Repositório Institucional da UFPI

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PERSPECTIVAS DE EMPREGO: uma análise comparativa dos programas de educação profissional do IFPI e do SENAC

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ARAÚJO, Francisco Ivan Assis de
dc.date.accessioned 2019-12-12T18:44:31Z
dc.date.available 2019-12-12T18:44:31Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1953
dc.description Orientador: Prof. DR. Cleber de Deus Pereira da Silva Avaliador interno: Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos Avaliador externo: Profa. Dra. Deborah Dettman Matos pt_BR
dc.description.abstract RESUMO No mundo globalizado, percebemos que as relações sociais e econômicas são dinâ- micas, sempre proporcionando novas formas de perceber e participar do processo de construção da sociedade. Desta forma, a Educação tem um papel importante nessa dinâmica, que deve sempre, como transmissora da herança cultural, estar em consonância com a Formação Profissional. Neste sentido, a vida economicamente ativa é um fator primordial para o desenvolvimento do bem-estar social e da constru- ção de uma nação forte e competitiva. Logo, o emprego sem carteira assinada não contribui de forma efetiva para a dignidade humana, e muito menos para a expansão econômica do Estado. Portanto, a presente dissertação tem como objeto A Educa- ção Profissional e Perspectivas de Emprego: uma análise comparativa dos progra mas de Educação Profissional do IFPI e do Senac, de 2014 a 2018. Em vista disso, o problema investigado é: a Formação Profissional, através dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contribuiu para a empregabilidade dos egressos, com vistas a sua alocação no mercado de trabalho formal? O objetivo desta dissertação é analisar o desempenho da Formação Profissional nos cursos técnicos ofertados pelo IFPI e pelo Senac, numa perspectiva comparada, tomando por base a ocupação empregatícia dos egressos dessas instituições na população economicamente ativa. A pesquisa foi de cunho quanti-qualitativa, com enfoque na pesquisa documental e de campo. Para a coleta de dados, utilizou-se como suporte os Bancos de dados do IFPI (SIE-E Serviço de Integração, Estágio, Egresso e Em prego - 2018) e do Senac (Banco de Oportunidades), tendo como foco o emprego formal. A análise de dados foi realizada alicerçada na Análise de Conteúdo de Bar din (2011) e na Estatística Descritiva de Agresti (2012). A mesma foi fundamentada em Marshall (1967), Manfredi (2002), Nunes (2010), Rua (1997), Marques (2013), Ribeiro (2014) e Bizberg (2014). ABSTRACT In the globalized world we realize that social and economic relations are dynamic, providing new ways of perceiving and participating in the process of building society. In this way, Education plays an important and dynamic role, which must always, as a transmitter of cultural heritage, be in line with Vocational Training. In this sense, eco nomically active life is a prime factor for the development of social welfare and the building of a strong and competitive nation. Therefore, employment without a formal contract does not contribute effectively to human dignity, much less to the economic expansion of the state. Therefore, the present discourse has as its object Profes sional Education and Employment Perspectives: a comparative analysis of the Pro fessional Education programs of IFPI and SENAC from 2014 to 2018. In view of this, the problem investigated is: Vocational Training, through the technical courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí - IFPI and of the Na tional Service of Commercial Learning - SENAC, contributed to the employability of graduates with their allocation in the formal labor market? The objective of this dis sertation is to analyze the performance of Vocational Training, the technical courses offered by the IFPI and SENAC, in a comparative perspective, based on the em ployment occupation of the graduates of these institutions in the economically active population. The research was quantitative qualitative, focusing on documentary and field research. For the data collection, the IFPI Data Banks (SIE-E Integration, Intern ship, Employment and Employment Service 2018 and SENAC Banco de Oportuni dades) were used as support, focusing on formal employment. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis (2011) and Agresti's Descriptive Statistics (2012). It was based on Marshall (1967), Manfredi (2002), Nunes (2010), Street (1997), Marques (2013), Ribeiro (2014) and Bizberg (2014). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação profissional - aspectos sociais pt_BR
dc.subject Emprego - políticas públicas pt_BR
dc.subject Vocational Education - Social Aspects pt_BR
dc.subject Employment - public policies pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PERSPECTIVAS DE EMPREGO: uma análise comparativa dos programas de educação profissional do IFPI e do SENAC pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account