Abstract:
RESUMO:
A tecnologia tem transformado a sociedade moderna em vários aspectos da nossa
vivência diária, e nesse sentido, se faz necessário que a escola do século XXI
acompanhe essas transformações, pois o ambiente escolar é influenciado por essas
mudanças. Com isso, os professores têm o desafio de intervir na aprendizagem com
novas formas de ensinar os conteúdos escolares. Dentre essas novas formas estão
o uso de recursos tecnológicos como métodos instrucionais, auxiliando e motivando
os discentes para uma aprendizagem mais ativa, colaborativa e concreta. Tendo
esta perspectiva, o presente trabalho tem a proposta de investigar como a utilização
da plataforma Arduino, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos
conteúdos de eletrodinâmica, abordando corrente elétrica, resistores e associação
de resistores nas aulas de física com alunos do terceiro ano do ensino médio. Nesta
dissertação, propusemos três roteiros de práticas experimentais contendo as
informações e os procedimentos para a execução dos experimentos, e em cada
prática experimental utiliza a plataforma Arduino ora para rodar o programa de
execução do experimento, ora para aquisição e interpretação automática dos dados
obtidos dos fenômenos estudados ou usado apenas como uma bateria para a
realização da atividade experimental. A implementação desta intervenção
pedagógica foi conduzida pelas ideias de Lev Semionovitch Vygotsky pautada na
teoria sociointeracionista da aprendizagem. Para mensurarmos a eficácia da
intervenção pedagógica, foram aplicados questionários de verificação da
aprendizagem após o término de cada prática experimental, como também
observação comportamental dos discentes perante as atividades. Desta forma
compomos uma abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados, na
qual permitiu constatar que essas atividades experimentais aplicadas neste trabalho
resultaram em uma aprendizagem significativa dos assuntos abordados,
proporcionando uma maior facilidade de compreensão/associação dos conteúdos
teóricos, e portanto resultando em uma aprendizagem significativa. Além disto, foi
claramente perceptível a motivação dos alunos em aprender com os experimentos
utilizando a plataforma Arduino.
ABSTRACT:
Technology has transformed the modern society in several aspects of our daily life, in
this way, it is necessary that the 21st century school follows these changes, as the
school environment is influenced by these changes. Thus, teachers have the
challenge of intervening in learning with new ways of teaching the school contents.
Among these new ways are the use of technological resources as instructional
methods, helping and motivating students for a more active, collaborative and
concrete learning. With this perspective, the present research proposes to investigate
how the use of the Arduino platform can contribute to the teaching-learning process
of the electrodynamics contents, approaching electric current, resistors and
association of resistors in physics classes with 3rd year students in high school. In
this dissertation, it was proposed three scripts of experimental practices containing
the information and procedures for the execution of the experiments and in each
experimental practice, the Arduino platform is used either to run the execution
program of experiment or to automatic acquisition and interpretation of the data
obtained from the phenomena studied or used only as a battery to carry out the
experimental activity. The implementation of this pedagogical intervention was led by
Lev Semionovitch Vygotsky´s ideas based on the socio-interactionist theory of
learning. In order to measure the effectiveness of the pedagogical intervention, it was
applied questionnaires to verify the learning after the end of each experimental
practice, as well as behavioral observation of the students towards the activities.
Thus, it was composed a qualitative approach in the analysis and discussion of the
results, in which it allowed to verify that these experimental activities developed in
this research resulted in a significant learning of the subjects approached, providing a
greater facility of understanding/association of the theoretical contents, therefore
resulting in a significant learning. In addition, the motivation of the students to learn
through the experiments, using the Arduino platform, was clearly perceptible.