Abstract:
RESUMO:O presente estudo se propõe a refletir sobre o processo de construção da bailarina
de dança do ventre em Teresina, tendo em vista os elementos que se tornam
importantes nesse percurso. Desta forma, o estudo versa, fundamentalmente, sobre
a análise das práticas, discursos e representações na busca pela legitimidade na
dança do ventre desenvolvida no Espaço Farah de Dança Árabe em referência aos
grandes centros, a cidade de São Paulo no Brasil e o Egito. Nesse sentido, com o
intuito de uma melhor compreensão dessa prática faz-se importante uma reflexão
acerca do conjunto de princípios e referências nos quais as bailarinas se apoiam
para legitimar a sua própria prática de dança do ventre como o “modo correto”, em
detrimento de outros modelos. A construção desse trabalho foi realizada a partir da
observação das vivências e narrativas das minhas interlocutoras que me permitiram
conhecer o cotidiano da dança do ventre. Assim, o foco etnográfico desta pesquisa
está no processo de construção da bailarina de dança do ventre em Teresina,
sobretudo no Espaço Farah de Dança Árabe lócus desta pesquisa, através das
experiências dos sujeitos ocupantes desse espaço.
ABSTRACT:This study aims to reflect on the process of building the belly dancer in Teresina, considering
the elements that become important in this course. Thus, the study is fundamentally about the
analysis of practices, discourses and representations in the search for legitimacy in belly
dance developed in the Espaço Farah de Dança Árabe in reference to the major centers, the
city of São Paulo in Brazil and Egypt. In this sense, in order to better understand this practice,
it is important to reflect on the set of principles and references on which the dancers rely to
legitimize their own practice of belly dancing as the “right way”, to the detriment of from
other models. The construction of this work was performed from the observation of the
experiences and narratives of my interlocutors that allowed me to know the daily belly dance.
Thus, the ethnographic focus of this research is on the process of building the belly dancer in
Teresina, especially in the Espaço Farah de Dança Árabe locus of this research, through the
experiences of the subjects occupying this space.