Repositório Institucional da UFPI

PERSONALIDADE E SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIO: o papel mediador da iniciativa de crescimento pessoal

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ROSA, Iriane do Nascimento
dc.date.accessioned 2022-10-18T13:47:52Z
dc.date.available 2022-10-18T13:47:52Z
dc.date.issued 2022-10-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2963
dc.description Orientador: Prof. Dr. Emerson Diógenes de Medeiros Examinadora interna: Profa. Dra. Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros Examinador externo: Prof. Dr. Valdiney Veloso Gouveia (UFPB) Examinador interno: Prof. Dr. Ricardo Neves Couto pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: De acordo com o levantamento realizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis em pesquisas realizadas em 2003, 2011, 2014 e 2018 estresse, ansiedade e depressão estiveram presentes na população universitária. Ademais a literatura aponta que tais sintomas são recorrentes, afetando de forma consistente a saúde mental dos alunos. A vulnerabilidade a esses sintomas pode ser explicada por diversas variáveis a qual expõe os alunos a condições de risco, dentre as variáveis mencionadas estão questões relacionadas a personalidade, bem como fatores ambientais. Recentemente Iniciativa de Crescimento Pessoal vem sendo foco de diversas pesquisas, incluído a população universitária. Este construto tem se revelado como um fator de impacto, pois há evidências associando tal construto como preditor em saúde mental. Neste sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em verificar o papel mediador de Iniciativa de Crescimentos Pessoal entre as variáveis personalidade e saúde mental em estudantes universitários que moram longe do seu núcleo afetivo e como objetivo específico verificar as evidências psicométricas da Escala de Iniciativa de crescimento pessoal II – EICP II para o contexto do estudo. Para alcançar os objetivos proposto, foram realizados três estudos, a saber: dois estudos de cunho psicométrico, a qual corresponderam ao primeiro artigo I. Participaram (N= 232) estudantes. Para este estudo objetivou verificar evidências preliminares de validade e precisão da EICP II para o contexto do estudo. Para isto, realizou-se Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os resultados apresentados pelo método de Hull indicaram a presença de um fator. Os índices indicaram ajuste adequado Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) = 0,89 e teste de esfericidade de Bartlett (120) = 1621,6 e p = 0,001. As evidências de precisão para a medida foram: alfa de Cronbach de 0,92 e ômega de McDonald de 0,91. Para o segundo estudo (N= 239) objetivou-se averiguar a adequação da estrutura fatorial e sua invariância quanto ao sexo dos participantes. Utilizou – se Análises Fatoriais Confirmatórias Categóricas (AFCC), análise de invariância e consistência interna. Os índices de ajustes indicaram bom ajuste do modelo aos dados {CFI = 0,99; TLI = 0,98 e RMSEA = 0,032 [(IC90%) = 0,015 – 0,052; p = 0,928)}. As análises de invariância da estrutura da ICP II indicaram que a estrutura é estável não havendo vieses de respostas ao instrumento para ambos os sexos. Quanto a precisão apresentou resultados satisfatório com alfa de Cronbach 0,91 e ômega de McDonald 0,78. O terceiro estudo (N=426) objetivou verificar o papel mediador da Iniciativa de crescimento pessoal nas variáveis personalidade (traço de personalidade, Big Five) e saúde mental (ansiedade, estresse e depressão) em estudantes universitários que residem longe do seu núcleo afetivo. Para este estudo os estudantes responderam o livreto contendo a escala de Iniciativa de crescimento Pessoal ICP II, DASS – 21 (depressão, ansiedade e estresse) e Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (ICGFP) e questões sociodemográficas. As análises desse estudo indicaram que ICP medeia a relação entre a variável neuroticismo e saúde mental de forma parcial. ABSTRACT: According to the survey conducted by the National Forum of Pro-Rectors of Community and Student Affairs in their research conducted in 2003, 2011 and 2014 and 2018 stress, anxiety and depression were present in the university population. In addition to the literature to the point that such symptoms are recurrent, affecting consistently the mental health of students. Vulnerability can be explained by several variables that expose students to conditions of risk, among the variables mentioned are issues related to personality as well as environmental factors. Recently, the Personal Growth Initiative has been the focus of several studies, including the university population. This construct has proven to be an impact factor, because there is evidence associating this construct as a predictor in mental health. In this sense, the objective of the research was to verify the mediating role of the Personal Growth Initiative among the personality and mental health variables in university students who live far from their affective core. To achieve the proposed objectives, three studies were conducted, namely: two psychometric studies, the first (N= 232) aimed to verify preliminary evidence of the validity and accuracy of PCI II for the study context. Exploratory Factor Analysis (EFA) was performed for this purpose. The results presented by Hull's method indicated the presence of a factor. The indices indicated adequate adjustment Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) = .89 and Bartlett's test of sphericity (120) = 1621.6 and p = .001. The evidence of accuracy for the measurement was Cronbach's alpha of 0.92 and McDonald's omega of 0.91. For the second study (N= 239), the objective was to verify the adequacy of the factor structure and its invariance regarding the gender of the participants. Categorical Confirmatory Factor Analyses (CCA), invariance analysis and internal consistency were used. The adjustment indexes indicated good fit of the model to the data {CFI = .99; TLI = .98 and RMSEA = .032 [(IC90%) = .015 - .052; p = .928)}. Analyses of invariance of the PCI II structure indicated that the structure is stable with no response bias to the instrument for both genders. As for accuracy, satisfactory results were obtained with Cronbach's alpha .91 and McDonald's omega .78. The third study (N=426) aimed to verify the mediating role of the Personal Growth Initiative in the variables personality (personality trait, Big Five) and mental health (anxiety, stress and depression) in university students living in locations far from their affective nucleus. For this study, the students answered the booklet containing the scale of Personal Growth Initiative ICP II, DASS - 21, depression, anxiety and stress and Inventory of the Five Great Factors of Personality (ICGFP) and sociodemographic questions. For this study, the analyses indicated that PCI mediates the relationship between the neuroticism variable and mental health in a partial way. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicologia - Personalidade pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Crescimento pessoal pt_BR
dc.subject Saúde mental - Universitários pt_BR
dc.subject Personality pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Mental health - University students pt_BR
dc.subject Personal growth pt_BR
dc.title PERSONALIDADE E SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIO: o papel mediador da iniciativa de crescimento pessoal pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account