| dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa teve como objeto de estudo as contribuições da Licenciatura em Educação do 
Campo (LEdoC) para a mudança da prática educativa de professores. O processo de 
investigação foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade 
Federal do Piauí, especificamente no interior do Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar 
de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). De modo geral 
objetivou analisar as mudanças da prática educativa de professores que trabalham em escolas 
do campo após a participação dos mesmos na Licenciatura em Educação do Campo da UFPI 
de Teresina. Especificamente, envidou esforços para delinear a trajetória de constituição da 
educação do campo nos contextos nacional e piauiense, com ênfase no histórico do Programa 
de Apoio à Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO); caracterizar o Projeto 
Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e suas interfaces com 
a prática educativa; identificar as concepções, conhecimentos, saberes e princípios que 
orientam a formação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade 
Federal do Piauí, Campus de Teresina e conhecer aspectos da prática educativa que 
constituem mudanças decorrentes da participação dos professores na LEdoC. O cenário da 
pesquisa foi o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, vinculado ao Centro  de 
Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Participaram da pesquisa 05 
(cinco) professores do 8º período do curso, residentes no município de Timon (MA). As 
discussões teóricas fundamentaram-se em autores como: Veiga (1995), Garcia  (1999), Pérez 
Gómez (2000), Pistrak (2003), Caldart (2005, 2011, 2012), Carvalho (2007), Formosinho 
(2009), Freitas (2011), Molina e Freitas (2011), Shiroma  et al  (2011), Libâneo (2012), Freire 
(2013, 2014), Molina (2015), dentre outros. O direcionamento metodológico foi a pesquisa 
qualitativa crítica com abordagem etnometodológica, tendo como referencial teórico Coulon 
(1995), Kincheloe e MacLaren (2006), Minayo (2007), Carspecken, (2011), dentre outros. A 
produção dos dados empregou como técnicas: o questionário, a observação simples, a análise 
documental e as rodas de conversas, cujos instrumentos tiveram a orientação de Gil (2011), 
Richardson (2012), Freire (2002) e Warschauer (2004). Os dados foram organizados em eixos 
categoriais e analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin 
(1979). Os resultados apontam que a inserção na LEdoC provoca mudanças em aspectos em 
aspectos da prática educativa, entre os quais se destacam: a politização da docência, o 
desenvolvimento de metodologias que respeitam, valorizam e integram os saberes culturais 
dos estudantes aos conhecimentos escolares e a realização de procedimentos de avaliação 
numa perspectiva formativa. Estas evidências asseguram a tese de que o referido curso 
desenvolve processos educativos que contemplam conhecimentos específicos da formação de 
professores articulados com os saberes da cultura camponesa, promovendo reflexões críticas e 
ações práticas e teóricas que favorecem mudanças na prática educativa de professores do 
campo. O estudo, portanto, ao reconstituir a trajetória da educação do campo no Brasil, 
adentra no  lócus  deste processo para promover uma reflexão sobre  a LEdoC, contribuindo 
simultaneamente para preencher uma lacuna no campo do conhecimento científico nessa área. ABSTRACT: This research had as object of study the contributions of the Degree in Field Education 
(LEdoC) to change the educational practice of  teachers. The research process was developed 
within the scope of the Post-Graduate Program of the Federal University of Piauí, specifically 
within the Center for Research Interdisciplinary Nucleus of Research in Education and 
Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP). In general, the objective was to analyze 
the changes in the educational practice of teachers who work in rural schools after their 
participation in the Field Education Degree at UFPI in Teresina. Specifically, it made efforts 
to delineate the path of constitution of the education of the field in the national and Piauiense 
contexts, with emphasis on the history of the Program of Support to the Degree in Education 
of the Field (PROCAMPO); to characterize the Pedagogical Project of the Course of Degree 
in Education of the Field and its interfaces with the educational practice; to identify the 
conceptions, knowledge, , to know and principles that orient the training in the Course of 
Degree in Education of the Field of the Federal University of  Piauí, Campus of Teresina and 
to know aspects of the educational practice that constitute changes resulting from the 
participation of the teachers in the LEdoC. The research scenario was the Licentiate Course in 
Field Education, linked to the Education Sciences Center, Federal University of Piauí  -  UFPI. 
A total of 05 (five) teachers from the 8th semester of the course, residing in the municipality 
of Timon (MA), participated in the study. The theoretical discussions were based on authors 
such as Veiga (1995), Garcia (1999), Pérez Gómez (2000), Pistrak (2003), Caldart (2005, 
2011, 2012), Carvalho (2007), Formosinho Freitas (2011), Molina and Freitas (2011), 
Shiroma et al (2011), Libâneo (2012), Freire (2013, 2014), Molina (2015), among others. The 
methodological orientation was the critical qualitative research with ethnomethodological 
approach, having as theoretical reference Coulon (1995), Kincheloe and MacLaren (2006), 
Minayo (2007), Carspecken, (2011), among others. The production of the data used as 
techniques: the questionnaire, simple observation, documentary analysis and the wheels of 
conversations, whose instruments were guided by Gil (2011), Richardson (2012), Freire 
(2002) and Warschauer (2004). The data were organized into categorical axes and analyzed 
with the support of the content analysis technique suggested by Bardin (1979). The results 
point out that the insertion in the LEdoC provokes changes in the educational practice of 
teachers in some aspects such as: the politicization of teaching, the  development of 
methodologies that respect, value and integrate students' cultural knowledge to school 
knowledge and the performance of evaluation procedures from a formative perspective. These 
evidences assure the thesis that this course develops educational processes that include 
specific knowledge of the formation of teachers articulated with the knowledge of the peasant 
culture, promoting critical reflections and practical and theoretical actions that favor changes 
in the educational practice of teachers of the field. The study, therefore, in reconstituting the 
path of rural education in Brazil, enters the locus of this process to promote a reflection on the 
LEdoC, simultaneously contributing to fill a gap in the field of scientific knowledge in this 
area. | pt_BR |