Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: contribuições para o ensino de matemática e para a prática alfabetizadora

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LOPES, Laurilene Cardoso da Silva
dc.date.accessioned 2019-02-22T17:39:08Z
dc.date.available 2019-02-22T17:39:08Z
dc.date.issued 2019-02-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1607
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neide Cavalcante Guedes. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Hilda Mara Lopes Araújo. Examinadora externa: Prof.ª Dr.ª Georgyanna Andrea Morais (UEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo tem como objetivo compreender a formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e sua contribuição para a melhoria da prática alfabetizadora no ciclo de alfabetização (1º ao 3º anos) no âmbito da disciplina de Matemática a partir do seguinte problema: como a formação continuada no âmbito do programa PNAIC contribuiu para a melhoria da prática alfabetizadora no ciclo de alfabetização (1º ao 3º anos) no âmbito da disciplina de Matemática? Partimos do pressuposto que a formação continuada é de extrema relevância para o estabelecimento de práticas exitosas capazes de viabilizar o processo de construção e reconstrução de saberes que colaboram para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. As discussões acerca da formação continuada e do ensino que ocorre no município têm o intuito de desvelar a importância da formação continuada para a melhoria da prática docente e dos indicadores educacionais. Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social e da Etnografia como metodologia de pesquisa por possibilitarem a cientificidade das informações coletadas (COULON, 1995). O campo empírico constitui-se de três professoras alfabetizadoras que ministram aulas nas turmas de 1º ao 3º anos de uma Escola da Rede Municipal de Caxias, estado do Maranhão. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção dos dados foram a observação participante, o memorial de formação e o diário de campo. Como aportes teóricos e metodológicos nos apoiamos em autores como: Formosinho (2009), Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004), Mendes (2009), Coulon (1995), Angrosino (2009), Geertz (2012), dentre outros, além de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e a Resolução nº 2 de julho de 2015 do Conselho Nacional de Educação. Na análise dos dados fizemos uso da abordagem do ciclo de políticas de Ball (2001), a partir dos contextos de influência, de produção de texto e da prática a fim de compreender o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) enquanto política pública – criação, normatização e implementação – e identificar no contexto da prática como os professores operacionalizam essa política nas suas atividades cotidianas de sala de aula. Os resultados evidenciam que as experiências de formação vivenciadas pelas professoras através do PNAIC possibilitam reflexões sobre o desenvolvimento da prática cotidiana bem como a importância da formação continuada como espaço de reflexão, consolidação e reconstrução de saberes; que a formação continuada, a partir das vivências das alfabetizadoras, possibilitou reflexões sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos no processo de ensinar e aprender Matemática, bem como a sua importância; e que a formação continuada se constituiu em um lugar de aprendizagem e troca de experiências a partir da mobilização dos saberes das professoras utilizados no cotidiano da prática docente. ABSTRACT: The aim of this study is to understand the continuing education within the scope of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and its contribution to the improvement of the literacy practice in the literacy cycle (1st to 3rd years) concerning the discipline of Mathematics. The research stems from the following question: how did the continuing training within the PNAIC program contribute to the improvement of the literacy practice in the literacy cycle (1st to 3rd years) within the scope of Mathematics? We assume that continuing education is extremely important for the establishment of successful practices that facilitate the process of construction and reconstruction of knowledge. The discussions about continuing education and teaching that takes place in the municipality of Caxias, Maranhão, in Brazil, aim to unveil the importance of continuing education for the improvement of teaching practice and educational indicators. This research is based on the principles of ethnomethodology as a social theory and ethnography as a research methodology that legitimizes the scientific information thus collected (COULON, 1995). The empirical field consisted of three basic literacy teachers who teach classes in the 1st to 3rd grade classes of a School of the Municipal Network of Caxias. The methodological procedures used to construct the data were participant observation, the analytic memo and the field diary. As theoretical and methodological contributions, we stablished a dialogue with a series of authors such as: Formosinho (2009), Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004), Mendes (2009), Coulon (1995), and Angrosino among others. Besides these sources, we also worked with official documents such as the Law of Directives and Bases nº 9,394 / 96 and the Resolution nº 2 of July of 2015 of the National Council for Education. In analysing the data devised from contexts of influence, text production and practice, we used Ball's policy cycle approach (1994) in order to understand the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) as a public policy. We identified, in the context of the practice, how teachers operate the policies for creation, standardization and implementation in their daily classroom activities. The results imply that the training experiences the teachers submitted to through the PNAIC allow reflections on the development of daily practice as well as the importance of continuing education as a space for reflection, consolidation and reconstruction of knowledge. They also suggest that the continuous formation, based on the experiences of the literacy teachers, allowed reflections on the changes occurred over the years in the process of teaching and learning Mathematics. The research pointed out that continuous formation was constituted in a place of learning and exchange of experiences from the mobilization of the knowledge of the teachers used in the quotidian of the teaching practice. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject PNAIC pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ciclo de alfabetização pt_BR
dc.subject Prática alfabetizadora pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Literacy cycle pt_BR
dc.subject Literacy practice pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: contribuições para o ensino de matemática e para a prática alfabetizadora pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account