Repositório Institucional da UFPI

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS PONTENCIALIDADES NA MEDIAÇÃO DO CONCEITO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author GALDINO, Danilo dos Reis
dc.date.accessioned 2022-11-11T18:30:08Z
dc.date.available 2022-11-11T18:30:08Z
dc.date.issued 2022-11-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3043
dc.description Orientador: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo Examinador: Prof. Dr. Gabriel Nunes Ferreira Examinadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho Examinadora: Profa. Dra. Edina Maria de Sousa Luz pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo as Histórias em Quadrinhos como material de apoio ao professor, com o interesse de relacionar a Teoria Histórico-Cultural de Vygostky com o ensino da física, possibilitando uma aproximação entre os conceitos espontâneos (do cotidiano) e o de natureza cientifica (adquirido no ambiente escolar). Inicialmente será feito um diagnostico do atual ensino de física com professores da rede estadual e privada da cidade de Teresina, discutindo o porquê os alunos possuem tanta dificuldade de estudar a disciplina de física. Após essa analise será elaborada uma sequência didática com a utilização das Histórias em Quadrinhos com o intuito de possibilitar o ensino de Óptica Geométrica através dessa metodologia. ABSTRACT: This study has as its theme The Comic Book as a mediator of the concept of Geometric Optics in high school, with the interest of relating vygostky's Historical-Cultural Theory with the teaching of physics, enabling an approximation between spontaneous concepts (of daily life) and that of a scientific nature (acquired in the school environment). Initially, a diagnosis of the current physics teaching will be made in a public school in Teresina discussing why students have so much difficulty studying physics. After this analysis will be elaborated a History in Comic that will enable the teaching of Geometric Optics and will be applied in the classroom with the students. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teoria histórico-cultural - Vygotsky pt_BR
dc.subject Optica geométrica pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Historical-cultural theory pt_BR
dc.subject Geometrical optics pt_BR
dc.subject Physics pt_BR
dc.title AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS PONTENCIALIDADES NA MEDIAÇÃO DO CONCEITO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account