Repositório Institucional da UFPI

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: formação de professores e prática educativa

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MELO, Raimunda Alves
dc.date.accessioned 2019-07-04T12:28:53Z
dc.date.available 2019-07-04T12:28:53Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1865
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Dalva França Carvalho. Examinadora Interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura. Examinadora Interna: Prafa. Dra. Jane Bezerra de Souza. Examinadora Externa: Profa. Dra. Lucineide Barros Medeiros (UESPI). Examinador Externo: Prof. Dr. Damián Sanchéz - Sanchéz (UFES). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa teve como objeto de estudo as contribuições da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) para a mudança da prática educativa de professores. O processo de investigação foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, especificamente no interior do Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). De modo geral objetivou analisar as mudanças da prática educativa de professores que trabalham em escolas do campo após a participação dos mesmos na Licenciatura em Educação do Campo da UFPI de Teresina. Especificamente, envidou esforços para delinear a trajetória de constituição da educação do campo nos contextos nacional e piauiense, com ênfase no histórico do Programa de Apoio à Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO); caracterizar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e suas interfaces com a prática educativa; identificar as concepções, conhecimentos, saberes e princípios que orientam a formação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, Campus de Teresina e conhecer aspectos da prática educativa que constituem mudanças decorrentes da participação dos professores na LEdoC. O cenário da pesquisa foi o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, vinculado ao Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Participaram da pesquisa 05 (cinco) professores do 8º período do curso, residentes no município de Timon (MA). As discussões teóricas fundamentaram-se em autores como: Veiga (1995), Garcia (1999), Pérez Gómez (2000), Pistrak (2003), Caldart (2005, 2011, 2012), Carvalho (2007), Formosinho (2009), Freitas (2011), Molina e Freitas (2011), Shiroma et al (2011), Libâneo (2012), Freire (2013, 2014), Molina (2015), dentre outros. O direcionamento metodológico foi a pesquisa qualitativa crítica com abordagem etnometodológica, tendo como referencial teórico Coulon (1995), Kincheloe e MacLaren (2006), Minayo (2007), Carspecken, (2011), dentre outros. A produção dos dados empregou como técnicas: o questionário, a observação simples, a análise documental e as rodas de conversas, cujos instrumentos tiveram a orientação de Gil (2011), Richardson (2012), Freire (2002) e Warschauer (2004). Os dados foram organizados em eixos categoriais e analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin (1979). Os resultados apontam que a inserção na LEdoC provoca mudanças em aspectos em aspectos da prática educativa, entre os quais se destacam: a politização da docência, o desenvolvimento de metodologias que respeitam, valorizam e integram os saberes culturais dos estudantes aos conhecimentos escolares e a realização de procedimentos de avaliação numa perspectiva formativa. Estas evidências asseguram a tese de que o referido curso desenvolve processos educativos que contemplam conhecimentos específicos da formação de professores articulados com os saberes da cultura camponesa, promovendo reflexões críticas e ações práticas e teóricas que favorecem mudanças na prática educativa de professores do campo. O estudo, portanto, ao reconstituir a trajetória da educação do campo no Brasil, adentra no lócus deste processo para promover uma reflexão sobre a LEdoC, contribuindo simultaneamente para preencher uma lacuna no campo do conhecimento científico nessa área. ABSTRACT: This research had as object of study the contributions of the Degree in Field Education (LEdoC) to change the educational practice of teachers. The research process was developed within the scope of the Post-Graduate Program of the Federal University of Piauí, specifically within the Center for Research Interdisciplinary Nucleus of Research in Education and Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP). In general, the objective was to analyze the changes in the educational practice of teachers who work in rural schools after their participation in the Field Education Degree at UFPI in Teresina. Specifically, it made efforts to delineate the path of constitution of the education of the field in the national and Piauiense contexts, with emphasis on the history of the Program of Support to the Degree in Education of the Field (PROCAMPO); to characterize the Pedagogical Project of the Course of Degree in Education of the Field and its interfaces with the educational practice; to identify the conceptions, knowledge, , to know and principles that orient the training in the Course of Degree in Education of the Field of the Federal University of Piauí, Campus of Teresina and to know aspects of the educational practice that constitute changes resulting from the participation of the teachers in the LEdoC. The research scenario was the Licentiate Course in Field Education, linked to the Education Sciences Center, Federal University of Piauí - UFPI. A total of 05 (five) teachers from the 8th semester of the course, residing in the municipality of Timon (MA), participated in the study. The theoretical discussions were based on authors such as Veiga (1995), Garcia (1999), Pérez Gómez (2000), Pistrak (2003), Caldart (2005, 2011, 2012), Carvalho (2007), Formosinho Freitas (2011), Molina and Freitas (2011), Shiroma et al (2011), Libâneo (2012), Freire (2013, 2014), Molina (2015), among others. The methodological orientation was the critical qualitative research with ethnomethodological approach, having as theoretical reference Coulon (1995), Kincheloe and MacLaren (2006), Minayo (2007), Carspecken, (2011), among others. The production of the data used as techniques: the questionnaire, simple observation, documentary analysis and the wheels of conversations, whose instruments were guided by Gil (2011), Richardson (2012), Freire (2002) and Warschauer (2004). The data were organized into categorical axes and analyzed with the support of the content analysis technique suggested by Bardin (1979). The results point out that the insertion in the LEdoC provokes changes in the educational practice of teachers in some aspects such as: the politicization of teaching, the development of methodologies that respect, value and integrate students' cultural knowledge to school knowledge and the performance of evaluation procedures from a formative perspective. These evidences assure the thesis that this course develops educational processes that include specific knowledge of the formation of teachers articulated with the knowledge of the peasant culture, promoting critical reflections and practical and theoretical actions that favor changes in the educational practice of teachers of the field. The study, therefore, in reconstituting the path of rural education in Brazil, enters the locus of this process to promote a reflection on the LEdoC, simultaneously contributing to fill a gap in the field of scientific knowledge in this area. pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Licenciatura em educação do campo pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Initial formation pt_BR
dc.subject Degree in education from the field pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Educational practice pt_BR
dc.title LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: formação de professores e prática educativa pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account