Repositório Institucional da UFPI

HISTÓRIAS QUE SE CRUZAM NA EJA: as trajetórias de vida de mulheres afrodescendentes de sucesso educacional

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dc.contributor.author NERES, Efigênia Alves
dc.date.accessioned 2022-10-10T13:10:10Z
dc.date.available 2022-10-10T13:10:10Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2917
dc.description Orientador: Pós-Ph. D. Francis Musa Boakari Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora externa: Profa. Dra. Edinólia Lima Portela (UFMA) Examinadora suplente interna: Profa. Dra. Rosana Evangelista Cruz Examinadora suplente externa: Prof. Dra. Raimunda Nonata da Silva Machado (UFMA) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Na atualidade ainda permeia no imaginário social a representação negativa referente à mulher afrodescendente e aos lugares ocupados pela mesma na sociedade. Apesar desse pensamento, que às colocam como um dos grupos mais marginalizados da sociedade, em sua tripla acepção: gênero-raça-classe, há aquelas que estão conseguindo superar os desafios e alcançar a mobilidade social. Com a pesquisa “Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional” problematizamos como algumas mulheres afrodescendentes, interpretam a sua trajetória educacional, em especial sua passagem pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), e quais as implicações disso, em suas formas de organização da vida e no enfrentamento das suas dificuldades socioculturais, baseadas nas questões de gênero-raça-classe. Tem como objetivo geral: compreender a partir das Histórias de Vida de mulheres afrodescendentes, a importância das experiências escolares na EJA, como garantia do direito à educação, em suas formas de organização da vida e no enfrentamento das suas dificuldades socioculturais, baseadas nas questões de gênero-raça-classe. Estabelece como objetivos específicos: descrever as experiências de vida, que fizeram com que estas mulheres afrodescendentes percebessem a EJA como possibilidade de conclusão da escolarização básica e garantia do direito à educação; identificar na trajetória de vida de mulheres afrodescendentes, a importância da EJA, como possibilidade de sucesso educacional/profissional, frente às adversidades da vida social e escolar e caracterizar as táticas utilizadas por mulheres afrodescendentes em suas experiências na EJA, a fim de que possam alcançar o sucesso educacional/profissional, desejado por cada uma delas, de maneira singular. Fundamenta-se nos seguintes autores/as: sobre a Educação de Jovens e Adultos, enquanto direito humano e política de ação afirmativa: Moura (2003), Paiva (2009), Capucho (2012), Costa e Machado (2017), Branco (2015), Arroyo (2014; 2017) e Carreira (2014); sobre a intersecção das categorias de gênero-raça-classe na EJA: Carneiro (2005), Crenshaw (2002), Gonzáles (1980), Euclides (2017), Rocha, Batista e Boakari (2013), Gomes (2005) e Guimarães (2013) e sobre mulheres afrodescendentes de sucesso educacional: Boakari (2010; 2015; 2019), Martins (2013); Certeau (1994); Reis (2017) e Santana (2011). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, (DESLANDES; MINAYO, 2012), adotou alguns conceitos das Metodologias Feministas (CHANTLER; BURNS, 2015), especificamente o Feminismo Interseccional (CRENSHAW, 2002) e teve como método de investigação as Histórias de Vida, baseada nos estudos de Josso (2004) e Souza (2006). Para análise das informações da pesquisa, nos inspiramos na Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e Poirier, Valladon e Raybaut (1999) e utilizamos como instrumentos as Entrevistas de Histórias de Vida (REIS, 2017) e (SOUSA, 2015) e o Memorial de Formação (PRADO; CUNHA; SOLIGO, 2008). O campo geográfico foi o município de Teresina-PI e as participantes da pesquisa foram duas mulheres afrodescendentes egressas da EJA, que acessaram o Ensino Superior. O estudo evidenciou que as narrativas dessas mulheres indicam que o Brasil tem conseguido reduzir algumas de suas desigualdades históricas, por meio do acesso à educação, em especial na EJA. Há lições nas trajetórias educativas descritas, que nos mostram como essas duas mulheres utilizaram o direito a educação, como ferramenta para superar algumas dificuldades impostas pela condição de ser mulher-afrodescendente-pobre no Brasil. Essas mulheres afrodescendentes, por meio de inúmeras táticas subverteram a lógica social brasileira e ocuparam lugares que não eram comuns a elas, nem para muitas com características semelhantes e em condições parecidas. ABSTRACT: Currently, the negative representation of Afro-descendant women and the places they occupy in society still permeates the social imagination. Despite this thinking, which places them as one of the most marginalized groups in society, in its triple meaning: gender-race-class, there are those who are managing to overcome the challenges and achieve social mobility. With the research “Stories that intersect in EJA: the Life Trajectories of African Women of Educational Success” we problematize how some Afro-descendant women interpret their educational trajectory, especially their passage through Youth and Adult Education (EJA), and which the implications of this, in their ways of organizing life and in facing their socio-cultural difficulties, based on gender-race-class issues. Its general objective: to understand, from the Life Stories of Afro-descendant women, the importance of school experiences in EJA, as a guarantee of the right to education, in their ways of organizing life and in facing their sociocultural difficulties, based on questions of gender-race-class. It sets out as specific objectives: to describe life experiences, which made these Afro-descendant women perceive EJA as a possibility of completing basic schooling and guaranteeing the right to education; identify in the life trajectory of Afro-descendant women, the importance of EJA, as a possibility of educational / professional success, in the face of the adversities of social and school life and characterize the tactics used by Afro-descendant women in their experiences in EJA, so that they can achieve the educational / professional success, desired by each of them, in a unique way. It is based on the following authors: on Youth and Adult Education, as a human right and affirmative action policy: Moura (2003), Paiva (2009), Capucho (2012), Costa and Machado (2017), Branco ( 2015), Arroyo (2014; 2017) and Carreira (2014); on the intersection of gender-race-class categories in EJA: Carneiro (2005), Crenshaw (2002), Gonzáles (1980), Euclides (2017), Rocha, Batista and Boakari (2013), Gomes (2005) and Guimarães ( 2013) and on Afro-descendant women of educational success: Boakari (2010; 2015; 2019), Martins (2013); Certeau (1994); Reis (2017) and Santana (2011). This is a research with a qualitative approach, (DESLANDES; MINAYO, 2012), adopted some concepts of Feminist Methodologies (CHANTLER; BURNS, 2015), specifically the Intersectional Feminism (CRENSHAW, 2002) and had the Histories of Vida, based on the studies of Josso (2004) and Souza (2006). For analysis of the research information, we were inspired by the Content Analysis of Bardin (2011) and Poirier, Valladon and Raybaut (1999) and used as instruments the Life Story Interviews (REIS, 2017) and (SOUSA, 2015) and the Training Memorial (PRADO; CUNHA; SOLIGO, 2008). The geographic field was the municipality of Teresina-PI and the research participants were two Afro-descendant women graduated from EJA, who accessed Higher Education. The study showed that the narratives of these women indicate that Brazil has managed to reduce some of its historical inequalities, through access to education, especially in EJA. There are lessons in the educational trajectories described, which show us how these two women used the right to education, as a tool to overcome some difficulties imposed by the condition of being a poor African-descendant woman in Brazil. These Afro-descendant women, through numerous tactics, subverted Brazilian social logic and occupied places that were not common to them, nor to many with similar characteristics and in similar conditions. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos – Teresina (PI) pt_BR
dc.subject Mulheres afrodescendentes - Educação pt_BR
dc.subject Sucesso educacional pt_BR
dc.subject Women of african descent pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Educational success pt_BR
dc.title HISTÓRIAS QUE SE CRUZAM NA EJA: as trajetórias de vida de mulheres afrodescendentes de sucesso educacional pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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