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RESUMO: O Ensino no Brasil enfrenta muitos desafios, sendo que na escola pública estas questões ganham
contornos de drama, pelos graves problemas do nosso sistema educacional. Com o Ensino de
Física, tem um agravante inerente á disciplina, que é a dificuldade de assimilação dos conceitos
físicos e da representação em linguagem matemática. Nesse contexto, a robótica educacional
apresenta-se como ferramenta de ensino e aprendizagem para amenizar esse problema, pois
possui forte impacto motivacional. Nesse sentido, este estudo tem como tema a robótica
educacional aplicada ao Ensino de Física e foi desenvolvido com base na teoria da Aprendizagem
Significativa de Ausubel, que é baseada na organização e integração de uma nova informação na
estrutura cognitiva do aprendiz. Assim, busca-se apoiado por aparato de pesquisa responder a
pergunta norteadora deste estudo: De que forma a utilização da robótica educacional com Arduíno
contribuirá para motivação e aprendizagem significativa das Leis de Newton na 1ª série do Ensino
Médio? Para estruturar nosso estudo, levando em conta nossa problemática e o embasamento
teórico adotado, traçamos nosso objetivo geral: analisar as contribuições da aplicabilidade da
robótica educacional com Arduíno para motivação e aprendizagem significativa das Leis de
Newton na 1ª série do Ensino Médio. Para execução da Sequência Didática, além das atividades
remotas assíncronas, realizamos 16 (dezesseis) encontros presenciais, que iniciamos com a
aplicação do pré-teste, em seguida a reprodução de projetos básicos de robótica, a montagem
e aprimoramento do robô de sumô, aplicação do pós-teste e por último a competição entre os
robôs de sumô. Isto posto, consideramos como caracterização da pesquisa uma abordagem
qualitativa, descritiva e método indutivo. Como participantes do estudo foram escolhidos alunos
da 1ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Padre Delfino, em Timon-MA. Nesta pesquisa
utilizamos como instrumentos de produção de dados: pré-teste, pós-teste e o diário de campo,
onde foram registrados os dados obtidos através da técnica de observação participante. Como
procedimentos de análise de dados utilizamos o método Análise Textual Discursiva, que se ajusta
preferencialmente com a pesquisa qualitativa. A análise dos dados apontou dificuldades dos
participantes para evoluírem dos conceitos intuitivos para os conceitos newtonianos. Porém,
entendemos que a Sequência Didática, utilizando robôs de sumô, logrou êxito pois produziu um
forte impacto motivacional na maioria dos participantes do estudo.
ABSTRACT: Teaching in Brazil faces many challenges, and in public schools these issues take on the contours
of drama, due to the serious problems of our educational system. With Physics Teaching,
there is an aggravating factor inherent to the discipline, which is the difficulty of assimilating
physical concepts and representation in mathematical language. In this context, educational
robotics presents itself as a teaching and learning tool to soften this problem, as it has a strong
motivational impact. In this sense, this study has as its theme the educational robotics applied to
physics teaching and was developed based on Ausubel’s theory of Meaningful Learning, which
is based on the organization and integration of new information in the cognitive structure of the
learner. Thus, supported by a research apparatus, it was sought to answer the guiding question
of this study: How will the use of educational robotics with Arduino contribute to motivation
and significant learning of Newton’s Laws in the 1st grade of high school? To structure our
study, taking into account our problem and the theoretical basis adopted, it was outlined our
general objective: to analyze the contributions of the applicability of educational robotics with
Arduino for motivation and meaningful learning of Newton’s Laws in the 1st grade of High
School. For the execution of the Didactic Sequence, in addition to the asynchronous remote
activities, it was held 16 (sixteen) face-to-face meetings, which started with the application of
the pre-test, then the reproduction of basic robotics projects, the assembly and improvement of
the sumo robot, the post-test and finally the competition between the sumo robots. That said, it
was considered a qualitative, descriptive and inductive method for the characterization of the
research. As study participants, students from the 1st grade of high school at Centro de Ensino
Padre Delfino, in Timon-MA, were chosen. In this research, it was used as data production
instruments: pre-test, post-test and the field diary, where the data obtained through the technique
of participant observation were recorded. As data analysis procedures, it was used the Discursive
Textual Analysis method, which is preferentially adjusted to qualitative research. Data analysis
pointed out participants’ difficulties to evolve from intuitive concepts to Newtonian concepts.
However, it was understood that the Didactic Sequence, using sumo robots, was successful
because it produced a strong motivational impact on most study participants. |
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