Repositório Institucional da UFPI

CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE VERTEBRADOS SILVESTRES TERRESTRES EM UM GRADIENTE DE URBANIZAÇÃO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FERREIRA, Letícia Sousa dos Santos
dc.date.accessioned 2022-10-26T16:01:22Z
dc.date.available 2022-10-26T16:01:22Z
dc.date.issued 2022-10-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3011
dc.description Orientador: Prof. Dr. Wedson de Medeiros Silva Souto Coorientadora: Profa. Dra. Patrícia Maria Martins Nápolis Examinador externo: Prof. Prof. Dr. Felipe Silva Ferreira (UNIVASF) Examinadora interna: Profa. Dra. Clarissa Gomes Reis Lopes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As interações dos humanos com a natureza resultaram, sobretudo, em alterações negativas na biodiversidade. Ter conhecimento da fauna silvestre, portanto, torna-se relevante para traçar estratégias educacionais pautadas na conservação. Mediante isso, este trabalho tem por objetivos: (I) realizar revisão sistemática da produção científica acerca do conhecimento e/ou atitudes de estudantes sobre os vertebrados terrestres no Brasil; e (II) registrar o conhecimento de vertebrados silvestres entre estudantes de ensino médio em função de um gradiente de urbanização. Esta dissertação está organizada em dois capítulos. O capítulo 1 contempla o primeiro objetivo no qual compilamos 63 trabalhos sobre vertebrados nas plataformas Portal Periódicos da CAPES, Google Acadêmico, Web of Science e Scielo de 2005 a 2019. Pudemos categorizar os trabalhos em: I- Conhecimento (13); II- Reconhecimento (17); III- Conhecimento + Atitudes (12) e IV- Reconhecimento + Atitudes (21). Essas pesquisas difundiram-se nos seis domínios fitogeográficos, cinco regiões e 21 estados do Brasil. Um total de 257 vertebrados foi citado nas categorias I e III e 212 foram utilizados para identificação nas categorias II e IV. No capítulo 2 contemplamos o segundo objetivo, no qual aplicamos questionários semiestruturados e lista livre a 354 estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio em seis escolas públicas no município de Teresina, Piauí. Um total de 3.683 citações referentes a 180 vertebrados foi reportado. Desses, 161 espécies foram identificadas, sendo 100 nativas e 61 exóticas, pertencentes a 87 famílias. Os estudantes periurbanos citaram mais espécies, porém sem diferenças significativas (p > 0,05) para os demais grupos de estudantes. As 161 espécies corresponderam a 78 aves, 54 mamíferos, 22 répteis e seis anfíbios. Aves e mamíferos foram os grupos mais citados, com aves mais conhecidas por estudantes periurbanos e rurais. “Viu em matas” (n = 974) e mídia (n = 927) foram as fontes de conhecimento mais reportadas pelos estudantes e a aula de campo foi a sugestão mais relatada para melhorar o ensino dos vertebrados (n = 155). Recomenda-se a aplicação de estratégias de ensino mais apropriadamente direcionadas aos estudantes em realidades biogeográficas distintas, iniciando a partir de espécies nativas conhecidas pelos estudantes, com ênfase na fauna local em detrimento da exótica. ABSTRACT: Human interactions with nature have resulted, above all, in negative changes in biodiversity. Having knowledge of wild fauna, therefore, becomes relevant to outline educational strategies based on conservation. Therefore, this work aims to: (I) carry out a systematic review of scientific production about the knowledge and / or attitudes of students about terrestrial vertebrates in Brazil; and (II) record the knowledge of wild vertebrates among high school students due to an urbanization gradient. This dissertation is organized in two chapters. Chapter 1 contemplates the first objective, in which we have compiled 63 works on vertebrates on the CAPES Portal Periódicos, Google Scholar, Web of Science and Scielo platforms from 2005 to 2019. We were able to categorize the works in: I- Knowledge (13); II- Recognition (17); III- Knowledge + Attitudes (12) and IV- Recognition + Attitudes (21). These researches were disseminated in the six phytogeographic domains, five regions and 21 states in Brazil. A total of 257 vertebrates were cited in categories I and III and 212 were used for identification in categories II and IV. In chapter 2 we contemplate the second objective, in which we applied semi-structured questionnaires and free list to 354 students of the 1st, 2nd and 3rd grades of high school in six public schools in the city of Teresina, Piauí. A total of 3.683 citations for 180 vertebrates were reported. Of these, 161 species were identified, 100 native and 61 exotic, belonging to 87 families. The periurban students mentioned more species, but without significant differences (p > 0.05) for the other groups of students. The 161 species corresponded to 78 birds, 54 mammals, 22 reptiles and six amphibians. Birds and mammals were the most cited groups, with birds best known by periurban and rural students. “Saw in the woods” (n = 974) and media (n = 927) were the most reported sources of knowledge by students and the field class was the most reported suggestion for improving the teaching of vertebrates (n = 155). It is recommended to apply teaching strategies more appropriately directed to students in different biogeographic realities, starting from native species known to students, with an emphasis on local fauna at the expense of exotic. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação formal pt_BR
dc.subject Conhecimento da fauna pt_BR
dc.subject Etnozoologia pt_BR
dc.subject Formal education pt_BR
dc.subject Fauna knowledge pt_BR
dc.subject Ethnozoology pt_BR
dc.title CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE VERTEBRADOS SILVESTRES TERRESTRES EM UM GRADIENTE DE URBANIZAÇÃO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account