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FORMAÇÃO INICIAL NA PERSPECTIVA DA ACESSIBILIDADE: a tutoria entre pares na educação superior

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dc.contributor.author MELO, Brunna Stella da Silva Carvalho
dc.date.accessioned 2023-03-24T14:20:18Z
dc.date.available 2023-03-24T14:20:18Z
dc.date.issued 2023-03-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3168
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa Examinadora Externa: Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (PROFEI/ UNIFESSPA) Examinador Externo: Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral (PPGEES/ UFSCAR) Examinadora interna: Profa. Dra. Antônia Edna Brito Examinador Interno: Prof. Dr. Luís Carlos Sales pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A expansão da universidade brasileira tem sido beneficiada pelo processo de democratização do acesso à educação superior. Esse contexto favoreceu o ingresso de um público diversificado de indivíduos historicamente marginalizados, como por exemplo, os estudantes público da educação especial: pessoas com deficiências, altas habilidades/superdotação e pessoas com transtorno do espectro autista. A tese que se defende é que a tutoria entre pares realizada com alunos público da educação especial na educação superior tem relevância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal desses sujeitos, e contribui para a formação inicial do grupo de tutores. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo geral: investigar como a tutoria entre pares contribui para o processo formativo inicial de alunos tutores na educação superior. O estudo está vinculado a linha de pesquisa Educação, Diversidades/Diferenças e Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação e teve como participantes 18 tutores que estudavam em uma universidade pública de uma das capitais do nordeste brasileiro. Os dados foram coletados de forma totalmente virtual, em virtude da pandemia pela Covid-19, e analisados através da análise temática de conteúdo derivando 08 categorias. O procedimento de coleta de dados envolveu 4 etapas: questionário inicial; curso de formação virtual para tutores; prática e avaliação do curso de formação de tutores; reflexão-ação sobre a atuação dos tutores entre pares. Os resultados encontrados evidenciaram que a maior parte dos tutores pertenciam aos cursos de licenciatura, mas todos relataram que a formação inicial precisa supri-los com mais conhecimentos gerais e específicos, teóricos e práticos, acerca das pessoas com deficiências; a experiência como tutor é rica e desenvolve sentimentos de empatia, realização e satisfação pessoal; os tutores precisam aprimorar práticas educativas para favorecerem a aprendizagem dos tutorados; as maiores dificuldades enfrentadas são relacionadas a acessibilidade, de modo geral; as expectativas dos tutores quanto aos tutorados são positivas e revelam a crença em seu sucesso acadêmico e futuro profissional; os tutorados têm alcançado êxito nas questões acadêmicas e pessoais a partir da tutoria. Esta pesquisa mostra uma mudança de perspectiva na medida em que considera que os próprios estudantes podem auxiliar o professor e os demais agentes educacionais no âmbito da educação superior através de práticas educativas voltadas para inclusão. Conclui-se que a tese foi confirmada ao evidenciar que a tutoria pode influenciar na realidade das instituições de educação superior brasileiras beneficiando alunos público da educação especial. ABSTRACT: The expansion of the Brazilian university has been benefited from the process of democratization of the access to higher education. This context favored the entry of a diversified audience of historically marginalized individuals, such as public special education students: people with disabilities, high abilities/giftedness and people with autism spectrum disorder. It starts with the thesis that peer tutoring carried out with public students of special education in higher education is relevant in the learning process and personal development of these subjects and contributes to the initial formation of tutors`groups. This research has as a general objective: to investigate how peer tutoring contributes to the initial training process of tutor students in higher education. The study is linked to the Education, Diversity/Differences and Inclusion research line of the Graduate Program in Education. The research has a qualitative nature, it is an action- research type and had 18 tutors as participants who studied at a public university in one of the capitals of northeastern Brazil. Data were collected in a completely virtual way, due to the Covid-19 pandemic, and analyzed through thematic content analysis, deriving 08 categories. The data collection procedure involved 4 steps: initial questionnaire; virtual training course for tutors; practice and evaluation of the training course for tutors; reflection-action on the role of peer tutors. The results found showed that most tutors belonged to teaching courses, but all reported that initial training needs to supply them with more general and specific theoretical and practical knowledge about people with disabilities; the experience as a tutor is rich and develops feelings of empathy, achievement and personal satisfaction; tutors need to improve educational practices to favor the learning of those being tutored; the biggest difficulties faced are related to accessibility, in general; the expectations of tutors regarding those being tutored are positive and reveal a belief in their academic success and professional future; tutors have achieved success in academic and personal issues from tutoring. This research shows a change in perspective as it considers that students themselves can help the teacher and other educational agents in the context of higher education through educational practices aimed at inclusion. It is concluded that the thesis was confirmed, showing that tutoring can influence the reality of Brazilian higher education institutions, benefiting public special education students. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Ensino por tutoria pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject College education pt_BR
dc.subject People with disabilities pt_BR
dc.subject Teaching by tutoring pt_BR
dc.subject Educational inclusion pt_BR
dc.title FORMAÇÃO INICIAL NA PERSPECTIVA DA ACESSIBILIDADE: a tutoria entre pares na educação superior pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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