Repositório Institucional da UFPI

O QUE SE TRANSCRIA NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA COM ALEGRIA: LUGARES, EXPERIÊNCIAS E SABERES DE JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Mayara Danyelle Rodrigues de
dc.date.accessioned 2019-11-07T20:08:39Z
dc.date.available 2019-11-07T20:08:39Z
dc.date.issued 2019-11-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1938
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad Avaliadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Avaliador externo: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A presente pesquisa foi realizada sobre a Formação em Pedagogia na relação com a alegria. Teve como objetivo geral analisar como os jovens discentes transcriam a Formação em Pedagogia na UFPI na relação com a alegria de modo a reconhecer e valorizar seus lugares, suas experiências e seus saberes. As questões norteadoras desse estudo foram: quais são os conceitos de Formação em Pedagogia produzidos pelos jovens discentes da UFPI na relação com a alegria? Quais são os problemas de Formação em Pedagogia na relação com a alegria que mobilizam os jovens discentes? Como reconhecer e valorizar lugares, experiências e saberes que potencializam os jovens discentes na Formação em Pedagogia da UFPI na relação com a alegria? A abordagem qualitativa da Sociopoética, baseada em Gauthier (1999, 2004, 2012), Adad (2011a, 2011b), Santos (2013, 2014), ocorreu, inicialmente, com a formação do grupo-pesquisador composto pela pesquisadora e por seis jovens discentes do curso de Pedagogia da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina-PI. Os dados foram produzidos por meio da técnica “Lugares de Formação em Pedagogia na relação com a Bagunça Gomelada” – metáfora criada pelo grupo-pesquisador para a desconstrução das ideias ou dos conceitos prontos sobre a alegria. A análise dos dados ocorreu por meio da análise classificatória dos relatos produzidos, os quais foram separados por categorias identificadas no discurso do grupo. Os estudos transversais apresentam o entendimento do pensamento heterogêneo do grupo-pesquisador como o de um único pensador que transversaliza as categorias mapeadas, mostrando a variedade de modos de pensá-las, ao trazerem os impedimentos da Formação em Pedagogia com alegria, quais sejam: a Pedagogia não sai do seu quadrado e a pressão vivenciada pelos discentes na Universidade. A Formação em Pedagogia no quadrado e a academização como problema: recebe o que os fazem frágeis, apontando modos de vivê-la na invenção de si e de mundos. Acolhe a Formação em Pedagogia no quadrado e cria em oposição o confeto de Formação-acolhimento em Pedagogia que é a formação em que dentro do acolhimento há Bagunça Gomelada. Visualiza a alegria no movimento de transcriação do grupo ao criar linhas de fugas para vivenciar a Formação em Pedagogia com Bagunça Gomelada em lugares, experiências e saberes que os levaram a transcriar a formação-corpo dissolvente diluída na diferença e na diversidade encontrada na formação entre as Pessoas-Bagunça-Gomelada – marcadores constantes desses lugares que afirmam a diferença na formação. A alegria estava dissolvida nos lugares, nas experiências e nos saberes que fizeram os jovens discentes transcriar – transversalização como diferenciação na tecedura de um devir minoritário que borra as fronteiras do instituído ao sair do quadrado da formação permitindo se diluir em outros lugares de Formação, tais como: Anfiteatro-Formação em Pedagogia Gomelada; Caminho-RU-Formação em Pedagogia Gomelada; Cama-elástica-Formação em Pedagogia; Mesão-CCE-Formação em Pedagogia Gomelada; Lugar 0015 da formação. Portanto, na transcriação sociopoética, os jovens discentes produziram conceitos heterogêneos de Formação em Pedagogia na relação com a alegria que, transversalidados, problematizam múltiplos lugares, experiências e saberes que os atravessam e mobilizam nesta formação. ABSTRACT The present research was conducted about the relation between Pedagogy Training and joy. It has as general objective analyzing how young teachers transcreate the Pedagogy Training at UFPI in relation to joy as manner to recognize and value their places, experiences and knowledge. The study guiding questions were: which are the concepts of Pedagogy Training produced by the young students at UFPI in their relation to Joy? Which are the problems of Pedagogy Training in its relation to joy that mobilize young students? How recognizing and valuing places, experiences and knowledge that potentiate young Pedagogy Training students at UFPI in their relation with joy? The Sociopoetics qualitative approach based on Gauthier (1999, 2004, 2012), Adad (2011a, 2011b), Santos (2013, 2014), took place firstly with the formation of the reseacher-group composed by the researcher and six young students from the Pedagogy Course from UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina-PI. The data were produced by the technique “Places of Pedagogy Training in the relation to Bagunça Gomelada” - a metaphor created by the reseacher-group to the deconstruction of ready-made ideas or conceptions about joy. The data analysis was performed through a classificatory analysis of the produced reports, which were separated into categories identified in the group speech. The cross studies show the understanding of the heterogeneous thinking of the reseacher-group as that of a single thinker that transversalizes the identified categories, showing a variety of ways of thinking them, by exposing the impediments of Pedagogy Training with joy, namely: Pedagogy doesn’t leave its framework and the pressure experienced by students at university. The Pedagogy Training in the framework and the academy as an issue: receives what makes them fragile, pointing ways of living it in the invention of itself and of worlds. It welcomes the Pedagogy Training in the framework and creates in opposition the Confeto of Host-Training in Pedagogy that is the training in which inside the host there is Bagunça Gomelada. It visualizes the joy in the transcriber movement of the group by creating escape lines to experience the Pedagogical Training with Bagunça Gomelada in places, experiences and knowledge that led them to transcreate a dissolvent body-formation diluted in the difference and diversity found in the training between the People-Bagunça-Gomelada - constant markers of these places that affirm the difference in training. The joy was dissolved in the places, in the experiences and in the knowledge that made the young students transcreate - transversalization as differentiation in the weaving of a minority becoming that blur the borders of what is instituted when leaving the framework of the training allowing to be diluted in other places of Training, such as: Training-Amphitheater in Gomelada Pedagogy; Training-RU-Path in Gomelada Pedagogy; Training-Elastic-Bed in Pedagogy; Training-Mesão-CCE in Gomelada Pedagogy; Training Place 0015. Therefore, in the sociopoetic transcription, the young students produced heterogeneous concepts of Pedagogical Training in relation to the joy that, cross-disciplined, problematize multiple places, experiences and knowledge that cross them and mobilize in this training. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professores - formação profissional pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Sociopoética pt_BR
dc.subject Teachers - vocational training pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Sociopoetic pt_BR
dc.title O QUE SE TRANSCRIA NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA COM ALEGRIA: LUGARES, EXPERIÊNCIAS E SABERES DE JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ pt_BR
dc.type Other pt_BR


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