Repositório Institucional da UFPI

A GESTÃO DE PROGRAMAS DE CRÉDITO UNIVERSITÁRIO EM SISTEMAS CAPITALISTAS HIERÁRQUICOS: uma análise comparativa entre Brasil e Chile de 1980 a 2016

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author GOMES, Luiza de Fátima Paula
dc.date.accessioned 2019-04-15T16:36:53Z
dc.date.available 2019-04-15T16:36:53Z
dc.date.issued 2019-04-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1797
dc.description Orientador: Prof. Dr. Cleber de Deus Pereira da Silva. Examinador interno: Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Deborah Dettman Matos. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a gestão dos programas de crédito universitário, em sistemas de capitalismo hierárquico, nos países Brasil e Chile. A questão de pesquisa é: Qual modelo econômico favorece a execução de Programas de Crédito Educativo mais eficiente, do Brasil ou do Chile? A hipótese é a de que, o país que tem um capitalismo menos dependente do estado oferece Programas de Crédito Educativos mais eficientes. Os programas analisados do Brasil foram: CREDUC, Fies e Prouni e no Chile foram os programas: FSCU, CAE, Becas de Arancel e Gratuidade. Para compreensão dos dados coletados, foi utilizada a abordagem do neoinstitucionalismo. O estudo torna-se relevante na medida em que a educação superior é um importante instrumento de formação profissional, científica e política. Para realização da pesquisa foram utilizados dados da OCDE, ONU, Banco Mundial e relatórios governamentais dos dois países. Observou-se que os Programas de Crédito Universitário do Brasil e Chile foram implantados e administrados com diferenças, que os dois países apresentam divergências no tocante ao zelo com dinheiro público, relação do setor público com o setor privado e aplicação dos recursos com eficiência. Tais fatores interferem, principalmente, no resultado de políticas públicas. Nesse sentido, os dados mostram que o Brasil gasta com o ensino superior três vezes mais do que investe em ensino básico e duas vezes mais do que o Chile investe em ensino superior. Apesar do investimento maior do Brasil, apenas 38% da população em 2014 (período de maior expansão do Fies) estudavam em universidades com auxílio do governo, enquanto no Chile, nesse mesmo período, 67% da população era atendida com auxílio governamental para conseguir seus diplomas. Após a análise dos dados, percebe-se que escolhas erradas explicam os resultados do Brasil na educação. A aspiração generalizada ao ensino universitário é um fenômeno que se intensificou nos últimos 20 anos, o que resultou na sua expansão em uma velocidade muito maior que os demais níveis, gerando uma priorização do ensino superior, em detrimento do ensino fundamental, aumento do gasto em educação, negligenciando-se a qualidade. ABSTRACT: The objective of this research is to analyze the management of university credit programs in systems of hierarchical capitalism in the countries of Brazil and Chile. The research question is: Which economic model favors the execution of more efficient Educational Credit Programs, in Brazil or Chile? The hypothesis is that the country that has less state-dependent capitalism offers more efficient Educational Credit Programs. The programs analyzed in Brazil were: CREDUC, Fies and Prouni and in Chile the programs were: FSCU, CAE, Becas de Arancel and Gratuity. To understand the data collected, the neo-institutional approach was used. The study becomes relevant insofar as higher education is an important instrument of professional, scientific and political training. To perform the research, data from the OECD, UN, World Bank and government reports of the two countries were used. It was observed that the University Credit Programs of Brazil and Chile were implemented and administered with differences, that the two countries have divergences regarding the zeal with public money, the relationship of the public sector with the private sector and the application of resources with efficiency. These factors interfere, mainly, in the result of public policies. In this sense, the data show that Brazil spends with higher education three times more than it invests in basic education and two times more than Chile invests in higher education. Despite Brazil's largest investment, only 38% of the population in 2014 (the period of greatest expansion of Fies) studied in universities with government assistance, while in Chile 67% of the population was assisted with diplomas After analyzing the data, we can see that the wrong choices explain Brazil's results in education. The widespread aspiration to university education is a phenomenon that has intensified in the last 20 years, which has resulted in its expansion at a much greater speed than the other levels, generating a prioritization of higher education, to the detriment of elementary education, education, neglecting quality. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Financiamento público pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Public policies pt_BR
dc.subject Public financing pt_BR
dc.title A GESTÃO DE PROGRAMAS DE CRÉDITO UNIVERSITÁRIO EM SISTEMAS CAPITALISTAS HIERÁRQUICOS: uma análise comparativa entre Brasil e Chile de 1980 a 2016 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account