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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE

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dc.contributor.author VELOSO, Caio
dc.date.accessioned 2022-09-29T18:28:50Z
dc.date.available 2022-09-29T18:28:50Z
dc.date.issued 2022-09-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2868
dc.description Orientação: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho Examinadora externa: Profa. Dra. Emanoela Moreira Maciel (IFPI) Examinadora externa: Profa. Dra. Mariana Guelero do Valle (UFMA) Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Desenvolvimento profissional, formação e prática docente do professor de Biologia são núcleos temáticos que merecem visibilidade quando se pensa em melhorar a qualidade da Educação. Nessa perspectiva, o presente estudo parte do problema de pesquisa: como se dá o desenvolvimento profissional dos professores de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Codó no contexto da formação (inicial e continuada) e da prática docente? O objetivo geral consiste em analisar o desenvolvimento profissional dos professores de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó no contexto da formação (inicial e continuada) e da prática docente. O embasamento teórico apoia-se em autores que discutem os núcleos temáticos em análise, com destaque para Day (2001), Gatti (2016, 2019, 2020), Imbernón (2006, 2009, 2010), Mendes Sobrinho (2006, 2007, 2014), Vaillant e Marcelo (2012). Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é qualitativa narrativa (auto)biográfica, fundamentada em Brito (2010, 2021), Clandinin e Connelly (2011), Passeggi (2008) e Souza (2004, 2007, 2014), com a utilização do memorial autobiográfico e da entrevista narrativa como dispositivos para a produção de dados. Colaboraram com a investigação cinco professores de Biologia que ministram aulas em turmas de Ensino Médio Integrado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica no IFMA – Campus Codó. Os dados foram analisados com suporte na análise compreensiva-interpretativa. No tocante ao perfil dos professores colaboradores, são Licenciados em Ciências Biológicas ou Ciências com habilitação em Biologia; o tempo de atuação na docência varia de 8 a 19 anos; no IFMA, compõem a equipe docente de 6 a 12 anos; trabalham em regime de 40h ou 40h com dedicação exclusiva; possuem Mestrado e dois têm Doutorado. Quanto à caracterização da formação docente inicial e continuada, foram evidenciados pelos professores contributos e desafios. Dentre as contribuições, destacam as aprendizagens advindas dos componentes curriculares específicos da Biologia e dos conhecimentos pedagógicos provenientes das discussões sobre os fundamentos educacionais; os estágios supervisionados; oportunidades de aprofundar conhecimentos e compreender a ciência como não linear, histórica, dinâmica; e a reflexividade na e sobre a prática. Em relação às dificuldades enfrentadas, salientam a estrutura das instituições formadoras no que concerne à escassez de equipamentos e/ou reagentes laboratoriais; a necessidade de ampliar os conhecimentos referentes ao exercício profissional, assim como de contemplar os problemas enfrentados no contexto real com foco na socialização de experiências. Explicitam que a prática docente para o ensino de Biologia convém envolver as necessidades, percepções e contextos sociais dos educandos; e que as atividades propostas diversifiquem estratégias e recursos didáticos para que as aulas não se tornem acríticas e desvinculadas do cotidiano. Nessa perspectiva, à medida que o professor se desenvolve profissionalmente, por meio das atividades formativas, suas práticas melhoram, o que pode facilitar a aprendizagem, um dos objetivos da educação. Salientam ainda que os processos formativos inicial e continuado contribuem para o desenvolvimento profissional à medida que propiciam evolução e continuidade no sentido de provocar movimentos de compreensão inerentes à Biologia e às questões educacionais. Foi possível constatar que diferentes fatores concorrem para o desenvolvimento profissional do professor de Biologia e que a formação (inicial/continuada) e as experiências vivenciadas na prática docente figuram como elementos que podem contribuir para esse desenvolvimento. ABSTRACT: Biology teacher's professional development, training and teaching practice are thematic nuclei that deserve visibility when thinking about improving the quality of education. From this perspective, this study starts from the research problem: how the professional development of Biology teachers at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Codó takes place in the context of training (initial and continuing) and teaching practice? The general objective is to analyze the professional development of Biology teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão – Campus Codó in the context of training (initial and continuing) and teaching practice. The theoretical basis is supported by authors who discuss the thematic nuclei under analysis, with emphasis on Day (2001), Gatti (2016, 2019, 2020), Imbernón (2006, 2009, 2010), Mendes Sobrinho (2006, 2007, 2014), Vaillant and Marcelo (2012). As for the methodological aspects, the research is qualitative narrative (auto)biographical, based on Brito (2010, 2021), Clandinin and Connelly (2011), Passeggi (2008) and Souza (2004, 2007, 2014), using the memorial autobiographical and narrative interview as devices for data production. Five Biology professors who teach in Integrated High School classes within the scope of Professional and Technological Education at IFMA – Campus Codó collaborated with the investigation. Data were analyzed based on comprehensive-interpretative analysis. Regarding the profile of collaborating professors, they are graduates in Biological Sciences or Sciences with a degree in Biology; the length of experience in teaching varies from 8 to 19 years; at IFMA, they make up the teaching team from 6 to 12 years; work on a 40-hour or 40-hour basis with exclusive dedication; they have a Master's degree and two have a Doctorate degree. As for the characterization of initial and continuing teacher training, contributions and challenges were highlighted by the teachers. Among the contributions, they highlight the learnings arising from the specific curricular components of Biology and the pedagogical knowledge arising from discussions on educational fundamentals; supervised internships; opportunities to deepen knowledge and understand science as non-linear, historical, dynamic; and reflexivity in and about practice. Regarding the difficulties faced, they highlight the structure of educational institutions with regard to the lack of equipment and/or laboratory reagents; the need to expand knowledge related to professional practice, as well as to contemplate the problems faced in the real context with a focus on the socialization of experiences. They explain that the teaching practice for teaching Biology should involve the needs, perceptions and social contexts of students; and that the proposed activities diversify teaching strategies and resources so that the classes do not become uncritical and disconnected from everyday life. From this perspective, as the teacher develops professionally, through training activities, their practices improve, which can facilitate learning, one of the goals of education. They also point out that the initial and continued training processes contribute to professional development as they provide evolution and continuity in the sense of teasing understanding movements inherent to Biology and educational issues. Thus, it was possible to see that different factors contribute to the professional development of Biology teachers and that training (initial/continuous) and experiences in teaching practice are elements that can contribute to this development. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Biologia – Ensino pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Professional development pt_BR
dc.subject Biology teacher training pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.title DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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