dc.contributor.author |
GALDINO, Danilo dos Reis |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-11T18:30:08Z |
|
dc.date.available |
2022-11-11T18:30:08Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-11 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/3043 |
|
dc.description |
Orientador: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo
Examinador: Prof. Dr. Gabriel Nunes Ferreira
Examinadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques
Examinador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho
Examinadora: Profa. Dra. Edina Maria de Sousa Luz |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo as Histórias em Quadrinhos como material de apoio ao professor, com o interesse de relacionar a Teoria Histórico-Cultural de Vygostky com o ensino da física, possibilitando uma aproximação entre os conceitos espontâneos (do cotidiano) e o de natureza cientifica (adquirido no ambiente escolar). Inicialmente será feito um diagnostico do atual ensino de física com professores da rede estadual e privada da cidade de Teresina, discutindo o porquê os alunos possuem tanta dificuldade de estudar a disciplina de física. Após essa analise será elaborada uma sequência didática com a utilização das Histórias em Quadrinhos com o intuito de possibilitar o ensino de Óptica Geométrica através dessa metodologia.
ABSTRACT: This study has as its theme The Comic Book as a mediator of the concept of Geometric Optics in high school, with the interest of relating vygostky's Historical-Cultural Theory with the teaching of physics, enabling an approximation between spontaneous concepts (of daily life) and that of a scientific nature (acquired in the school environment). Initially, a diagnosis of the current physics teaching will be made in a public school in Teresina discussing why students have so much difficulty studying physics. After this analysis will be elaborated a History in Comic that will enable the teaching of Geometric Optics and will be applied in the classroom with the students. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria histórico-cultural - Vygotsky |
pt_BR |
dc.subject |
Optica geométrica |
pt_BR |
dc.subject |
Física |
pt_BR |
dc.subject |
Historical-cultural theory |
pt_BR |
dc.subject |
Geometrical optics |
pt_BR |
dc.subject |
Physics |
pt_BR |
dc.title |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS PONTENCIALIDADES NA MEDIAÇÃO DO CONCEITO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO |
pt_BR |
dc.type |
Preprint |
pt_BR |