Repositório Institucional da UFPI

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ONDAS MECÂNICAS NO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author RODRIGUES, Wesley Antonio Costa
dc.date.accessioned 2022-11-25T19:39:24Z
dc.date.available 2022-11-25T19:39:24Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3071
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo Examinador interno: Profa. Dra. Maria do Socorro Leal Lopes Filho Examinador externo ao programa: Profa. Dra. Fábio Soares da Paz Suplente interno: Prof. Dr. Marcos Antonio Tavares Lira Suplente externo ao programa: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A Dissertação em destaque, intitulada Proposta de Sequência Didática para o Ensino e Aprendizagem de Ondas Mecânicas no Ensino Médio guiou-se pelo objetivo geral de desenvolver uma Sequência Didática, como recurso metodológico, para possibilitar a apropriação do conteúdo de ondas mecânicas por alunos do Ensino Médio. Este estudo partiu do seguinte problema: até que ponto uma Sequência Didática poderá proporcionar as condições necessárias ao processo de ensino e aprendizagem do estudo de ondas mecânicas a alunos do Ensino Médio? Assumimos como pressuposto que o uso da Sequência Didática propicia aos estudantes participar de um mundo novo nas relações entre Física e o dia a dia destes, valorizando habilidades, como reflexão e desenvolvimento de significações acerca dos conceitos trabalhados, e ainda tornando a aprendizagem mais interativa e coletiva. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Identificar os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino Médio sobre conceitos, as classificações e as características do estudo de ondas. 2) Desenvolver uma Sequência Didática (SD), contemplando situações problemas sobre o estudo de ondas mecânicas. 3) Verificar a partir das atividades propostas aos alunos na Sequência Didática, se houve (ou não) a apropriação dos conceitos, as classificações e suas características. A metodologia envolveu a pesquisa de campo de abordagem qualitativa e explicativa poius, ao fazer uso dessa abordagem, o pesquisador fica imerso no fenômeno estudado, elencando diferentes formas de significação e registro, com vistas a validar os dados que deseja explicitar (MOREIRA, 2011). Teve como colaboradores 15 (quinze) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados, a opção foi por questionários (pré-teste e pós-teste), pela observação participante e pelo diário de campo. Foi aplicada e desenvolvida uma Sequência Didática (Produto Educacional) com atividades teórico-práticas, envolvendo o estudo de ondas mecânicas, no ensino de Física. E, por último, foram analisadas as significações produzidas pelos alunos colaboradores desta pesquisa, por intermédio da aplicação de um questionário (pós-teste). Os resultados desta pesquisa revelam que a Sequência Didática, contribuiu no desenvolvimento da comunicação e dos diálogos dos alunos, facilitando a aprendizagem, despertando a curiosidade e o interesse no aluno. Ainda, é uma perspectiva metodológica que se apresenta não só como possibilidade de mediar a aprendizagem, mas também de fazer com que os alunos desenvolvam sua capacidade de analisar, de criar estratégias, de produzir significados, de abstrair e de generalizar fenômenos do cotidiano. Afirmamos que a Sequência Didática não é uma ferramenta milagrosa e que vai resolver todos os problemas de ensino e aprendizagem, e sim mais um instrumento didático que pode auxiliar professores e alunos nessa tarefa de ensinar e aprender. Entendemos que houve evidências de uma aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (1980, 2003), haja vista que as práticas pedagógicas priorizadas e utilizadas favoreceram a mudança conceitual da estrutura cognitiva dos alunos, através da interação entre as suas ideias prévias e as novas informações. ABSTRACT: The highlighted Dissertation, entitled Proposal for a Didactic Sequence for the teaching and learning of mechanical waves in High School, It was guided by the general objective of elaborating and developing a Didactic Sequence, as a methodological resource, to enable the appropriation of the teaching of mechanical waves to high school students. It started from the following problem: Whither can a Didactic Sequence provide the necessary conditions for the teaching and learning process of the study of mechanical waves to high school students? We assume as a presupposition that the use of the Didactic Sequence allows students to participate of a new world in the relations between Physics and their daily lives, valuing skills, such as reflection and development of meanings about the concepts worked, and also making learning more interactive and collective. As specific objectives, we highlight: 1) To identify the prior knowledge of high school students about concepts, classifications and characteristics of the study of waves. 2) To develop a Didactic Sequence (DS), contemplating problem-situations on the study of mechanical waves. 3) To check from the activities proposed to the students in the Didactic Sequence, if there was (or not) the appropriation of concepts, classifications and their characteristics. The methodology involved field research with a qualitative and explanatory approach, because when using this approach, the researcher is immersed in the phenomenon studied, listing different forms of meaning and records, with a view to validating the data he wants to explain (MOREIRA 2011). It had as collaborators 15 (fifteen) students of the 2nd year of High School from a state public school located in Teresina-PI. Regarding data production techniques and instruments, the option was for questionnaires (pretest and post-test), participant observation and field diary. A Didactic Sequence (Educational Product) was applied and developed with theoretical-practical activities, involving the study of mechanical waves, in the teaching of Physics. And, finally, the meanings produced by the collaborating students of this research were analyzed, through the application of a questionnaire (post-test). The results of this research reveal that the Didactic Sequence contributed to the development of communication and dialogues among students, facilitating learning, arousing curiosity and interest in the student. Still, it is a methodological perspective that presents itself not only as a possibility to mediate learning, but also to make students to develop their ability to analyze, to create strategies,to produce meanings, to abstract and to generalize everyday phenomena. We affirm that the Didactic Sequence is not a miraculous tool and that it will solve all teaching and learning problems, but rather a didactic instrument that can help teachers and students in this task of teaching and learning. We understand that there was evidence of significant learning by David Paul Ausubel (1980, 2003) because the prioritized pedagogical practices used favored a conceptual change in the students' cognitive structure, through the interaction between their previous ideas and new information. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Física - Ensino médio pt_BR
dc.subject Estudo de ondas mecânicas pt_BR
dc.subject Física - Sequência didática pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Study of mechanical waves pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.title PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ONDAS MECÂNICAS NO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account