Repositório Institucional da UFPI

O USO DE ARDUINO COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MARANHÃO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Paulo Diego Lima da
dc.date.accessioned 2022-12-27T14:31:38Z
dc.date.available 2022-12-27T14:31:38Z
dc.date.issued 2022-12-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3097
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Janete Batista de Brito Examinador interno: Prof. Dr. Paulo Henrique Ribeiro Barbosa Examinador extrno: Prof. Dr. Agmael Mendonça da Silva -UESPI Examinador interno: Prof. Dr. Célio Aécio Medeiros Borges Examinador externo: Prof. Dr. Antônio de Macêdo Filho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Atualmente o ensino de Física nas escolas enfrenta muitos desafios, sendo o maior deles a falta de motivação dos alunos. Como disciplina escolar, ela não é atrativa para a maioria dos alunos pois a dinâmica das aulas de física se limita à introdução de materiais curriculares por meio da resolução de problemas, muitas vezes sem relação com a vida cotidiana. Enquanto isso, o uso da tecnologia no ensino de ciências aumentou nos últimos anos, e os alunos estão aprendendo por meio de projetos colaborativos que usam estratégias proativas baseadas no ensino para aumentar a atenção e a participação dos alunos. Neste trabalho, propomos uma sequência de ensino organizada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino dos conceitos de Termologia usando Arduino como elemento motivador potencializando a aprendizagem dos alunos por meio da abordagem pedagógica estruturada, permitindo que os alunos desenvolviam a capacidade de formular hipóteses, explorar soluções, edificar relações e tirar conclusões, tornando os ativos no processo de aprendizagem, intervindo e edificando conhecimento, aproximando-os da Física como Ciência. Para este estudo optamos por utilizar microcontroladores Arduino para a aplicação da sequência didática. pela facilidade de obtenção combinado com a disponibilidade de links e ferramentas de desenvolvimento fornecidas como software livre. Os resultados demonstrar que o ensino de sequências em conjunto com experimentos baseados em Arduino formam uma unidade de aprendizagem significativa e desempenha um papel importante como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem de Física. ABSTRACT: Currently, physics teaching in schools faces many challenges, the greatest of which is the lack of motivation among students. As a school subject, it is not attractive to most students because the dynamics of physics classes is limited to the introduction of curricular material through problem solving, often unrelated to everyday life. Meanwhile, the use of technology in science education has increased in recent years, and students are learning through collaborative projects that use proactive teaching based strategies to increase student attention and participation. In this paper, we propose a teaching sequence organized in the form of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) for the teaching of Thermology concepts using Arduino as a motivating element, enhancing student learning through a structured pedagogical approach, allowing students to develop the ability to formulate hypotheses, explore solutions, build relationships and draw conclusions, making them active in the process of learning, intervening and building knowledge, bringing them closer to Physics as Science. For this study we chose to use Arduino microcontrollers for the application of the didactic sequence. for the ease of obtaining combined with the availability of links and development tools provided as free software. The results demonstrate that teaching sequences together with Arduino-based experiments form a meaningful learning unit and plays an important role as a motivating element in the teaching and learning process of Physics. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.subject Robótica educacional pt_BR
dc.subject Arduino pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Educational robotics pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title O USO DE ARDUINO COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MARANHÃO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account