Repositório Institucional da UFPI

EU ME DESENVOLVO, TU TE DESENVOLVES, NÓS NOS DESENVOLVEMOS: o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ARAUJO, Francisco Antonio Machado
dc.date.accessioned 2020-02-10T21:47:05Z
dc.date.available 2020-02-10T21:47:05Z
dc.date.issued 2020-02-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1981
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho Avaliadora interna: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Avaliadora interna: Profa .Dra. Cristiane de Sousa Moura Teixeira Avaliadora externa: Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa Avaliadora externa: Profa. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina Avaliadora externa: Profa. Dra. Silvia Maria Costa Barbosa Avaliador externo: Prof. Dr. Neuton Alves de Araujo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esta produção acadêmica tem como objeto de investigação o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação. Para o desenvolvimento da investigação, utilizaram-se como base epistemológica as leis, categorias e princípios do Materialismo Histórico Dialético, por meio das contribuições de Marx (1974; 1978; 1988; 2011; 2013), Marx e Engels (1993; 2007), Engels (1979; 2015), Afanasiev (1985), Burlatski (1987), Cheptulin (2004), Kopnin (1972; 1978), Konstantinov (1974), Krapívine (1984;1986), Lefebvre (1991), Lenine (1946), Kosik (1976), Podossetnik e Yakhot (1967), Politzer (1970), Hahn e Kosing (1983), Lukács (1979), Viera Pinto (1985), Netto (2009), dentreoutros. Fundamentou-se nas discussões sobre as categorias Sentido e Significado, Vivências e Atividade, as apropriações de Vigotski (1999; 2000; 2001; 2009; 2010; 201; 2018), Jerebtsov (2014), Leontiev (1980; 1978), Luria (1979; 1988), Pino (2000), Duarte (2001; 2004), Asbah (2014), Toassa (2010; 2011), Martins (2011), Minick (2011), Karabanova (2010), Meshcheryakov (2010), Facci; Tuleski; Barroco (2009), dentre outros. Em Karabanova (2010), Chaiklin (2011), Kravtsov (2014), Veresov (2017) e Mok (2017), desenvolveram-se apropriações sobre o conceito de Situação social de desenvolvimento. Nos aportes teóricos relacionados à docência do ensino superior, utilizou-se Almeida (2012), Cunha (2006), Franco e Pimenta (2012), Anastasiou (2014), Gatti (1987, 2013), Isaia e Bolzan (2003, 2008, 2009), dentre outros. Desenvolveu-se revisão de literatura sobre o conceito de desenvolvimento profissional (DAY, 2001; GARCIA, 1999; NÓVOA, 1992; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009; MOREIRA, 2010; SÁ-CHAVES, 1997), teses cujo objeto de investigação foi o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior (MUSSI, 2007; PRYJMA, 2009; FELDEN, 2013; JUNGES, 2013; DEBALD, 2014; BRATTI, 2015; MATOS, 2015; SELBACH, 2015). A tese central da investigação foi: Pela mediação das vivências do professor do ensino superior, no estudo realizado na Pós-graduação em Educação, o ser pesquisador e ser professor constitui uma unidade dialética que medeia as maneiras de pensar, sentir e agir do professor em suas relações pessoais, profissionais e institucionais, caracterizando seu desenvolvimento profissional. Definiu-se como objetivo geral: Investigar o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação. O desenvolvimento do objetivo geral motivou os objetivos específicos: a) Analisar as particularidades das motivações do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação; b) Examinar as significações produzidas pelo professor do ensino superior sobre as ações realizadas no estudo desenvolvido na Pós-graduação em Educação que se constituíram em vivências; c) Discutir as significações do desenvolvimento profissional que foram produzidas pelo professor do ensino superior sobre suas vivências no estudo desenvolvido na Pós-graduação em Educação. Na produção e análise dos dados, desenvolveu-se a Metodologia Hodos Dialético. Sobre os resultados, considerou-se que: As motivações relacionavam-se às significações do estudo como processo formativo para o desenvolvimento da atividade docente no ensino superior, originadas das vivências dos professores na educação básica e ensino superior. As principais ações que se constituíram em vivências foram: disciplinas, leituras, participação em eventos, grupo de estudos, relação com outros pares, e produção científica. As particularidades dessas ações relacionaram-se aos sentidos produzidos sobre o estudo e suas relações com os fins imediatos de cada ação. Essas particularidades tinham em comum a finalidade de formação do pesquisador. Em relação às significações do desenvolvimento profissional, evidenciou-se a consolidação da situação social de desenvolvimento profissional gestada no estudo e os indicativos de nova qualidade, cuja propriedade principal, representou-se na unidade dialética ser pesquisador e ser professor. ABSTRACT This academic production has as its object of investigation the professional development of the higher education teacher who experienced studies in the Postgraduate Education. For the development of the research, the laws, categories and principles of Dialectical Historical Materialism were used as epistemological basis, through the contributions of Marx (1974; 1978; 1988; 2011; 2013), Marx and Engels (1993; 2007), Engels (1979; 2015), Afanasiev (1985), Burlatski (1987), Cheptulin (2004), Kopnin (1972; 1978), Konstantinov (1974), Krapivine (1984; 1986), Lefebvre (1991), Lenine (1946) , Kosik (1976), Podossetnik and Yakhot (1967), Politzer (1970), Hahn and Kosing (1983), Lukács (1979), Viera Pinto (1985), Netto (2009), among others. It was based on the discussions about the categories Meaning and Meaning, Experiences and Activity, the appropriations of Vigotski (1999; 2000; 2001; 2009; 2010; 201; 2018), Jerebtsov (2014), Leontiev (1980; 1978), Luria ( 1979; 1988), Pino (2000), Duarte (2001; 2004), Asbah (2014), Toassa (2010; 2011), Martins (2011), Minick (2011), Karabanova (2010), Meshcheryakov (2010), Facci ; Tuleski; Baroque (2009), among others. In Karabanova (2010), Chaiklin (2011), Kravtsov (2014), Veresov (2017) and Mok (2017), appropriations were developed on the concept of social situation of development. In the theoretical contributions related to higher education teaching, we used Almeida (2012), Cunha (2006), Franco and Pimenta (2012), Anastasiou (2014), Gatti (1987, 2013), Isaia and Bolzan (2003,2008, 2009), among others. A literature review on the concept of professional development was developed (DAY, 2001; GARCIA, 1999; NÓVOA, 1992; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009; MOREIRA, 2010; SÁ-CHAVES, 1997), theses whose object of investigation was development. higher education teacher professional (MUSSI, 2007; PRYJMA, 2009; FELDEN, 2013; JUNGES, 2013; DEBALD, 2014; BRATTI, 2015; MATOS, 2015; SELBACH, 2015). The main thesis of the research was: Through the mediation of the experiences of the highereducation teacher, in the study carried out in the Postgraduate Education, the being a researcher and being a teacher constitutes a dialectical unit that mediates the ways of thinking, feeling and acting of the teacher in his personal, professional and institutional relationships, characterizing his professional development. It was defined as general objective: To investigate the professional development of the teacher of higher education who experienced studies in the Graduate in Education. The development of the general objective motivated the specific objectives: a) To analyze the particularities of the motivations of the higher education teacher who experienced studies in the Graduate Education; b) Examine the meanings produced by the higher education teacher about the actions carried out in the study developed in the Postgraduate Education that were experiences; c) Discuss the meanings of professional development that were produced by the higher education teacher about their experiences in the study developed in the Postgraduate in Education. In the production and analysis of data, the Hodos Dialectic Methodology was developed. About the results, it was considered that: The motivations were related to the study meanings as a formative process for the development of teaching activity in higher education, originated from the experiences of teachers in basic and higher education. The main actions that were constituted in experiences were: disciplines, readings, participation in events, study group, relationship with other peers, and scientific production. The particularities of these actions were related to the meanings produced about the study and their relations with the immediate ends of each action. These particularities had in common the purpose of training the researcher. Regarding the meanings of professional development, it was evidenced the consolidation of the social situation of professional development gestated in the study and the indicative of new quality, whose main property was represented in the dialectic unit being a researcher and being a teacher. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Professores universitários - formação pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Professional development pt_BR
dc.subject University teachers - training pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.title EU ME DESENVOLVO, TU TE DESENVOLVES, NÓS NOS DESENVOLVEMOS: o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account