-industrial (MIGLIORIN, 2011), cujas produções, reivindicam a emergência do “outro” (HOLANDA, 2019; BERNARDET, 2003) ou a autorepresentificação (MENEZES, 2003) e começam a impactar o incipiente campo (BOURDIEU, 2009) ou mundo (BECKER, 1977a) cinematográfico de Teresina (PI), após legitimação externa, em mostras e festivais em outras cidades e/ou estados, impactos esses que na presente pesquisa apenas delineiam-se para aprofundamento em posteriores investigações. ABSTRACT: Since the 2000s, the relevant transformations in the field of cinema have been observed with the possibilities arising from the digital revolution. In Brazil, especially from 2010 onwards, what some authors call “Novissimo” Bra zilian Cinema is configured, with low-budget productions recognized in festivals, whose “independent” mode of production is opposed to the molds of cinema “ industrial ”, in which the positions of this generation of directors demonstrate the centrality of the symbolic dimension in the production of such works (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014). Taking these facts as assumptions, and the concept of continuum (BECKER, 2012) to deal with the granting of “industrial” cinema and “independent” cinema, the objective of this work is to contribute to the understanding of the symbolic dimension (BOURDIEU, 1989a; 2015) of Contemporary “Independent” Cinema through the production of meanings (SPINK, 1999; 2010) of its directors in Teresina (PI), from 2014 to 2019. This is a qualitative research, using semi-structured changes and a daily field for collecting empirical data. The analytical treatment of the data took place through partial transcriptions - after successive taps - of the most representative parts of the information, and categorization based on the Maps (SPINK, 2010). The results found confirm the hypothesis that the context of contemporary independent cinema in Teresina presents itself as a reflection of wide changes in the contemporary world in the post-industrial capitalist era, and of decentralization of Brazilian audiovisual production, and that its particularities reinforce the power of collective actions (BECKER, 1977b) of audiovisual activism, with a strong political and epistemic character of contesting adapted socio-cultural standards with which those belonging -belonging to a generation after the aforementioned thesis and, sometimes, organized into collectives (MIGLIORIN, 2012) - do not identify. Thus, in the present field of study, there is evidence of horizontality and multifunctionality in the production teams, the (political) association between personal life and the sphere of work - both permeated by exchanges of affection -, or the extension of the cinema experience beyond of the film, as well as a greater appreciation of the creative process, and not only the work, some characteristics of a post-industrial cinema (MIGLIORIN, 2011), suffering productions, claim the emergence of the “other” (HOLANDA, 2019; BERNARDET, 2003 ) or self-representation (MENEZES, 2003) and begins to impact the incipient field (BOURDIEU, 2009) or the world (BECKER, 1977a) in Teresina (PI), after external legitimation, in exhibitions and festivals in other cities and / or states , these impacts that in the present research are only delineated for further investigation. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema independente - Teresina (PI) pt_BR
dc.subject Cinema brasileiro contemporâneo pt_BR
dc.subject Produção de sentidos pt_BR
dc.subject Teresina pt_BR
dc.subject Independent cinema pt_BR
dc.subject Contemporary Brazilian cinema pt_BR
dc.subject Production of meanings pt_BR
dc.title A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO CINEMA “INDEPENDENTE” CONTEMPORÂNEO: a produção de sentidos de seus realizadores em Teresina (PI) no período de 2014 a 2019 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account