Repositório Institucional da UFPI

AMBIENTE DIGITAL PARA ENSINO E ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DE ESTUDANTES COM AUTISMO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Martony Demes da
dc.date.accessioned 2019-02-15T18:00:08Z
dc.date.available 2019-02-15T18:00:08Z
dc.date.issued 2019-02-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1600
dc.description Orientador: Prof. Dr. André Castelo Branco Soares. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Priscila Benitez. Examinador interno: Prof. Dr. Pedro de Alcântara dos Santos Neto. Examinador interno: Prof. Dr. Raimundo Santos Moura. Examinador externo: Prof. Dr. Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: De acordo com a literatura, o uso de softwares de computadores fundamentado na Análise do Comportamento Aplicado (do inglês: Applied Behavior Analysis - ABA) favorece o ensino de habilidades importantes para desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, o software mTEA é proposto no âmbito desta dissertação de Mestrado. O mTEA é uma ferramenta que auxilia o profissional educador na elaboração de atividades de ensino personalizadas, de acordo com as necessidades de cada estudante com TEA. O mTEA viabiliza a elaboração, a aplicação e a análise dos resultados das atividades de ensino. No início deste trabalho de mestrado, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura que apontou a deficiência de ferramentas com tais características. O mTEA foi avaliado ao usar o software no ensino de crianças com TEA. Essa avaliação foi realizada com 5 crianças e 2 profissionais de equipe multidisciplinar. De acordo com os profissionais que participaram do experimento, o mTEA facilita a aplicação das atividades. Além disso, possibilita elaborar atividades de acordo com desempenho da criança e os relatórios otimizam a análise dos dados de cada criança com TEA. ABSTRACT: According to the literature, the use of computer software based on the Applied Behavior Analysis (ABA), favors the teaching of important skills for the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Therefore, the softwaremTEA is proposed in the scope of this Thesis. The mTEA is a tool that assists the professional in the elaboration of personalized teaching activities, according to the needs of each student with ASD. The mTEA makes the preparation, application and analysis of the results of teaching activities feasible. At the beginning of this master’s thesis, a systematic literature review was performed that pointed to the deficiency of tools with such characteristics. The mTEA was evaluated when using software in teaching children with ASD. This evaluation was performed with 5 children and 2 professionals from a multidisciplinary team. In agreement with the professionals who participated in the experiment, the mTEA facilitates the implementation of the activities. In addition, it allows to elaborate activities according to child’s performance and the reports optimize the analysis of the data of each child with ASD. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Análise do comportamento aplicado pt_BR
dc.subject App pt_BR
dc.subject TEA pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Applied behavior analysis pt_BR
dc.subject ASD pt_BR
dc.title AMBIENTE DIGITAL PARA ENSINO E ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DE ESTUDANTES COM AUTISMO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account