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RESUMO: INTRODUÇÃO: A avalição da Atenção Primária à Saúde, na visão do usuário do sistema, possibilita a produção de conhecimento sobre a qualidade dos cuidados
primários prestados à população, principalmente no que tange às características da
estrutura, processo de atenção e desfechos em saúde. OBJETIVO: Avaliar os
atributos da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos usuários de Parnaíba-PI.
MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 450 usuários. Realizaram-se análises
univariada (estatística descritiva) e bivariada (teste Qui-quadrado de Pearson (X2),
razão de chances (OR), intervalos de confiança de 95% com nível de significância de
5%), buscando verificar a associação entre os atributos e aspectos sociodemográficos
da população estudada quanto o nível de insatisfação. RESULTADOS: Observou-se
que apenas os componentes grau de afiliação, acesso de primeiro contato - utilização
e o atributo orientação familiar apresentaram escores médios satisfatórios (≥ 6,6).
Ademais, houve associação significativa entre sexo e avaliar insatisfatoriamente o
atributo longitudinalidade (OR=2,11; IC95%: 1,09-4,29), o componente coordenação -
sistema de informação (OR=2,11; IC95%: 1,40-3,20) e o componente integralidade -
serviços prestados (OR=1,56; IC95%: 1,02-2,39). Também houve associação
significativa entre quem trabalha e avalia insatisfatoriamente o componente acesso de
primeiro contato – utilização (OR=2,52; IC95%: 1,53-4,26), os componentes do
atributo coordenação – integração do cuidado (OR=2,12; IC95%: 1,04-4,32) e sistema
de informação (OR=1,55; IC95%: 1,02-2,36). Por fim, ocorreu associação significativa
entre trabalhar e avaliar insatisfatoriamente o atributo derivado orientação familiar
(OR: 1,80; IC95%: 1,13-2,87). CONCLUSÃO: Na perspectiva dos usuários, todos os
serviços de saúde possuem atributos que precisam ser melhorados. ABSTRACT: INTRODUCTION: The evaluation of primary health care, in the users’ perspective,
allows to understand about the quality of the primary health care provided to the
population, especially regarding the characteristics of the structure, care process and
health outcomes. OBJECTIVE: To evaluate the primary health care attributes
according to users from Parnaíba/PI. METHODS: A cross-sectional study was carried
out. Univariate analysis was carried out and bivariate analyzes (Pearson's Chi-square
test, Odds Ratio (OR), 95% Confidence Interval (CI) at a significance level of 5%) were
used to verify the association between the attributes and socio-demographic aspects
at the level of dissatisfaction. RESULTS: It was observed that only the components
degree of affiliation, first contact access - use and the family orientation attribute
presented satisfactory mean scores (≥6.6). In addition, there was a significant
association between gender and unsatisfactory evaluation of the longitudinality
attribute (OR = 2.11; CI: 1.09-4.29), the coordination component - information system
(OR=2.11; CI: 1.40-3.20) and the integrality component – services provided (OR =
1.56; CI: 1.02-2.39). Moreover, a significant association between working and
unsatisfactory evaluation of the first contact - use (OR = 2.52; CI: 1.53-4.26), the
components of the coordination - integration of care (OR = 2.12; CI: 1.04-4.32) and
information system (OR = 1.55; CI: 1.02-2.36). There was a significant association
between working and evaluate unsatisfactorily the derived family orientation attribute
(OR: 1.80; CI: 1.13-2.87). CONCLUSION: Therefore, all health services have
attributes that need to be improved. |
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