Repositório Institucional da UFPI

REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS EM MANDU LADINO, DE ANFRÍSIO NETO LOBÃO CASTELO BRANCO: do mito do bom selvagem ao resistente Caliban

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author VITÓRIO, Maria Clizalda
dc.date.accessioned 2018-08-06T16:22:07Z
dc.date.available 2018-08-06T16:22:07Z
dc.date.issued 2018-08-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1515
dc.description Orientador: Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Examinador interno: Prof. Dr. Alcione Correa Alves. Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Batista Barbosa (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O romance Mandu Ladino, do autor piauiense Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, que se constitui como corpus desta pesquisa, apresenta, de forma ficcional, uma releitura da história do índio Mandu Ladino, personagem histórico que viveu em solo piauiense no final do século XVII e início do XVIII e que se tornou símbolo da resistência indígena contra o processo de conquista impetrado pelo colonizador português. Para salientar esses processos de resistências dos índios do Piauí, Castelo Branco cria, ao longo de sua narrativa, algumas representações indígenas. Desse modo, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar as representações indígenas construídas por Castelo Branco em Mandu Ladino para evidenciar o confronto entre o índio e o branco português durante o processo de colonização do Piauí, bem como identificar, na obra, influências de matizes indígenas construídos por outros escritores, ao longo da literatura, sobretudo, a brasileira. Para alcançar tal intuito, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: a) Refletir sobre as teorias que percebem a História como discurso, examinando como a história do índio Mandu Ladino se torna ficção no romance histórico de Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco; b) Contextualizar historicamente o Piauí à época da chegada dos colonizadores para viabilização das fazendas de gado, averiguando as circunstâncias do processo de resistência indigenista nas lutas contra a colonização da região, relatados pela historiografia oficial e por Castelo Branco em Mandu Ladino; c) Conhecer os principais matizes indígenas construídos por escritores, ao longo da Literatura, especialmente, a Brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico no campo da Crítica Literária, com aporte teórico dos Estudos Pós-Coloniais e com forte diálogo interdisciplinar com a Sociologia e a História. Fundamentaram teoricamente a pesquisa os estudos de Alencastre (1981), Bonicci (2005), Borges (2006; 2010), Bosi (1992), Bhabha (1998), Candido (2000; 2006), Chaves (1995), Dias e Sousa (2011), Machado (2002), Jameson (2007), Perrone-Moisés (1992), Pesavento (2012), Ricoeur (1994), Silva (1991), Todorov (2003), Veyne (1998), White (1991; 2001), dentre outros. Em forma de conclusões, evidencia-se que a obra Mandu Ladino, de Castelo Branco, tem caráter híbrido no que se refere à representação do índio, sendo perceptíveis traços que ora se aproximam do indianismo romântico novecentista ora se assemelham ao matiz de Caliban, característico das narrativas literárias pós-coloniais, com ênfase para uma tentativa de solução harmoniosa a um encontro violento entre os povos nativos do Piauí e as bandeiras paulistas de traços culturais eurocêntricos. ABSTRACT: The novel Mandu Ladino, written by Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, from the state of Piaui, Brazil, which constitutes the corpus of this research, presents, in fictional form, a retelling of Mandu Ladino’s story, a historical Indian character who lived in Piaui soil in the late seventeenth and early eighteenth centuries and became a symbol of Indian resistance against the conquest process filed by Portuguese colonizers.To emphasize these processes of resistances among the natives from Piauí, Castelo Branco portrays throughout his narrative some indigenous representations.Thus, the general objective of this research was to analyze the indigenous representations depicted by Castelo Branco in Mandu Ladino to provide evidence for the confrontation between the Indian and the Portuguese white during the process of colonization of Piauí, as well as identify, in the work, influences of indigenous nuances portrayed by other writersin literature, especially the Brazilian one. To achieve this aim, the following specific objectives were elected: a) To reflect on the theories that perceive the story as a discourse by examining how the story of the Indian Mandu Ladino becomes a fiction in the historical novel written by Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco; b) To context historically the state of Piaui at the time of arrival of the colonizers to enable of livestock farms, checking the circumstances of indigenous resistance process in the struggles against colonization of the region, reported by official historiography and Castelo Branco in Mandu Ladino; c) To know the main indigenous shades constructed by writers, throughout Literature, especially, the Brazilian. This is a qualitative research of bibliographic nature in the Literary Criticism field,with theoretical support of Postcolonial Studies and strong interdisciplinary dialogue with Sociology and History. The research was theoretically based on studies of Alencastre (1981), Bonicci (2005), Borges (2006; 2010), Bosi (1992), Bhabha (1998), Candido (2000; 2006), Chaves (1995), Days and Sousa ( 2011), Machado (2002), Jameson (2007), Perrone, Moses (1992), Pesavento (2012), Ricoeur (1994), Smith (1991), Todorov (2003), Veyne (1998), White (1991; 2001 ), among others writers. The conclusions reveal that the novel Mandu Ladino, by Castelo Branco, has a hybrid aspect concerning the representation of the natives, highlighting characteristics that resemble both the nineteenth-century romantic Indianism and the nuance of Caliban, a common feature in post-colonial literary narratives, emphasizing the attempt to harmoniously resolve the violent encounter between the natives from Piauí and explorers from São Paulo who had Eurocentric cultural traits. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco pt_BR
dc.subject Mandu Ladino pt_BR
dc.subject Colonização do Piauí pt_BR
dc.subject Resistência pt_BR
dc.subject Representações indígenas pt_BR
dc.subject Piaui Colonization pt_BR
dc.subject Indigenous resistence pt_BR
dc.subject Representation pt_BR
dc.title REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS EM MANDU LADINO, DE ANFRÍSIO NETO LOBÃO CASTELO BRANCO: do mito do bom selvagem ao resistente Caliban pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account