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TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE PIAUIENSES CEGOS E SUAS LUTAS PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: análises da psicologia escolar crítica

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dc.contributor.author Oliveira Filho, Geovane de Sousa
dc.date.accessioned 2023-05-30T11:57:30Z
dc.date.available 2023-05-30T11:57:30Z
dc.date.issued 2023-05-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3327
dc.description Orientador: Prof. Dr. Fauston Negreiros Examinador: Prof. Dra. Raquel Pereira Belo Examinador externo: Prof. Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Leal - UniFSA pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objetivo da presente dissertação de mestrado foi de compreender as trajetórias de escolarização de pessoas cegas piauienses a partir de suas memórias sociais. Teve como objetivos específicos: Identificar nas memórias sociais das trajetórias de escolarização de pessoas cegas piauienses, situações consideradas negativas e positivas vivenciadas no espaço escolar; analisar a relação existente entre a busca por direitos sociais pelas pessoas cegas e ampliação progressiva de inserção delas no sistema formal de ensino piauiense; conhecer a partir das trajetórias escolares de pessoas cegas piauienses os diferentes elementos contribuintes e aspectos influenciadores para e inserção do mundo do trabalho. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com a metodologia da História Oral, pelo viés das narrativas de trajetórias de vida escolar. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí, sob o número do parecer: 4.077.490. Participaram da pesquisa 10 pessoas cegas que vivenciaram a escolarização básica no estado do Piauí, sendo seis do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idades entre 18 a 50 anos de idade. As entrevistas para narração dos depoimentos foram realizadas de maneira virtual por meio do aplicativo Google Meet. As análises foram feitas a partir da Análise de Conteúdo Temática e teoricamente a partir de pressupostos que embasam a Psicologia Escolar Crítica, com destaque à Psicologia Histórico-cultural e à Pedagogia Histórico-Crítica. A descrição empírica dos dados foi dividida em dois estudos, o primeiro intitulado – “Como foi ser aluno cego na escola?: Trajetórias da escolarização de piauienses cegos”, e o segundo estudo, intitulado: Escolarização de cegos piauienses: memórias sociais e lutas por direitos educacionais”. Entre os achados do primeiro estudo, destacam-se a dificuldade de mediação 11 dos conhecimentos em sala de aula, sem o uso de instrumentos e meios adequados para a inclusão. Também foi identificada exclusão por parte dos colegas, exclusão essa que ora vinha de expressa de forma explícita (agressões físicas, agressões verbais, etc.), como de forma sutil (exclusão de trabalhos em grupo, evitação de diálogos, etc.). Já entre os aspectos positivos, destacam-se a importância da relação afetuosa e de convívio social com alguns colegas e trabalhadores da educação, que motivaram a permanência dessas pessoas na escola apesar das dificuldades enfrentadas. Vale destacar como importante fonte de apoio a Associação de Cegos do Piauí (ACEP), que foi elencada nos depoimentos enquanto uma instituição de apoio no processo de escolarização. Já o estudo 2, evidenciou as trajetórias de luta das pessoas cegas pelos direitos à escolarização, bem como do papel dessa instituição no processo de preparação para a vida social posterior à Educação Básica. O estudo revelou que nas trajetórias de escolarização das pessoas cegas no estado do Piauí, houve a necessidade de luta pelos direitos à escolarização ao longo do processo educacional da Educação Básica. Tais dificuldades encontram-se desde o direito negado de realização de matrículas, quanto no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula com práticas excludentes. Tais lutas e dificuldades, serviram de motivação para a escolha profissional após a escolarização básica. Apontou-se, com os estudos, a necessidade de formação política das pessoas cegas do estado, bem como de suas famílias, a respeito dos seus direitos ligados à escolarização e cidadania, assim como a necessidade de uma maior comunicação entre as demandas educacionais das pessoas cegas, com o poder legislativo e as políticas públicas de formação de professores e de inclusão escolar. ABSTRACT: The objective of this master's thesis was to understand the trajectories of schooling of blind people from Piauí based on their social memories. Its specific objectives were: To identify in the social memories of the schooling trajectories of blind people from Piauí, situations considered negative and positive experienced in the school space; analyze the relationship between the search for social rights by blind people and the progressive expansion of their insertion in the formal education system in Piauí; to know, from the school trajectories of blind people from Piauí, the different contributing elements and influencing aspects for and insertion in the world of work. It was a qualitative, descriptive research, with the methodology of Oral History, through the bias of narratives of school life trajectories. The research was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Piauí, under the opinion number: 4,077,490. Ten blind people who experienced basic schooling in the state of Piauí participated in the research, six females and four males, aged between 18 and 50 years old. Interviews to narrate the testimonies were carried out virtually through the Google Meet application. The analyzes were made from the Thematic Content Analysis and theoretically from assumptions that support Critical School Psychology, with emphasis on Historicalcultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. The empirical description of the data was divided into two studies, the first entitled - "What was it like to be a blind student at school?: Trajectories of schooling of blind Piauí people", and the second study, entitled: Schooling of blind Piauí: social memories and struggles for educational rights”. Among the findings of the first study, the difficulty of mediating knowledge in the classroom, without the use of appropriate instruments and means for inclusion, stands out. Exclusion on the part of colleagues was also identified, an exclusion that was sometimes expressed explicitly (physical aggression, verbal aggression, etc.), as well as in a subtle way (exclusion of group work, avoidance of dialogues, etc.). Among the positive aspects, the importance of the affectionate 13 relationship and social interaction with some colleagues and education workers stand out, which motivated the permanence of these people in school despite the difficulties faced. It is worth highlighting as an important source of support the Association of the Blind of Piauí (ACEP), which was listed in the testimonies as a support institution in the schooling process. Study 2, on the other hand, evidenced the struggle trajectories of blind people for the rights to schooling, as well as the role of this institution in the process of preparation for social life after Basic Education. The study revealed that in the trajectories of schooling of blind people in the state of Piauí, there was a need to fight for schooling rights throughout the educational process of Basic Education. Such difficulties range from the denied right to enrolment, as well as in the teaching-learning process in the classroom with exclusionary practices. Such struggles and difficulties served as motivation for the professional choice after basic schooling. The studies highlighted the need for political training of blind people in the state, as well as their families, regarding their rights related to schooling and citizenship, as well as the need for greater communication between the educational demands of people with the legislative power and public policies for teacher training and school inclusion. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pessoas cegas pt_BR
dc.subject Escolarização pt_BR
dc.subject Trajetórias de vida pt_BR
dc.subject Direito - educação pt_BR
dc.subject Blind people pt_BR
dc.subject Schooling pt_BR
dc.subject Life trajectories pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.title TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE PIAUIENSES CEGOS E SUAS LUTAS PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: análises da psicologia escolar crítica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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