Repositório Institucional da UFPI

VIOLÊNCIA ENTRE PARES EM ESCOLAS PÚBLICAS: análise do bullying entre adolescentes e fatores associados

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Sara Castro de
dc.date.accessioned 2019-04-12T18:20:18Z
dc.date.available 2019-04-12T18:20:18Z
dc.date.issued 2019-04-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1795
dc.description Orientador: Prof. Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas. Examinador interno: Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda. Examinadora externa: Prof.ª Dr.ª Joseneide Teixeira Câmara (UEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: INTRODUÇÃO: O bullying é uma tipologia de violência que ocorre entre pares, caracterizado por atitudes agressivas, intencionais e repetidas que interferem negativamente na saúde dos envolvidos. É considerado um fenômeno complexo e que possui associação com diversos fatores, tornando-se relevante a investigação do agravo na área da saúde pública. OBJETIVO: Analisar a prevalência de bullying entre adolescentes do ensino fundamental e os fatores associados. METODOLOGIA: Estudo transversal, realizado com 380 adolescentes de escolas públicas de Teresina-PI, selecionados por amostragem probabilística estratificada proporcional. Foram calculadas as estimativas de prevalência das situações de envolvimento do bullying e realizada a associação entre o bullying e variáveis nos aspectos: sociodemográfico, contexto escolar, contexto familiar e condição de saúde mental. Realizou-se análise univariada por meio de estatística descritiva; bivariada por meio de regressão logística simples; e multivariada, por meio de regressão logística múltipla e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) com nível de significância de 5% (p˂0,05). RESULTADOS: A prevalência de escolares na situação de agressor de bullying foi de 6,3%, com predominância da prática de bullying verbal (6,3%) e ocorrência das situações de bullying na sala de aula (4,2%). Prevaleceram agressores do sexo feminino (6,5%), faixa etária de 15 a 19 anos (7,3%), cor de pele branca (10,0%), com pais não casados (8,4%), residindo sem os pais (21,1%). Praticar bullying esteve associado a: residir sem os pais (OR=4,02; IC95%:1,41-11,47), falta de supervisão familiar (OR=8,14; IC95%:2,48-26,78), ter insônia (OR=3,12; IC95%:1,17-8,27) e não ter amigos (OR=8,27; IC95%:1,71-40,10). A prevalência de escolares na situação de vítima de bullying foi de 15,8%, com predominância de vitimização por bullying verbal (14,7%) e ocorrência das situações de bullying na sala de aula (9,5%). Prevaleceram vítimas do sexo feminino (16,1%), faixa etária de 10 a 14 anos (16,3%), cor de pele preta (22,9%), com pais não casados (18,9%), residindo sem os pais (26,3%). Sofrer bullying esteve associado a: relação ruim entre os colegas da turma (OR=2,95; IC95%:1,57-5,55), agressão familiar (OR=3,94; IC95%:1,88-8,26) e ter insônia (OR=3,22; IC95%:1,74-5,96). CONCLUSÃO: Verificou-se alta prevalência de práticas e vitimizações de bullying entre adolescentes nas escolas municipais da rede pública de Teresina-PI. O envolvimento de escolares esteve associado a fatores relacionados aos aspectos sociodemográficos, contexto escolar, contexto familiar e condição de saúde mental. Os indicadores revelados nessa pesquisa, podem subsidiar os profissionais de saúde, a comunidade escolar e o núcleo familiar a refletirem sobre o seu papel enquanto instituições educativas, buscando favorecer um desenvolvimento saudável nas relações interpessoais e menos propensa às agressões sistemáticas. ABSTRACT: INTRODUCTION: Bullying is a violence typology that appears among peers. It includes intentional and repeated aggressive attitudes that interfere negatively with the health of those involved. Bullying is considered a complex phenomenon and it is associated with several factors. Thus, an investigation of its impact in public health is relevant. OBJECTIVE: To analyze the prevalence of bullying among adolescents from elementary school and associated factors. METHODOLOGY: Cross-sectional study done with 380 adolescents from public schools in Teresina-PI selected by proportional stratified probabilistic sampling. It was calculated the prevalence estimates of the situations of bullying involvement and done the association between bullying and variables in the aspects sociodemographic, school context, family context and mental health condition. It was done a univariate analysis by descriptive statistics; bivariate analysis using simple logistic regression and multivariate by multiple logistic regression, using the adjusted odds ratio (OR) and respective 95% confidence intervals (95% CI) with significance level of 5% (p<0.05). RESULTS: The prevalence of students under the situation of bullying aggressor was 6.3%, with predominance of the practice of verbal bullying (6.3%) and occurrences in classroom (4.2%). Female as aggressor was prevalent (6.5%), age range 15 to 19 years (7.3%), white skin color (10.0%), living without parents (8.4%), living without parents (21.1%). Practicing bullying has been associated whith: living without parents (OR=4.02; 95%CI:1.41-11.47 ), lack of family supervision (OR=8.14; 95%CI:2.48-26,78), to have insomnia (OR=3.12; 95%CI:1.17-8.27), and not having friends (OR=8.27; 95%CI:1.71-40.10). The prevalence of students under the situation of victims was 15.8%, with predominance of verbal bullying victimization (14.7%) and occurrences in classroom (9.5%). Female as victim was prevalent (16.1%), age range 15 to 19 years (16.3%), black skin (22.9%), with unmarried parents (18.9%), living without parents (26.3%). Suffering from bullying has been associated with: bad relationship among classmates (OR=2.95; 95%CI:1.57-5.55), family aggression (OR=3.94; 95%CI:1.88-8.26), and to have insomnia (OR=3.22; 95%CI:1.74-5.96). CONCLUSION: It was verified a high prevalence of bullying among adolescents in public municipal schools in Teresina-PI. The students involvement in bullying situations is associated with factors related to aspects sociodemographic, school context, family context and mental health condition. The indicators revealed in this research can subsidize health professionals, the school community and family nucleus to reflect on their roles as educational institutions seeking favor a healthy development to interpersonal relationships and less prone to systematic aggressions. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Escolas pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Adolescents pt_BR
dc.subject Schools pt_BR
dc.title VIOLÊNCIA ENTRE PARES EM ESCOLAS PÚBLICAS: análise do bullying entre adolescentes e fatores associados pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Saúde e Comunidade
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account