Repositório Institucional da UFPI

ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM TERESINA/PIAUÍ: de que realidade estamos falando?

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Ana Beatriz Ribeiro dos
dc.date.accessioned 2019-09-10T13:22:24Z
dc.date.available 2019-09-10T13:22:24Z
dc.date.issued 2019-09-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1877
dc.description Orientador: Prof. Dr. Raimundo Leonilde de Araújo. Examinadora interna: Profa. Dra. Mugiany Oliveira Brito Protela. Examinadora externa: Profa. Dra. Cristina Maria Costa Leite(UNB). Examinadora externa: Profa. Dra. Maria Luzineide Gomes(UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A disciplina Geografia compõe o conjunto de disciplinas da estrutura curricular do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Nesse sentido, é de fundamental importância no desenvolvimento de habilidades e competências como observar, analisar, interpretar e pensar criticamente as transformações cotidianas e a dinâmica do espaço geográfico. O Ensino de Geografia na Escola de Tempo Integral contribui para a organização do currículo e articulação de conhecimentos a partir de abordagens interdisciplinares como meio de compreender o conhecimento de forma ampla. O objetivo geral foi analisar o Ensino de Geografia em escolas de Tempo Integral na cidade de Teresina, Piauí, considerando as concepções de docentes das escolas escolhidas para a pesquisa. Os objetivos específicos foram: (a) identificar as práticas de Ensino de Geografia nas escolas de Ensino em Tempo Integral; (b) discutir a concepção de participantes envolvidos (docentes), no sentido de compreender como o Ensino de Geografia é abordado na escola de tempo integral; (c) sugerir metodologias que despertem a aplicação de práticas interdisciplinares nas escolas de tempo integral com vista ao Ensino de Geografia. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em Cavalcanti (2003), Callai (2006), Vesentini (2004), Castrogiovanni (2007), Esquinsani (2016), Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Libâneo (2014), Moll (2012) , Cavaliere (2002), entre outros. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola por Gerência Regional de Educação (GRE), totalizando 4 escolas , sigiladas com letras do alfabeto: 4º GRE Centro-Norte (Escola A); 19º GRE Sul (Escola B); 20º GRE Nordeste (Escola C) e 21º GRE Sudeste (Escola D), a partir de aplicação de entrevistas com docentes. Na interpretação dos resultados, optou-se pelo uso de quadros para ressaltar a fala dos entrevistados e figuras (Nuvens de Palavras). O site utilizado para a criação da s figuras foi o wordclouds.com, o qual permite criar nuvens de palavras, o que resulta em diversas formas e imagens para enriquecer a discussão das informações obtidas a partir das entrevistas. Concluiu-se que permanecer mais tempo na escola não é a solução para melhorar a qualidade do Ensino de Geografia, pois a mesma carga horária planejada na escola de ensino médio regular também é pensada para a escola de tempo integral . O Ensino de Geografia pode ser aperfeiçoado nas Escolas de Tempo Integral com a contribuição do Ensino de Geografia, além de explorar outros conteúdos e metodologias de Ensino. ABSTRACT: The Geography discipline composes the set of disciplines of the curricular structure of Elementary School II and High School. In this sense, it’s of fundamental importance in the development of skills and competences as observing, analyzing, interpreting and thinking critically the daily transformations and the dynamics of the geographical space. Teaching Geography in the Integral School contributes to the organization of curriculum and articulation of knowledge from interdisciplinary approaches as a means to comprehend knowledge in a broad way. The general objective was to analyze the teaching of Geography in full-time schools in the city of Teresina, Piauí, considering the conceptions of teachers of the schools chosen for the research. The specific objectives were: (a) identify the practices of Geography Teaching in the Schools of Integral Education; (b) discuss the conception of participants involved (teachers) in order to understand how Geography Teaching is approached in full-time school; (c) suggest methodologies that encourage the application of interdisciplinary practices in full-time schools with a view to Geography teaching. The theoretical assumptions are based on Cavalcanti (2003), Callai (2006), Vesentini (2004), Castrogiovanni (2007), Esquinsani (2016), Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Libâneo ), Cavaliere (2002), among others. The empirical research was carried out in a school by Regional Education Management (GRE), totaling 4 schools, with letters of the alphabet: 4th GRE North-Center (School A); 19th GRE South (School B); 20º GRE Northeast (School C) and 21st GRE Southeast (School D), considering the application of interviews with teachers. In the interpretation of the results, we opted for the use of pictures to emphasize the speech of the interviewees and figures (Word Clouds). The site used for the creation of the figures was wordclouds.com, which allows to create clouds of words, which results in several forms and images to enrich the discussion of the information obtained from the interviews. It was concluded that staying longer in school is not the solution to improve the quality of Geography teaching, because the same planned workload in regular high school is also designed for full-time school. The Geography teaching can be improved in the full-time schools with the contribution of the Geography teaching, in addition to exploring other contents and methodologies of teaching. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escola de Tempo Integral pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Full-time school pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.title ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM TERESINA/PIAUÍ: de que realidade estamos falando? pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account