Repositório Institucional da UFPI

IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E O INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE: narrativas de professoras

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dc.contributor.author CUNHA, Adriana Lima Monteiro
dc.date.accessioned 2022-10-10T12:37:53Z
dc.date.available 2022-10-10T12:37:53Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2916
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo Examinadora externa: Profa. Dra. Denise Aparecida Brito Barreto (UESB) Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto as implicações da formação inicial e o início da carreira docente e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo. O estudo parte do seguinte problema de pesquisa: Quais as implicações da formação inicial para o início de carreira de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O pressuposto é que a formação inicial tem implicações significativas na iniciação da carreira docente quando se desenvolve como espaços de diálogo entre teoria-prática e vice-versa, articula ensino-pesquisa-extensão e consolida, no campo do Estágio, a aprendizagem e a socialização dos conhecimentos, propiciando, no decorrer da prática o exercício da reflexão sobre o fazer docente. Diante da questão e do pressuposto, estabelece-se como objetivo geral: compreender as implicações da formação inicial para o início de carreira de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E tem como objetivos específicos: descrever o processo formativo dos professores egressos de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI e sua(s) relação(ções) com a prática docente; identificar como ocorreu a inserção dos professores iniciantes na docência e os conhecimentos que subsidiam seu exercício profissional; e analisar as interações entre professores iniciantes e professores experientes no início de carreira docente. A partir disso, defende a tese de que a formação inicial tem implicações significativas na iniciação da carreira docente à medida que favorece as condições reais para o crescimento acadêmico e profissional do futuro professor, sendo necessária, também, a sua implicação com a formação de maneira específica em que ele se envolva consigo, com o outro e com o início de sua carreira docente. Este trabalho fundamenta-se em García (1999), Macedo (2010), Lourau (1993) que tratam sobre as implicações da formação inicial de professores; Huberman (2007), Tardif e Raymond (2000), Pacheco e Flores (1999) que discutem o início de carreira docente. A pesquisa adota a perspectiva Etnometodológica entendida como teoria do social. Para a produção e a análise dos dados, utiliza-se dos procedimentos da observação participante, diário de campo, do dispositivo da entrevista narrativa e da técnica da análise do conteúdo. Assim, os dados apontaram que as professoras licenciadas se envolveram de algum modo com o curso de Pedagogia ou através das disciplinas, ou dos estágios, ou de atividades complementares. A pesquisa revelou, ainda, que as professoras, ao iniciarem suas atividades de sala de aula, vivenciaram o sentimento de solidão e muitos desafios no exercício profissional e buscaram superá-los mediante a mobilização de conhecimentos construídos em processo inicial de formação e do próprio conhecimento edificado ao longo da profissão, recorrendo, também, ao apoio de professores mais experientes. Portanto, a tese ratifica que a formação inicial é uma etapa importante e fundamental para o crescimento acadêmico e profissional do futuro professor, sendo imprescindível, ao longo desse processo, que o sujeito em formação se implique com todo seu percurso formativo. ABSTRACT: This research has as object the implications of the initial training and it is linked to the Post-graduation Program in Education in the research line Teaching Training and Educational Practice to the Center for the Studies of Training, Evaluation, Management and Curriculum. The study starts from the following research problem: what are the implications of the initial training for the early career of teachers who work on the beginning years of Elementary School? The assumption is that the initial training has significant complications at the beginning of early career when it is developed as dialog spaces between theory-practice and vice versa, articulate teaching-research-extension and consolidates, in the Internship field, the learning and knowledge socialization, favoring the reflection exercise on the teaching practice throughout the action. Before the issue and the assumption, it is established as a general objective: comprehend the implications of the initial training for the early career of teachers who work on the beginning years of Elementary School. And it has as specific objectives: describe the training process of the coming teachers from Pedagogy course in the Federal University of Piauí-UFPI and their relations with the teaching practice; identify how the entering of beginning teachers in teaching occured with the knowledge that supports their professional practice; analyze the interactions between beginning teachers and experienced teachers in early teaching career. From this, the thesis defended is that the initial training has significant implications in early teaching career as it favors the real conditions for the academic and professional growth of the future teacher, being also necessary, his implication with the training in a specific way which he gets involved with himself and others and his early teaching career. This work is based on García (1999), Macedo (2010), Lourau (1993) who deal with the implications of the initial training of teachers; and Huberman (2007), Tardif and Raymond (2000) Pacheco and Flores (1999) who discuss the early teaching career. The research adopts the Ethnomethodological perspective understood as social theory. For data analysis and production, it is used procedures of participant observation, field diary and the device of the narrative interview and the content technique analysis. Therefore, the data points that the teachers with degree somehow got involved with the Pedagogy course or through the subjects, or the internships, or the extra activities. The research still revealed that the teachers experienced the loneliness feeling when beginning their class activities and many challenges in the professional activity and tried to overcome them through the mobilization of knowledge built in early training process and their own knowledge developed throughout the profession, also resorting to the support of the most experienced teachers. Therefore, the thesis ratifies that the initial training is an important and essential phase for the academic and professional growth of the future teacher, being indispensable, throughout this process, that the subject in training gets involved through such a process with all his training path. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docente - Formação inicial - Implicações pt_BR
dc.subject Docente - Percurso formativo pt_BR
dc.subject Docente - Início de carreira pt_BR
dc.subject Implications of initial training pt_BR
dc.subject Training path pt_BR
dc.subject Early teaching career pt_BR
dc.title IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E O INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE: narrativas de professoras pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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