Repositório Institucional da UFPI

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: os fatores de influência no processo decisório de estudantes internacionais da UFPI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Karen da Rocha
dc.date.accessioned 2019-03-18T17:27:57Z
dc.date.available 2019-03-18T17:27:57Z
dc.date.issued 2019-03-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1681
dc.description Orientador: Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto. Examinador interno: Prof. Dr. Eulálio Gomes Campelo Filho. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Flávia Lorenne Sampaio Barbosa. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Os aspectos da Internacionalização de uma Instituição de Ensino Superior podem ser evidenciados através do processo decisório e dos fatores que atraem (pull) os estudantes a determinada Instituição Federal de Ensino Superior e os fatores que compelem (push) estudantes a deixar seus países natais (ou de proveniência) em função de aspirações educacionais. Este estudo, nesse sentido, buscou analisar processo decisório e perspectivas de alunos internacionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que vivenciaram a institucionalização do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas individuais e interpretados através da análise de conteúdo e análise documental. O estudo elucidou a evolução da política de internacionalização da universidade no tocante ao PEC-G, além de críticas e elogios às iniciativas institucionalizadas no âmbito do UFPI e ainda cinco categorias de análise: Efeito País de Proveniência, Efeito País Anfitrião, Efeito Instituição de Destino, Imagem da Cidade e Razões Pessoais. O trabalho, nesse sentido, contribuiu teoricamente ao indagar acerca do processo decisório de estudantes estrangeiros, contribuiu metodologicamente ao tentar entender em profundidade as opiniões dos entrevistados (perspectiva qualitativa e descritiva) e trouxe também informações úteis a stakeholders da instituição em análise. ABSTRACT: Students’ decision-making process involve factors that attract students to a certain Institution of Higher Education and factors that push students to leave their home countries in function of educational aspirations. Those are aspects of the internationalization of every Higher Education Institution and this study sought to analyze this decision-making process of international students from the Federal University of Piauí (UFPI) that participate on the Undergraduate Program of Students (PEC-G). Data was collected through bibliographical research and individual interviews and interpreted through content analysis and document analysis. The study elucidated criticisms and compliments to the internationalization carried out under PEC-G and five categories of analysis: Country of Origin Effect, Host Country Effect, Host Institution Effect, City Image and Personal Reasons. The work, in this sense, inquired about the decision process of foreign students, contributed to understanding the opinions of the interviewees and brought useful information to stakeholders of the institution under analysis. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.subject PEC-G pt_BR
dc.subject Internacionalização pt_BR
dc.subject Instituições públicas de ensino superior pt_BR
dc.subject International students pt_BR
dc.subject Push and pull factors pt_BR
dc.subject Internationalization pt_BR
dc.subject Public higher education institutions pt_BR
dc.title INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: os fatores de influência no processo decisório de estudantes internacionais da UFPI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account