Repositório Institucional da UFPI

Branding e Desenvolvimento de Identidade Visual Museu da Vila Bairro Coqueiro da Praia | Luís Correia | Piauí | Brasil

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author GUIMARÃES, Víctor Veríssimo.
dc.date.accessioned 2020-09-17T12:02:38Z
dc.date.available 2020-09-17T12:02:38Z
dc.date.issued 2020-09-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2395
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Rita de Cássia Moura Carvalho.Examinadora Interna: Profª. Drª. Áurea da Paz Pinheiro. Examinador Interno:Prof. Dr. Fernando Antonio Baptista Pereira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:A proposta deste trabalho é apresentar o percurso de construção de um espaço de natureza museal, não em seu caráter construtivo e edifício, mas sua definição, uma identidade institucional visual, que estruture simbolicamente o posicionamento de gestão das atividades do espaço sobre sua comunidade de interesse. Para o caso, estamos tratando do Museu da Vila, localizado no a 10km do centro da cidade de Luís Correia, no Piauí-BR. O Bairro Coqueiro da Praia assume uma indentidade particular para a construção de um espaço museológico não apenas pela beleza paisagística natural e seu potencial turístico, mas principalmente pelas relações socioculturais e simbólicas que permitiram a sobrevivência e permanência de uma comunidade baseada na coleta e na pesca. Nesse sentido, observa-se nesse lugar um conjunto de hábitos tradicionais, relações e saberes peculiares que ao longo do tempo, em meio as transformações urbanas, econômicas e políticas se tornaram fragilizados, o que serviu para o desenvolvimento de exigências museais desde a instalação de um núcleo projeto MUDE (Rede de Museus de Território do Delta Do Parnaíba), pelo mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí. A proposição do Museu da Vila, envolve de forma essencial a Museologia Social, uma modalidade de prática museal derivada da Nova Museologia que extrapola o padrão tradicional de uma instituição entre paredes e envolve o seu território e que delineia o estabelecimento de um museu integral que proporciona a comunidade uma visão conjectural do seu meio material e cultural. A vocação para um Museu dá a partir da provocação do que é ser um indivíduo de cultura tradicional, e da compreensão de que viver na subsistência da vida mar acima ou mar abaixo traz experiências afetivas e intelectuais que merecem ser anunciadas, refletidas e ressignificados. É necessário promover esse tipo de espaço para facilitar a compreensão da participação que a comunidade pesqueira teve e tem na formação do território do Bairro Coqueiro, bem como observar seus aspectos ocultos ou silenciados pelo apelo turístico, tão evidenciado na região. Em toda a costa brasileira existem comunidades tradicionais com os mais variados costumes e identidades que tem suas relações baseadas na cultura pesqueira que não merecem ser ignoradas e esquecidas. A participação desse grupo de tradição na constituição do Bairro do Coqueiro da Praia em Luís Correia (PI), todavia, é única, logo, um espaço institucional que se proponha revelar as peculiaridades locais precisa de um elemento específico de identificação e diferenciação. Para o momento, nesse sentido, foi obrigatório criar um meio de comunicação (marca) que seja capaz de contribuir de forma eficaz no reconhecimento tanto do centro de interpretação quanto de seus espaços, bem como a construção de uma estratégia de comunicação (branding) que promova vantagens competitivas de mercado quanto ao consumo de serviços, cultura e arte e sua notoriedade. Neste contexto, esse trabalho trata do processo de construção da identidade visual do museu da Vila na defesa e apresentação das referencias da identidade local do Bairro Coqueiro da Praia em Luís Correia. ABSTRACT:The purpose of this work is to present the construction of a space of a museum nature, not in its constructive character and building, but its definition, a visual institutional identity, that symbolically structures the management position of space activities over its community of interest . For the case, we are dealing with the Museu da Vila, located at 10km from the center of the city of Luís Correia, in Piauí-BR. The Coqueiro da Praia neighborhood assumes particular indignity for the construction of a museum space not only for its natural beauty and tourism potential, but mainly for the socio-cultural and symbolic relations that allowed the survival and permanence of a community based on collection and fishing. In this sense, we observe a set of traditional habits, relations and peculiar knowledge that over time, amid the urban, economic and political transformations have become fragile, which has served to develop museum requirements since the installation of a nucleus project MUDE (Network of Territory Museums of the Delta Do Parnaíba), by the Masters in Arts, Heritage and Museology of the Federal University of Piauí. The proposal of the Museu da Vila, essentially involves Social Museology, a modality of museum practice derived from New Museology that extrapolates the traditional pattern of an institution between walls and surrounds its territory and which delineates the establishment of a comprehensive museum that provides the community a conjectural view of their material and cultural milieu. The vocation for a Museum gives from the provocation of what it is to be an individual of traditional culture, and of the understanding that living in the subsistence of life above sea or sea below brings emotional and intellectual experiences that deserve to be announced, reflected and redefined. It is necessary to promote this type of space to facilitate the understanding of the participation that the fishing community had and has in the formation of the territory of the Coqueiro Neighborhood, as well as to observe its aspects hidden or silenced by the tourist appeal, so evidenced in the region. All along the Brazilian coast there are traditional communities with the most varied customs and identities that have their relationships based on the fishing culture that do not deserve to be ignored and forgotten. The participation of this group of tradition in the constitution of the Coqueiro da Praia neighborhood in Luís Correia (PI), however, is unique, so an institutional space that proposes to reveal the local peculiarities needs a specific element of identification and differentiation. For that moment, it was necessary to create a means of communication (brand) that is capable of contributing effectively to the recognition of both the interpretation center and its spaces, as well as the construction of a communication strategy (branding) that promote competitive market advantages in terms of the consumption of services, culture and art and its notoriety. In this context, this work deals with the process of constructing the visual identity of the Vila’s museum in the defense and presentation of the references of the local identity of the Coqueiro da Praia neighborhood in Luís Correia. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Branding pt_BR
dc.subject Museu da Vila pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Piauí pt_BR
dc.title Branding e Desenvolvimento de Identidade Visual Museu da Vila Bairro Coqueiro da Praia | Luís Correia | Piauí | Brasil pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account