Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTÍNUA E ATIVIDADE DE ENSINAR: PRODUZINDO SENTIDOS SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COELHO, Grasiela Maria de Sousa
dc.date.accessioned 2014-12-18T12:42:53Z
dc.date.available 2014-12-18T12:42:53Z
dc.date.issued 2014-12-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/15
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. Avaliadora Externa: Profª. Dra. Maria Estela Holanda Campelo. Avaliadora Interna: Profª. Dra. Antonia Edna Brito. Suplente: Profª. Dra. Carmem Lúcia de Oliveira Cabral. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Em razão dos desafios que se apresentaram no cotidiano da prática da professora formadora, nesta pesquisa objetivamos analisar a relação entre a formação contínua e os sentidos atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação Infantil. De maneira específica, nos propomos a identificar os sentidos atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação Infantil; caracterizar a atividade de ensinar, relacionando-a com o sentido do brincar internalizado pela professora da Educação Infantil; compreender a repercussão da formação contínua nos sentidos atribuídos ao brincar pela professora que atua na Educação Infantil. Consideramos que a continuidade da formação é essencial para a expansão dos sentidos surgidos no decorrer da atuação da professora da Educação Infantil, de maneira que a visão acerca do processo do brincar vai se constituindo durante o exercício de ensinar e mediante o contexto da formação. Assim, a realização desta pesquisa contou com a participação de três professoras que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Teresina, e uma graduanda de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, tendo como opção teóricometodológica o Materialismo Histórico-Dialético, fundamentado em Marx (1983; 2001); a abordagem Sócio-Histórico-Cultural, pautada em Vigotski (2007); a Teoria da Atividade na perspectiva de Leontiev (1998) e Engeströn (2002), e pautados em Magalhães (2007) e Ibiapina (2007) utilizamos a Pesquisa Crítica de Colaboração. A produção dos dados foi viabilizada por meio do encontro colaborativo, das sessões reflexivas e das observações colaborativas. Para empreender a análise tomamos por base Bakhtin (2000), tendo como foco a análise do discurso e considerando as seguintes significações: interação verbal (objeto teórico), tema e significação (dispositivos teóricos), para analisarmos os episódios que selecionamos como representativos do que nos propusemos a investigar. Com base nisso, constatamos que os sentidos das partícipes em articulação com a formação vivenciada por elas apresentam relação diversa com as categorias traçadas para desenvolver este estudo, ou seja, por um lado indicam a necessidade de expansão no que concerne aos sentidos atribuídos ao brincar como instrumento de desenvolvimento da criança, por outro lado, apontaram situações em que foi evidenciada aproximação com os pré-requisitos do ensino e do brincar enquanto atividade social. ABSTRACT: Due to the challenges that presented themselves in the daily practice of teachers, this study aimed to analyze the relationship between continuous education and playing activities related to teaching in kindergarten. In a more specific approach, we proposed to identify the sense attributed to playing in the activity of teaching in kindergarten; characterizing the activity of teaching, linking it with the sense of playing internalized by the kindergarten teacher and understanding the impact of education assigned to playing. We believe that continuous training is essential for the expansion of the senses developed during teaching in kindergarten, so that the vision of the importance of the process of playing associated with education will be highlighted in the long run. Thus, this research was elaborated with the participation of three teachers who work in Nursery Schools in the Municipality of Teresina, and a graduate student in Pedagogy at the Federal University of Piauí, with theoretical and methodological options based on the Historical and Dialectical Materialism of Marx (1983, 2001), the Socio- Historical and Cultural approaches based on Vygotsky (2007), theoretical activity perspective of Leontiev (1998) and Engeströn (2002), and finally, guided by Magalhães (2007) and Ibiapina ( 2007) we used the Critical Research of Collaboration. The Data production was made possible through collaborative meetings, reflective sessions and collaborative observations. To undertake the analysis we used Bakhtin (2000) approach, focusing on speech analysis and considering the following meanings: verbal interaction (theoretical object), theme and meaning (theoretical devices), to analyze the episodes selected as representative of what we set out to investigate. On this basis, we found a slight difference between the participants in conjunction with the training they have experienced and the categories outlined to develop this study, on one hand we observed an indications of the need for expansion in relation to the meanings attributed to playing as an instrument of child development, and on the other hand, situations in which it was revealed a rapprochement with the prerequisites of teaching and playing as a social activity were pointed out. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brinquedos-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Toys and learning pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Children's education pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Playing pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTÍNUA E ATIVIDADE DE ENSINAR: PRODUZINDO SENTIDOS SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account